por RUY MOURA
Editor do Mundo Botafogo
Enderson Alves Moreira nasceu a 28 de setembro de 1971, em Belo Horizonte, e é treinador de futebol, defendendo atualmente o Botafogo de Futebol e Regatas, que sob o seu comando se sagrou campeão brasileiro da série B - 2021.
A sua formação preferida é o 4-2-3-1.
O técnico graduou-se em Educação Física na Universidade Federal de Minas Gerais e iniciou a sua carreira profissional em 1995, no América Mineiro, como preparador físico. Em 1996 foi elevado a treinador das categorias de base.
O seu 1º título chegou em 2007 com a conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, defendendo o Cruzeiro.
Entre 2006 e 2021, além de treinador de equipes de base, Enderson Moreira foi treinador e auxiliar técnico em diversas equipes profissionais, defendendo Ipatinga, América Mineiro, Internacional, Grêmio, Santos, Atlético Paranaense, Fluminense, Bahia, Ceará, Cruzeiro, Goiás, Fortaleza e Botafogo.
Foi no Goiás que Enderson Moreira conquistou os seus primeiros títulos profissionais. Chegou ao clube em setembro de 2011 e conquistou, em 2012, o Campeonato Goiano e o Campeonato Brasileiro – Série A, além do Prêmio individual de melhor treinador do campeonato goiano. Em 2013 sagrou-se bicampeão goiano e fez uma campanha positiva no campeonato brasileiro, mas optou por aceitar o convite para dirigir o Grêmio, substituindo Renato Gaúcho.
Porém, não teve muita sorte à frente da equipe, sendo demitido após 7 meses. Seguiu-se o Santos, realizando um trabalho aceitável em termos de resultados, mas divergências com a diretoria santista levaram-no a abandonar o cargo, num momento em que a equipe liderava invictamente o Campeonato Paulista.
Seguiu-se o Atlético Paranaense, tendo sido demitido após 8 jogos, e o Fluminense, que o demitiu 4 meses depois devido a uma goleada, apesar de ter levado o clube às oitavas-de-final da Copa Libertadores. Então, retornou ao Goiás, onde fora feliz em 2012 e 2013. Tornou a ser campeão goiano, em 2016, conquistando o 3º estadual pelo clube.
Mas em junho saiu do cargo para ingressar no América Mineiro, vencendo o campeonato brasileiro – série B de 2017, sagrando-se, assim, bicampeão na competição, em 2012 pelo Goiás e em 2017 pelo América.
Em 2018 Enderson demitiu-se, seguindo-se Bahia, Ceará e Cruzeiro até setembro de 2020, sem qualquer título. Demitido do Cruzeiro, retornou novamente ao Goiás, mas foi demitido em dois meses, seguindo-se o Fortaleza onde permaneceu apenas por quatro meses.
Talvez no período mais difícil da sua vida, após iniciar funções no Fortaleza a 8 de janeiro de 2021, Enderson Moreira foi internado com Covid-19 ainda no mesmo mês. Recuperado, depois demitido do Fortaleza, veio o susto seguinte, em maio, quando foi submetido a um procedimento cirúrgico, após sofrer um enfarte na sua fazenda.
Depois dos dramas e da superação, e dos escassos resultados obtidos nos últimos anos, Enderson Moreira é contratado pelo Botafogo, em julho de 2021, para a difícil missão de tirar o Clube do 14º lugar da Série B do campeonato brasileiro e levá-lo a alcançar o objetivo traçado pela diretoria – chegar ao G4 e subir novamente à elite do futebol brasileiro.
Porém, Enderson Moreira fez mais: em apenas 4 meses, com uma campanha segura e regular, claramente em crescendo, levou o Botafogo a Campeão Brasileiro da Série B antecipadamente, registrando o melhor ataque e a melhor defesa.
Enderson Moreira tornou-se, assim, o único treinador tricampeão da Série B e alcançou o melhor aproveitamento da sua carreira de entre todos os clubes que treinou.
Na coletiva, após a conquista do título, Enderson Moreira traçou o destino do Botafogo:
– A gente precisa saber que está apenas dando um passo importante, mas a caminhada é longa e muita coisa precisa ser feita ainda para que o clube possa, de alguma forma, colher os frutos e voltar a disputar as principais competições nacionais e internacionais. É o que a gente sempre projeta para um clube como o Botafogo.
TÍTULOS
CRUZEIRO:
» Copa São Paulo Júnior: 2007
GOIÁS:
» Campeonato Goiano: 2012-2013,
2016
» Campeonato Brasileiro – Série B: 2012
AMÉRICA MINEIRO:
» Campeonato Brasileiro – Série B: 2017
BOTAFOGO:
» Campeonato Brasileiro – Série B: 2021
Fontes: https://extra.globo.com, https://pt.wikipedia.org, https://www.transfermarkt.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário