Local de ruínas em 1912 e
inauguração do estádio do Botafogo FC em 1913, com o Pavilhão Social e Desportivo
e ao fundo a rua General Severiano
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)
Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...

-
por RUY MOURA Editor do Mundo Botafogo 1992: CAMPEONATO BRASILEIRO 26/01/1992. BOTAFOGO 3-1 ATLÉTICO PARANAENSE (PR). Niterói. 01/02/1992. B...
-
Recomendações de André http://www.botafogonews.com AREIA BRANCA / RIO GRANDE DO NORTE ASSOCIAÇÃO RECREATIVA TORCIDA ORGANIZADA B...
-
O Botafogo conquistou o Torneio Internacional da Cidade de Genebra, na Suíça, no dia 7 de agosto de 1984, ao vencer o Everton por 1x0, c...
5 comentários:
Ola, Ruy!
Essa historia é linda! Não só por ser parte da infância do clube e e ser palco de títulos da equipe principal, entre eles o primeiro do BFR em 1948. O artilheiro desse Estádio é um outro grande símbolo o Dr. Carvalho Leite, e seu primeiro marcador é o Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, Mimi Sodré.
O Estádio de General Severiano é de fato a casa do Glorioso e a campanha do cimento de 1937 expõe muito bem essa intimidade. Meus amigos torcedores alvinegros não comentam e celebram a campanha, diferente dos torcedores Vascaínos em relação a construção de São Januário.
Não sei se isso tem a ver com a vergonha de sua demolição, ou se é a não percepção de um importante fator de ligação entre torcida e clube. Ou se eu por desconhecimento estou superestimando o fato.
O mais divertido quando amamos um clube sem odiar os rivais, é poder se emocionar com a historia deles, e não somente com a própria. Para mim a historia de General Severiano é emocionante, não deu para olhar essas fotos é não elogia-la.
Abração!
O estádio de General Severiano sempre foi venerado e considerado o mais bonito do Brasil. A torcida viveu lá grandes títulos como o tetracampeonato de 1932-35 doBotafogo Football Club e o de 1948 já sob a designação de Botafogo de Futebol e Regatas. Foi uma pena a demolição porque GS era um símbolo, tão importante que os botafoguenses não descansaram enquanto não recuperaram o casarão, que foi o que sobrou. E relembrar o estádio demolido devido a graves erros de gestão não dá muito jeito... Como não dá jeito ao Brasil falar da 'tragédia' de 1950 ou da 'vergonha' de 2014, nem aos americanos falar da guerra do Vietnã ou aos alemães falarem sobre o reinado do Hitler. Compreende-se. Os 'escombros' são para mexer pouco neles.
Grande abraço.
Mas como eu gosto de toda a Gloriosa história do Botafogo, tal como o Leymir gosta de toda a história do Flamengo, mesmo dos momentos menos felizes, os quais até podem ser necessários para tornar os clubes resilientes às adversidades, então eu não me coibo de publicar sobre todos os fantásticos momentos bons e maus do Grande Hespanha, no dizer desse enorme jornalista que foi Mário Filho.
Abraço.
Obrigado professor!
Eu entendi perfeitamente! Chagas são embaraçosas mas são mais "fáceis" de aceitar quando são apenas chagas.
O que aconteceu no ninho do urubu, a derrota de 14, a Alemanha nazista, são chagas pelas chagas. Não existe nenhuma beleza ali.
Quando existe beleza no meio da dor fica um sentimento controverso. A derrota de 50 apesar da vitória de 58 e o desaparecimento do estádio apesar da volta a General Severiano, representam essa ambiguidade de beleza e tragédia.
Eu entendo conta-la porque é apesar de dolorosa, é uma GRANDE história, e também consigo entender porque nem todo torcedor o fará. Muito obrigado pela explicação!
E é verdade, apesar de não ter o mesmo conhecimento sobre o CRF que tu tens sobre o Botafogo, acho que posso dizer que tenho o mesmo interesse e respeito pela totalidade da sua história, incluindo aí os momentos menos felizes!
Um grande domingo, e usando a expressão que aprendi nesse blog: Um domingo de regatas!
Abração!
Isso! Como tu mesmo afirmaste sobre a Pherusa, há tragédias que pela sua amplitude fomentam um certo heroísmo, resiliência e reconstrução. As grandes histórias, épicas ou dramáticas, são sempre grandes histórias e configuram o desenho das nossas vidas, quer se queira ou não. Enão, o melhor memso é enfrentá-las e delas tirar proveito de aprendizado. Têm que ser contadas!
Grande abraço.
Enviar um comentário