quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Os 4 clubes cariocas mais tradicionais de remo e futebol: do Botafogo FR ao São Cristóvão FR

por RUI MOURA
Editor do Mundo Botafogo

O Remo no século XIX e o Futebol no século XX constituem as duas modalidades desportivas que mais espetacularidade trouxeram à cidade do Rio de Janeiro, capital do país até ao início da década de 1960.

A cidade conheceu quatro grandes clubes que, simultaneamente, praticaram o remo e o futebol, fundados nesta ordem cronológica:

1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS (1894)
2º Clube de Regatas do Flamengo (1895)
3º Clube de Regatas Vasco da Gama (1898)
4º São Cristóvão de Futebol e Regatas (1898).

O Botafogo é de entre estes o clube multiesportivo mais antigo do Rio de Janeiro e do Brasil, tendo os quatro clubes iniciado as suas atividades sob a égide do Remo, agregando mais tarde o futebol.

O Botafogo e o São Cristóvão praticavam remo e futebol em clubes distintos: o Botafogo remava sob a bandeira do Club de Regatas Botafogo (1894) e jogava futebol sob o patrocínio do Botafogo Football Club (1904), efetuando a fusão para Botafogo de Futebol e Regatas em 1942; o São Cristóvão remava como Club de Regatas São Christóvão (1898) e jogava futebol sob o signo do São Christóvão Athletic Club (1909), efetuando a fusão logo a seguir à do Botafogo, nascendo o São Cristóvão de Futebol e Regatas em 1943.

O Club de Regatas Vasco da Gama e o Clube de Regatas do Flamengo mantiveram as designações originais, acrescentando o departamento de futebol ao clube de regatas, sendo que o Flamengo iniciou-se nas regatas por imitação do Botafogo, com quem rivalizava ao nível de bairro, e no futebol foi fruto de uma dissidência de futebolistas do Fluminense Football Club (fundado em 1902 e que nunca praticou remo), os quais criaram o departamento de futebol rubro-negro.

Além de o Botafogo ter sido o clube ‘vovô’ do Rio de Janeiro, apelido pelo qual era conhecido no remo carioca, também foi o primeiro a conquistar um título no Remo e um título no Futebol.

Eis os anos do 1º título de remo de cada um dos quatro tradicionais clubes:

1º BOTAFOGO, campeão carioca de 1899 (em 1902 o Clube foi o 1º campeão brasileiro em qualquer modalidade, conquistando o 1º Campeonato Brasileiro de Remo)
2º Vasco da Gama, campeão carioca de 1905
3º Flamengo, campeão carioca de 1916
4º São Cristóvão, campeão carioca de 1918

Eis os anos do 1º título de futebol de cada um dos quatro tradicionais clubes:

1º BOTAFOGO, campeão carioca de 1907 (em 1906 o clube foi o 1º campeão carioca de futebol em todos os escalões, conquistando o 1º Campeonato Carioca de Futebol, em Segundos Quadros)
2º Flamengo, campeão carioca de 1914
3º Vasco da Gama, campeão carioca de 1923
4º São Cristóvão, campeão carioca de 1926

Mercê do título de campeão no século XIX, o Botafogo de Futebol e Regatas é o único clube campeão em três séculos!

8 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Olha o tamanho da história que o Botafogo tem e o mesmo é frequentemente dilapidado pela imprensa e dirigentes.
Tá na cara que um Botafogo forte e competitivo(e não precisamos ter rios de dinheiro) basta ter competência para administrar e investir o que tem,incomodará muita gente,porque desde sempre o Botafogo tem o protagonismo no DNA.
Abraços,Ruy!!!

Ruy Moura disse...

É Camisa; é Escudo; é Tradição; é Glória!
Abraços, grande Carlos Eduardo.

Miguel Gonzalez disse...

Essa pesquisa é muito interessante. Faltou dizer o ano em que o São Cristóvão encerrou suas atividades de remo. Uma vez me disseram que o SCFR ainda tem um terreno, o que seria sua sede náutico na Baída de Guanabara. Mas não pude comprovar a veracidade. Tampouco sei quando foi o último ano dos SCFR no EStadual de Remo.

Miguel Gonzalez disse...

Outros clubes da cidade também foram de remo e futebol, como por exemplo o Guanabara e o Internacional.

Ruy Moura disse...

É verdade, Miguel. Porém, o meu critério central refere-se aos clubes que, simultaneamente, foram campeões cariocas de futebol e de remo. Então, encontrei apenas os quatro mencionados.

Abraços desportivos.

Ruy Moura disse...

A sede náutica do SCFR continua muito agitada socialmente com reuniões festivas. Fica na Av. Brigadeiro Trompowski, 21044 - Maré, Rio de Janeiro.

Quanto à data de encerramento não sei, mas sei que o SCFR patrocinou a regata de 6 de setembro de 1964. Portanto, teve remo pelo menos até 1964. Provavelmente mais.

Abraços desportivos.

Ruy Moura disse...

Pelo que andei lendo parece que ainda se pode praticar remo na sede náutica do SCFR, embora o clube não entre em disputas oficiais.

Abraços desportivos.

Miguel Gonzalez disse...

Obrigado!

Neném Prancha: a história de uma vida (II)

Fonte e autoria desconhecida / Reprodução da Internet. De Heleno falava com um carinho todo especial. Era com o filho querido que gostava ...