sexta-feira, 24 de abril de 2020

As Cinco Seleções Botafoguenses

por SERGIO DI SABBATO
Músico, amigo pessoal de longa data

Os times que selecionei e apresento são constituídos por atletas que vi jogar no Botafogo. O único que não vi jogar foi o Didi, ou se vi não me lembro, mas vai com o aval do meu irmão que o viu jogando e que cita sempre a final do carioca de 1957 dizendo que Didi foi o maior meio campista que viu jogar.

Omiti o Renato Gaúcho devido ao papelão que fez em 1992, e não fosse aquele episódio poderia figura no 2º ou no 3º time.

Eis os meus times: o primeiro é a minha seleção, time excepcional, o 2º e o 3º considero que são times muito bons e o 4º e o 5º bons times.

Infelizmente tive que omitir Dirceu, Fisher, Valber, Arlindo, Amoroso e mais alguns nomes que não me recordo. E, claro, todos os craques que não vi jogar, como Heleno de Freitas, Dino da Costa, Carvalho Leite, Nilo ou Basso, entre outros.

Nílton Santos só vi jogar como zagueiro, por isso ele foi escalado nessa posição e aí abri vaga para o melhor lateral esquerdo que vi no Botafogo: Marinho Chagas.

Eis os times que montei, sujeitos a discordâncias, naturalmente:

Manga; Carlos Alberto Torres, Sebastião Lêonidas, Nílton Santos e Marinho Chagas; Gérson, Didi e Paulo Cézar Caju; Garrincha, Quarentinha e Jairzinho.

Jeferson; Josimar, Brito, Mauro Galvão e Rildo; Ney Conceição, Seedorf e Zagallo; Rogério, Roberto Miranda e Amarildo.

Paulo Sérgio; Joel Martins, Gonçalves, Gottardo e Rodrigues Neto;  Carlos Roberto, Mendonça e Mário Sérgio; Zequinha, Dodô e Valdeir.

Vagner; Mura, Osmar Guarnelli, Djalma Dias e Valtencir; Carlos Alberto Santos, Djair e Afonsinho; Donizete, Túlio e Paulinho Criciúma.

Wendel; Wilson Goiano, Gabriel, Marcelo Benevenuto e Paulo Henrique; Leandro Ávila, Vitor e Carlos Alberto Dias; Maurício, Loco Abreu e Nilson Dias.

12 comentários:

Sergio disse...

Que honra ter uma publicação no seu blog sensacional. Ainda tive que omitir dois goleiros: Ubirajara Mota e o Zé Carlos, que se não fosse o acidente provavelmente seria um dos 3 maiores goleiros do Botafogo.
Tive a felicidade de ver sua estréia, que entrou no lugar do titular Wendel. Foi contra o Flamengo, o jogo estava empatado em 2x2. Confesso que ficamos temerosos com a entrada do Zé Carlos. Minutos depois dele entrar houve uma falta a favor do Flamengo na meia lua, e quem ia bater: Zico, que dali era quase pênalti. Assisti a a das maiores defesas de um goleiro: a bola foi no ângulo superior e o Zé foi lá em cima e desceu com ela encaixada. Às vezes uma defesa desse nível vale mais que um gol. Esse é um lance que nunca saiu da minha cabeça. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

É uma honra tê-lo por cá, meu amigo, uma honra!

O Zé Carlos era realmente sensacional, foi uma pena o acidente. Sabe, os goleiros marcam imensos gols, mas nem por isso são reconhecidos. A qualquer falha os goleiros são o bode expiatório. A figura de bode expiatório é repugnante. Garrincha era o máximo, sem dúvida, mas o meu fã nº 1 foi é Manga! Por isso uso tanto a camisa negra nº1.

Abraços Gloriosos.

Sempre Botafogo disse...

Prezado Rui Moura,
As seleções que o Sérgio montou são times muito fortes!A cada time que montamos ficamos com a sensação de que esquecemos alguém, né mesmo? Por que será? Com certeza devido ao Botafogo ser uma celeiro completo de craques que são lendas e mitos do futebol, não apenas brasileiro mas, mundial.
A minha seleção, e eu estou falando de time ideal, é:
Manga, Marinho Chagas, Mauro Galvão, Leônidas e Nilton Santos.
Gérson, Didi e Paulo César.
Garrincha, Heleno de Freitas e Jairzinho.

Um grande abraço,
Humberto.

Sempre Botafogo disse...

Prezado Rui Moura,
O Zé Carlos era goleirão! A propósito pode me indicar a etiqueta que você o teria incluído aqui no Mundo Botafogo? Quero relembrar mais dele.
Um grande abraço,
Humberto.

Ruy Moura disse...

Aí vai. Humberto:
https://mundobotafogo.blogspot.com/2017/07/ze-carlos-um-canarinho-breve.html
https://mundobotafogo.blogspot.com/2018/10/perfis-botafoguenses-x-ze-carlos-1979.html

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

A sua Seleção principal é semelhante à do Sergio, variando apenas CA Torres para Mauro Galvão e Quarentinha para Heleno de Freitas. Apesar dos nossos múltiplos craques, eu diria que se aos 11 titulares juntassemos os 3 substitutos possíveis, talvez conseguissemos uma quase unanimidade. Estamos focados.

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

Eu só coloquei jogadores que vi jogar, por isso não coloquei Heleno, assim como Paulinho Valentim, e fiquei triste em não arrumar vaga para: Humberto Redes, Ferreti, Chicão, Helinho, Alemão, Luizinho Quintanilha, Parada, Moreira e muitos outros,que se não foram grandes jogadores foram bons e honraram a camisa alvinegra. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Claro, é uma diferença para o Humberto. Porém, se o Sergio tivesse escolhido a 1ª Seleção desde 1906 certamente que escolheris o Heleno de Freitas e a diferença com o Humberto ficaria no CA Torres / Mauro Galvão.

Seme permite, vou dar outras opiniões: (a) por tudo o que li, Paulinho Valentim não entraria nem no 1º nem no 2º time, porque a fama dele revelou-se praticamente num único jogo; (b) eu não escalaria CA Torres, porque o meu critério teria que ser o de um atleta que tivesse dado contributo temporal razoável ao Botafogo num tempo em que os jogadores ficavam vários anos no mesmo clube, e o CA Torres fez uma única temporada, tal como Basso, que talvez devesse estar no 1º ou no 2º time, mas jogou só 6 partids; (3) tendo em consideração todos os que vi jogar, escalaria na 1ª Seleção a defesa montada pelo Humberto e o ataque montao pelo Sergio, porque quanto ao meio campo há unanimidade; (4) terei uma dúvida perene: Heleno de Freitas era fora-de-série, mas não terá sido a sua presença omnipresente e egocêntrica que deixou o Botafogo sem títulos durante toda a sua estadia? - porque logo que saiu fomos campeões e com uma equipe inferior a do Vasco da Gamaem de 1948.

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

Nilton Santos não gostava do Heleno, sempre disse isso. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

E alguém da equipe gostava?... 'Queimou' vários colegas de equipe. Foi um craque com fama e sem glória. E nessa condição morreu...

Abraços Gloriosos.

Sempre Botafogo disse...

Prezado Rui Moura.

É claro que pode opinar.
Sei que a seleção tem variações.
Por exemplo, uns anos atrás minha defesa era:
Manga, Josimar (gostava muito dele), Mauro Galvão, Nilton Santos e Marinho Chagas.
Foi uma pequena variação mas, mantive a "base".
Na verdade, percebe-se que não abriria mão de jogadores indispensáveis.
Grande abraço.
Humberto.

Ruy Moura disse...

Prezado companheiro, as dúvidas são sempre imensas quando se tem tantos craques ao longo da nossa história. E ainda faltam tantos que nenhum de nós viu jogar: Mimi Sodré, Basso, Nilo, Carvalho Leite, Leônidas da Silva, tantos e tantos...

Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...