segunda-feira, 15 de março de 2021

Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da história do futebol em partidas oficiais

Pelé entrega a Bola de Ouro 2014 a Cristiano Ronaldo. Crédito: AFP / Fabrice Coffrini.

"Cristiano, a vida é um voo a solo. Cada um faz a sua própria jornada. E que bela jornada você está tendo! Eu te admiro muito, adoro ver-te jogar e isso não é segredo para ninguém. Parabéns por quebrar o meu recorde de gols em partidas oficiais. O meu único lamento é não te poder dar um abraço hoje. Mas deixo essa foto em sua homenagem, com muito carinho, como símbolo de uma amizade que já existe há muitos anos." – Pelé, em 14.03.2021, no dia em que Cristiano Ronaldo estabeleceu o recorde mundial de golos em partidas oficiais com um hat-trick frente ao Cagliari pelo campeonato italiano.

"A minha admiração eterna e incondicional pelo senhor Edson Arantes do Nascimento, assim como o respeito que tenho pelo futebol de meados do século 20, me levou a considerar a sua marca de 767 gols, assumindo os seus nove gols pela Seleção Paulista, assim como o seu único gol pela Seleção Militar Brasileira, como gols oficiais. O mundo mudou desde então, e o futebol também mudou, mas isso não significa que podemos simplesmente apagar a história de acordo com os nossos interesses. Hoje, ao atingir o 770º gol na minha carreira profissional, as minhas primeiras palavras vão direto para Pelé. Não há jogador no mundo que não tenha sido criado ouvindo histórias sobre seus jogos, seus gols e suas conquistas, e eu não sou exceção. E por esse motivo, fico muito feliz e orgulhoso ao reconhecer o gol que me colocou no topo da lista de artilheiros do mundo, superando o recorde de Pelé, algo que eu nunca poderia ter sonhado enquanto era criança." – Cristiano Ronaldo, em 14.03.2021.

Lista dos maiores artilheiros mundiais (pódio exclusivamente luso-brasileiro):

1º Cristiano Ronaldo (português), 770 gols.

2º Pelé (brasileiro), 767 gols.

3º Romário (brasileiro), 747 gols.

--------------------------------------------------------

Lionel Messi (argentino), 730 gols.

Gerd Müller (alemão), 727 gols.

Ferenc Puskás (húngaro),712 gols.

Josef Bincan (austríaco), 636 gols.

Eusébio (português), 623 gols.

Ferenc Deak (húngaro), 546 gols.

Túlio Maravilha (brasileiro), 545 gols.

Sem comentários:

O otorrino não me deu ouvidos

[Aos leitores interessados informa-se que as crônicas de Lúcia Senna no Mundo Botafogo foram publicadas em livro intitulado 'No embalo...