quinta-feira, 4 de março de 2021

Adalgisa Colombo: o drama depois da glória

por RUY MOURA

Editor do Mundo Botafogo

O nosso Clube elegeu 5 Misses Brasil e diversas Miss Guanabara, destacando-se também no capítulo da ‘formosura’ como um gigante brasileiro.

Adalgisa Colombo, Miss Botafogo e Miss Brasil 1958, manteve a aura do título durante toda a vida, porque era um símbolo de elegância e ousadia, crescera em Botafogo e fora educada no Liceu Francês das Laranjeiras, mostrando-se intelectualmente acima do nível médio das concorrentes a Miss e fizera parte da classe média moderna. Em 1958 entrou para a história dos concursos porque após ter as pernas cobertas por pancake pelo maquiador do concurso, Adalgisa foi ao camarim e substituiu o pancake por óleo, que lhe permitiu um brilho sensual à pele, surpreendendo positivamente o júri. Eis como Adalgisa contou a ocorrência:

“O maquiador oficial do concurso enchia de pancake as pernas de todas as candidatas, para esconder imperfeições. Aquilo dava um tom horrível à pele, morto. Deixei que o maquiador fizesse o trabalho, mas antes de desfilar fui ao banheiro e tirei tudo, no lugar coloquei óleo Johnson. Deu brilho, sensualidade, um aspecto mais saudável e atraente. ”

“Para que as pernas ficassem mais compridas ainda dei uma cavadinha no saiotezinho do maiô. Não era uma peça inteiriça como as de hoje. Vinha com um meio saiote para não deixar muito definido o desenho do sexo da mulher. Com a cavada, a sexualidade também ficou mais evidente e agressiva. ”

“As misses adoravam o cabelão nos ombros porque dava um clima mais romântico. Eu desfilei de coque. Era a maneira de valorizar o pescoço, uma parte muito sensual do corpo, e também os ombros.”

Porém, como há coisas que só acontecem ao Botafogo – quiçá aos botafoguenses – a Miss Botafogo, Miss Brasil e Vice Miss Mundo 1958, Adalgisa Colombo, enfrentou também um drama familiar narrado na Revista do Rádio, em 1958, conforme texto que se segue.

O drama de Adalgisa Colombo

Nos Estados Unidos, para onde partiu há tempos, Adalgisa Colombo teve dificuldades em transpor as barreiras para seu casamento com o industrial Jackson Flôres, em vista da demora de obterem a necessária licença para a realização do ato. Enquanto isso, no Rio, os pais da atual Miss Brasil discutem, na Polícia, um rumoroso caso de desquite. Tudo surgiu quando o comerciante de nacionalidade italiana Edoardo Eugênio Colombo, de 55 anos de idade, pai de Adalgisa, dirigiu-se ao 14º Distrito pedindo garantia de vida contra sua mulher Percília Ferreira Colombo, alegando que ela ameaçou matá-lo. A ameaça teria sido feita através do telefone. D. Percília rebate a acusação, afirmando que não faria isso nunca, mas o sr. Edoardo garante que jamais se enganaria no reconhecimento de voz.

Pediu o desquite

Na Delegacia, o pai de Adalgisa declarou que após terem vivido juntos durante nada menos que 23 anos, resolveu solicitar o desquite devido à situação entre ambos estar insustentável. O sr. Edoardo é também acusado por sua esposa de haver roubado um cofre pertencente a ambos.

Casou-se, afinal

A causa do desquite teria sido, aliás, o casamento de Miss Brasil, afirmando-se que Adalgisa, inclusive, foi expulsa de casa. Agora, finalmente, Adalgisa conseguiu realizar seu sonho, casando-se com Jackson Flôres, em Nova York, numa cerimônia simples, apenas assistida por poucos amigos de ambos. O casal ficará residindo nos Estados Unidos, segundo eles revelaram após cortarem o bôlo, que apresentava uma alegoria em forma de coração.

[Nota do Mundo Botafogo: Adalgisa obteve o segundo lugar no concurso de Miss Universo e somente depois se casou, viveu por 14 anos em Nova York e teve um filho. Mais tarde, casou pela segunda vez. com o empresário Flávio Teruszkin, tendo adotado duas crianças e mudado de residência para Portugal, fugindo da onda de sequestros no Rio de Janeiro.]

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/morre-adalgisa-colombo-miss-brasil-de-1958-7350010; http://passarelacultural.blogspot.com.br

Ver outras publicações sobre as botafoguenses eleitas Miss Brasil: http://mundobotafogo.blogspot.com/2008/06/misses-brasil-botafoguenses.html; http://mundobotafogo.blogspot.com/2015/06/as-lindas-misses-botafoguenses.html

Sem comentários:

Valerá a pena ver de novo?

Crédito: Vitor Silva/Botafogo. por DINAFOGO | Coluna “Botafogo nisso!” | Colaborador do Mundo Botafogo O Botafogo empatou nesta quarta-f...