por
RUY MOURA
Editor do Mundo Botafogo
ÉPICO! FABULOSO! HEROICO! ADMIRÁVEL! SOBERBO! MAGNÍFICO! ESPLÊNDIDO! SUBLIME! COLOSSAL! FANTÁSTICO! MONUMENTAL! GRANDIOSO! DESLUMBRANTE! INESQUECÍVEL!
Já assisti a muitos e muitos jogos de futebol do Botafogo, mas não me lembro de semelhante façanha desde que comecei a ver jogos do nosso Clube em 1962!
Um equipe de arbitragem decreta a derrota do Botafogo nos minutos iniciais blindando a possibilidade de qualquer surpresa contra o Internacional à semelhança do jogo contra o São Paulo.
Vai daí, decreta-se um pênalti absolutamente inexistente aos 2’ de jogo, seguido de absurda expulsão de Philipe Sampaio, autor do suposto pênalti. Logo depois, por via das dúvidas, expulsa-se o técnico e por fim, para garantir um jogo tranquilíssimo, ignora-se uma irregularidade do Internacional no início da jogada que deu origem ao segundo gol do Internacional. Em jogo realmente jogado (excluindo os minutos de VAR) o Botafogo perdia por 0x2 em menos de 10’.
Portanto, vitória assegurada! Arbitragem cumprida!
Porém, a equipe de arbitragem esqueceu-se de combinar tudo direitinho com o Botafogo e o Internacional, isto é, que não precisavam de se incomodar mais porque o assunto estava resolvido.
Mas eis que pouco tempo depois, perdendo por 0x2, com um jogador a menos e sem técnico, o Botafogo diminui o placar para 1x2, gol de Vinícius Lopes, e vai para o intervalo perdendo apenas por um gol.
E eis que no segundo tempo, aos 58’, Erison tornou a marcar num clássico e empatou surpreendentemente a partida: 2x2.
Gols perdidos pra cá, gols perdidos pra lá, eis que o empate parecia querer ficar no placar. Mas nos acréscimos eis que Hugo, aos 90+10’, estabelece a justíssima virada no placar: GLORIOSA VITÓRIA POR 2x3!!!
Meus amigos, analisar o quê mais?... Que esta equipe a jogar assim vai dar que falar neste campeonato depois de abandonar o desesperante tique-taque da posse de bola inócua?... Que com este naipe de atletas jogamos melhor fechados com posse de bola do adversário como contra o São Paulo e agora contra o Internacional que desfrutou de 78% de bola?... Que o nosso projeto se está a reencaminhar novamente depois dos equívocos táticos do técnico e da lentidão dos jogadores?... Que este técnico e estes jogadores foram absolutamente diferentes e evidenciaram uma união coletiva formidável?... Que as 4 derrotas sucessivas valeram demais para regressarmos ao Botafogo que gostamos?... Que com reforços adequados para o tal jogo bonito e de propositura podemos começar a trilhar novo caminho?...
Notas: 10 para todos os jogadores, para a comissão técnica e para os gloriosos torcedores do Botafogo no Nilton Santos; 5 para todos os jogadores do Internacional; 0 (ZERO!) para a arbitragem completamente perdida em campo após as lambanças iniciais e que deve ser bem punida e investigada!
E ainda 10 para John Textor e tantos outros que responderam à letra ao absurdo do apito no Twitter:
«Shameful… We must clean up Brazil football. Savio Pereira Sampaio you must resign for the good of our game.» – John Textor sobre a arbitragem vergonhosa de um canalha do apito.
«Como se ele fosse o único problema. Não existem cinco bons árbitros na Série A. E os clubes não fazem absolutamente nada, só alimentam narrativa de perseguição e favorecimento. Triste.» – Mateus Pinheiro.
«Uma das expulsões e pênaltis mas escandalosos dos últimos tempos no futebol mundial.» – Rafael da Silva.
«Que vergonha a arbitragem brasileira.» – Thiago Franklin.
«Não é brincadeira, se esse árbitro não for suspenso uns 3 meses esquece CBF e futebol brasileiro.» – Fabio da Silva.
«Ele deu pênalti e expulsou por uma bola na barriga? A REGRA MUDOU E NÃO TÔ SABENDO?» – Meu Botafogo.
«Que desmotivador assistir campeonato brasileiro…. Que ASSALTO no Beira Rio. Coisa de quadrilha.» – Antonio Bento Ferraz.
«Esse árbitro vai apitar a copa. Ele não é tão incompetente assim. É projeto mesmo. Só vai a copa porque serve muito bem ao patrão!» – Arthur Paiva Neto.
«A CBF consegue tirar o tesão do torcedor no futebol. É bizarro.» – Téo Costa.
«Inacreditável, vergonhosa e absurda a atuação da arbitragem no Beira-Rio. Tornou a competitividade do jogo desleal com apenas 3 minutos. Pior: com auxílio de imagens. Isto não é futebol. É escandaloso e caso de investigação. Temos um time honrado que, apesar de tudo, foi valente e buscou o resultado.» – Twitter Botafogo.
FICHA TÉCNICA
Botafogo
3x2 Internacional
» Gols: Vinícius Lopes, aos 18', Erison, aos 58', e Hugo, aos 90+10’ (Botafogo); Edenilson, aos 8', e Bustos, aos 12’ (Internacional)
»
Competição: Campeonato Brasileiro
»
Data: 19.06.2022
»
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
»
Público: 26.219 espectadores
»
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF); Assistentes: Daniel Henrique da Silva
Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF); VAR: Rafael Traci (SC)
» Disciplina: Joel Carli, Lucas Piazon, Klaus, Gatito Fernández, Patrick de Paula
e Kayque (Botafogo); Maurício, Moisés, Mercado, Taison, Carlos De Pena e Kaíque Rocha
(Internacional); cartão vermelho – Philipe Sampaio, Piazon e Luís Castro (técnico)
(Botafogo); Mercado e David (Internacional)
»
Botafogo: Gatito Fernández; Klaus, Philipe Sampaio, Joel Carli, Saravia
(Jeffinho), Patrick de Paula, Kayque e Hugo, Vinícius Lopes (Daniel Borges),
Erison (Matheus Nascimento) e Lucas Piazon. Técnico Luís Castro.
» Internacional: Daniel; Bustos, Vitão, Mercado e Moisés (Pedro Henrique);
Gabriel, Edenilson, Carlos de Pena e Alan Patrick (Taison); David (Maurício) e
Wanderson (Alemão). Técnico
Mano Menezes.
12 comentários:
O mais grave nessa arbitragem é que parece que foi o var quem convenceu o fraco soprador (me recuso a chamá-lo de arbitro). Esse mesmo soprador do var foi quem inventou um pênalti contra o Palmeiras no primeiro jogo da final do Paulista desse ano, e anulou um gol do São Paulo em 2020 alegando impedimento que na verdade foi erros crasso, tanto que a cbf reconheceu o erro, ou seja, deixa essa porcaria como está, os clubes que se danem. O erro foi tão bgrave que foi o famoso prejuízo do 3 em 1: pênalti inexistente, expulsão do treinador e do Felipe Sampaio.
Sobre o jogo nem vou falar, mas a emoção foi imensurável. Quando o Botafogo tomou o segundo gol pensei comigo: tanta indignação com o Botafogo, visivelmente prejudicado, bem que poderia virar esse jogo, seria um ato heróico e serviria de dar uma moral ao elenco. Meu pensamento se concretizou.
O pior é que o Botafogo perde meio time titular para o próximo jogo, logo no momento em que o Luís Castro escala o mesmo time duas vezes e com um esquema adequado ao atual elenco.
Vitória épica, digna do Grande Botafogo, ou melhor, GIGANTE!
Faço coro as suas palavras, nota 10 com louvor para o time ontem. ABS e SB!
Sergio, essa equipe deveria ser galardoada com o título coletivo de Doutor Honoris Causa da Valentia e do Heroísmo!!!
Elevei o jogo de ontem à qualidade de Hors Concours de todos os jogos que vi do Botafogo. Não me lembro de nenhum em que o Botafogo tinha a derrota decretada pela equipe de arbitragem passados 8 minutos de jogo realmente jogado e contra tudo e contra todos teve a mais épica vitória em 118 anos de futebol Glorioso!
E não é esse árbitro, completamente perdido em campo o tempo todo, que vai arbitrar na Copa do Mundo?!?!?!
Abraços Gloriosos.
Também não me lembro de um jogo como o de ontem. Concordo com o galhardoamento da equipe, justíssimo.
Sobre o árbitro de ontem apitar na copa, só pode ser política. Como costumam dizer aqui: o Brasil não é para amadores. ABS e SB!
"Foste herói em cada jogo
Botafogo, por isso é que tu és
E hás de ser nosso imenso prazer...♪♫"
Vitória com a marca de nosso hino, a força psicológica dos atletas foi brutal, numa vontade ferrenha, contra tudo e todos alcançaram uma majestosa vitória. HOMENS. Nos encheram de orgulho, e reforça o que havia comentado sobre o jogo anterior, com esse espírito "helênico", nada será mais difícil que vencer o Botafogo nesse campeonato. Todos nota 10, mas dedico um reconhecimento especial para Carli, Kayque, e Piazon. Carli líder fantástico, que na entrevista do intervalo, disse que a equipe lutaria pela vitória.
Kayque, que vontade assombrosa, após ser o jogador que mais correu na partida, consegue construir o gol com uma velocidade inexplicável, fome pura, no último instante. E Piazon, que parecia um jogador desalmado até a partida contra o São Paulo, é o símbolo da vitória, desse time de HOMENS. Não baixou a cabeça para a provocação dos jogadores do Inter, entregou tudo que podia sendo decisivo nas bolas paradas e puxando os contra-ataques com inteligência.
Abraços gloriosos Ruy! Com essa coragem e luta, a torcida apoiará esse time independente da circunstância, pra além de qualquer resultado.
Ele faz exatamente o que o dono manda, e então é premiado. Menino 'bem comportado'...
Abraços Gloriosos.
Assino embaixo! Assim vale a pena. Mesmo que perdessemos, perder com luta não desonra, e é isso que se espera de quem enverga a Gloriosa! Mas, claro, ganhar heroica e valentemente é soberbo!
O apoio permanente que a torcida tem dado,mesmo nos momentos mais dramáticos, tem sido decisivo.
Está se formando mesmo um COLETIVO! O LC tem o plantel na mão e todos colaboram para o mesmo fim. Eu creio que as conversas entre eles após as 4 derrotas devem ter sido tão francas, tão abertas e tão estimulantes que deu no que deu: um COLETIVO de rara capacidade anímica.
Abraços Gloriosos.
Prezado Rui Moura.
O jogo Botafogo 3x2 Internacional me fez renascer! Acredito que tenha sido a mais épica reviravolta do placar a favor do Botafogo. Se eu estiver errado me corrija. Mas, que vitória com V maiúsculo! Fiquei até as duas horas para conseguir dormir. Que noite memorável!
Pois é, Humberto. Eu nem consegui escrever coisa alguma para o blogue, só no dia seguinte. De todos os jogos que assisti, e com este tipo de peripécias, foi a mais notável partida que vi do Botafogo. Alma total e absoluta!
Abraços Gloriosos.
A Vitória foi uma Vitória da não desistência e da insistência. Qualquer clube comum teria se conformado com as situações surgidas durante o jogo. Mas os atletas, ao que parece, incorporaram a mística de Carlito Rocha, a confiança de Nilton Santos e Garrincha, a garra de Jairzinho, o oportunismo de Roberto e Ferretti, e a alma da Estrela Solitária.
"Na batalha daquela noite às margens do Rio Guaíba, o vitorioso só poderia ser um gigante com origens n'água, vestido de preto e branco com a estrela no peito, sendo heroi em cada jogo e capaz de dar mais um bofetão histórico sobre uma (con) federação totalmente árbitrária".
Esse é o BOTAFOGO de FUTEBOL E REGATAS.
É só o trecho final da minha crôncia q te enviei. 😅
Que jogão, Ruy!
Muito bem, José Vanilson! É mesmo essa mística que eles que eles incorporaram! A Fénix quer renascer! Com resiliência, força e determinação!
Abraços Gloriosos!!!
O Botafogo já venceu uma importantíssima prova de remo justamente no rio Guaíba!
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário