domingo, 7 de março de 2021

Paulo Azeredo: o presidente do lucro e do patrimônio botafoguense

por SANDRO MOREYRA

In Diário da Noite, 2 de janeiro de 1959

Reproduzido no Boletim do Botafogo, nº 146, de 1959

Título original: “Começou bem para o Botafogo o Ano Novo”

Acervo de ANGELO ANTONIO SERAPHINI, Colaborador do Mundo Botafogo

Liberada a verba para a conclusão da séde do Mourisco – obra de grande vulto e da maior importância para o engrandecimento do clube – Notável vitória da administração de Paulo Azeredo 

O Ano Novo começou bem para o Botafogo. O clube alvinegro que vinha lutando para conseguir a liberação da verba municipal, que lhe permitia a continuação das obras do seu estádio do Mourisco, teve agora a boa nova de ver deferida a sua pretensão. E foi com viva alegria que o presidente Paulo Azeredo anunciou aos seus companheiros de diretoria e aos associados do Botafogo o reinício das obras e a breve inauguração do belo e majestoso estádio dos esportes amadoristas, uma praça esportiva que terá marcante significação na vida do grande clube da zona sul.

O Botafogo sempre lucrou com as administrações de Paulo Azeredo. No passado, o presidente Paulo Azeredo deu ao clube a séde social onde até hoje se encontra. No presente, levou o Botafogo à posição de prestígio que ostenta, com seu quadro social aumentando continuamente e a equipe de futebol reunindo as maiores expressões do esporte popular, inclusive quatro campeões do mundo.

Natural, assim, a alegria do presidente Paulo Azeredo ao ver coroado de êxito uma de suas batalhas mais árduas e que mais grandezas dará ao Botafogo.

A construção da séde do Mourisco representa, realmente, um marco grandioso na vida do Botafogo e é a mais bela de todas as realizações com que Paulo Azeredo tem traduzido o seu carinho e o seu grande amor pelo Botafogo.

Nota do Mundo Botafogo: Paulo Antônio Azeredo foi presidente do Botafogo em 1923, 1926 a 1936 e 1954 a 1963. Dos doze campeonatos cariocas conquistados pelo Botafogo entre 1907 e 1962, oito (dois terços) foram sob a presidência de Paulo Antônio Azeredo (1930, 1932-1933-1934-1935, 1957, 1961-1962), bem como foi o responsável pela construção da sede social na década de 1920 e do Mourisco Mar na década de 1960. Foi também sob a sua última presidência que se desenvolveram os «desportos olímpicos», cujo ponto exponencial consagrou-se em 1962 quando o Botafogo conquistou 80 títulos de campeão e 40 títulos de vice-campeão, logrando ser «Campeão de Terra, Ar e Mar». As administrações de Ney Cidade Palmeiro (1964-1967) e Althemar Dutra de Castilho (1968-1972) desequilibraram profundamente as finanças do Botafogo e a diretoria de Rivadávia Corrêa Meyer Jr. (1973-1975) preparou a venda de General Severiano para liquidar as dívidas e Charles Borer (1976-1981) concretizou a venda que levou o Botafogo ao declínio que todos conhecemos durante o nefasto período ocorrido entre 1968 e 1989.

Leia mais sobre a extraordinária obra de Paulo Antônio Azeredo clicando em O Botafogo há cinquenta anos e Paulo Antônio Azeredo, gandula na fundação e artífice de títulos 

2 comentários:

Sergio disse...

Meu querido amigo Ruy, vocês não imagina a imensa tristeza que tive ao ler esse posto. Não pelo grande Paulo Azeredo, mas pelo que veio depois, pela desgraça que se abateu sobre o Botafogo. Muita incompetência levar um legado tão grande a um destruição tão grande.
Ruy, me tira duas dúvidas: a construção do estádio de GS foi feita com a colaboração dos sócios do clube e em que ano comei e quando foi concluído? Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Acredito na sua imensa trristeza, tanto quanto acredito na minha, porque quando me tornei botafoguense era Paulo Azeredo o presidente. Era Dourada do Botafogo.

Quanto ao estádio, foi construído em 1912 e inaugurado a 13 de maio de 1913, em partida válida pelo campeonato carioca contra o Flamengo (Botafogo 1-0, gol de Mimi Sodré). Em 1937 começou a “Campanha do Cimento” para doações de torcedores, e em 1938 a antiga estrutura de madeira deu lugar a uma estrutura de cimento, reinaugurando-se o “estádio mais bonito do Brasil” a 28 de agosto de 1938 numa partida amistosa contra o Fluminense (Botafogo 3-2).

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...