por TORCEDORES NA INTERNET
Breves exemplos de comentários não despiciendos de torcedores brasileiros no dia em que a Seleção foi eliminada da Copa do Mundo:
“Copa do mundo está enfadonho. Jogos ridículos de Copa e a mesmice imperando. Todo mundo faz o igual. Equilibrou tudo. Hoje eu só me interesso pelo meu Clube. E como já dizia o Garrincha lá nos idos de 58, "Copa é um torneio tão chinfrim que nem 2° Turno tem". Copa do mundo eu não perco mais tempo. Virou um comércio que só um ganha. A Fifa!”
“O tal do futebol moderno realmente está chato. O time está quase entrando na área do adversário, e de repente a bola volta pro goleiro, pra "começar a construção". Vários e vários jogos horizontais, de pouquíssima inspiração (por falta de espaço), excesso de marcação, força física. Os momentos que mais me batem sono atualmente, é quando sento no sofá pra ver um jogo de futebol. Quase um sonífero.”
“O pior é quando você acorda e vê pela milésima vez a mesma jogada. Parece reprise dos melhores momentos...”
“Ainda não ouvi comentarista que não comentasse um jogo a partir do resultado, e, no meu entender o futebol acabou. Esta Copa é prova incontestável disso...”
“Com relação ao impedimento o que eu mudaria é que o jogador para estar impedido ele tem que estar totalmente à frente do adversário. Também aumentaria as medidas do gol. Nos últimos anos a altura média da população brasileira aumentou 8,6cm. Imagino que deve ter ocorrido o mesmo nos outros países, fora a melhora do nível dos goleiros. Então acho plausível. Também limitaria a quantidade de faltas de cada jogador e do time.”
“Quanto ao impedimento acho absurdo o cara estar voltando da posição e isso ser considerado uma vantagem. Se estava impedido e voltou para receber a bola, isso deveria tirar a condição de impedimento.”
“Hoje temos 4 tipos de futebol:
1- O da análise e estatísticas que fomenta a mídia
esportiva.
2- O business que dirigentes e empresários exploram.
3- O futebol raiz onde os torcedores só falam do
passado.
4- O do consumidor que é o trouxa que banca tudo isso.”
A questão é: podem os
torcedores encontrar meios para fazer pressão racional e objetiva visando
alterar os futebóis chatíssimos da retranca defensiva e ‘ofensivo’ tic-tac pró
lado e pró lado novamente e outra vez pró lado?…
5 comentários:
Prezado Rui,
Quando Guardiola criou o jogo de posição levando, mantendo a posse de bola indefinidamente, eu dizia que se todos jogassem assim o futebol seria chato demais. Os meus amigos contradiziam citando os "literatos" da espn e sportv, que diziam que aquilo era o puro espetáculo. Então a minha tréplica se dava dizendo que, neste caminho, a regra do futebol precisaria mudar e citava a NBA dos anos 50: sem limite de tempo de posse de bola e jogos com placares baixíssimos. Os executivos viram que ninguém iria pagar para assistir aquilo e introduziram a regra do limite de 28s, naquele tempo. Acho que no futebol, não se deveria permitir o retorno ao campo defensivo ou introduzir um mecanismo como no handebol, que pune o jogo passivo. Em relação à regra do impedimento, eu entendo que as bolas recebidas de tiros-livres não deveriam estar entre as exceções estabelecidas pela regra 11.
Por fim, quanto à Copa, acho que o prognóstico de João Saldanha, há mais de 40 anos, de que as Copas perderiam interesse para os torneios de clubes, vai se confirmar.
Um grande abraço.
Ora aí está, Ronaldo: encontrei o meu companheiro de análise coincidente quanto ao futebol praticado por Guardiola. Desde o início nunca apreciei essa 'tática' que considero meio covarde: esperar o gol pelo cansaço, sem fulgor e sem brilho. Devo dizer, aliás, que o futebol alemão que estva em grande aquando da Copa de 2014 levou sumiçoquando o Guardiola por lá andou (iniou-se no Bayern em 2013 e ainda houve tempo para ganharem a Copa do Mundo, mas desde aí o futebol alemão, comandado pelo Bayern, pifou completamente como há muito não se via. E no Manchester o Guardiola anda há 6 anos para ser campeão da Europa, para o que foi contratado, e nada conseguiu. Talvez este ano, como eu preconizei a amaigos, à custa de mais uma contratação de peso: Haaland. Mas com atacantes como Haaland e mais os outros todos que já tinha, que treinadores não seriam campeões europeus?...
Quanto às eis atuais do futebol também concordo. Ou mudam as regras de impedimento e de posse de bola ou o futebolfica chato. Confesso que já adormeci em vários jogos à noite...
Quanto ao Saldanha: sim, claro, as competições entre clubes são muito mais emotivas, dinâmicas e duraduros, porque como já dizia o Garrincha, nem returno há: são 7 jogos por Seleção, no máximo, e acabou. Para a maioria são 3 jogos...
Abraços Gloriosos.
Mais um acrescento, Ronaldo: parece-me que a Copa do Mundo ainda vai ter menos qualidade no futuro, porque o presidente da FIFA, para se eleger, prometeu mundos e fundos aos países e a próxima Copa do Mundo vai ser alargada, o que significa que haverá mais Seleções na retranca e mais tic-tac na tentativa de a desmontar. Complicado...
Abraços Gloriosos.
Lembro ainda, Rui, que as medidas internacionais para o campo de jogo, era de 110x75m. Era muito difícil um retranqueiro vencer no Maracanã. Mas as medidas dos campos diminuíram. Campos como o do Nilton Santos são muito favoráveis ao jogo trancado. Mas infelizmente a Copa é o padrão.
Há algo, Ronaldo, que a FIFA tem que fazer para recuperar este futebol triste a que assistimos. As regras FIFA são cada vez mais absurdas e urge a sua revisão. Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário