por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo
O Dia Mundial do Professor celebra-se
anualmente, em todo o mundo, no dia 5 de outubro, desde 1994, com base na Recomendação da OIT/UNESCO,
de 1966, relativa ao Estatuto dos Professores, mas no Brasil a data celebra-se
anualmente a 15 de outubro.
A data homenageia todos
os que contribuem para o ensino de crianças, jovens e adultos e para
a educação da sociedade, realçando a dignidade e a importância do
professor na sociedade, como construtor de pessoas,
naquela que muitos consideram a ‘profissão mais bela do mundo’.
A data brasileira tem raiz na ideia de consagrar a
educadora Santa Teresa de Ávila, freira carmelita, mística e santa católica do
século XVI, que atuou na Contrarreforma, bem como por referência ao dia em que
D. Pedro I, imperador do Brasil, criou, em 1827, o Ensino Elementar no Brasil,
através de decreto imperial que determinava a obrigação das escolas ensinarem a
leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo a todos os meninos e
meninas.
O decreto permitiu que o saber escolarizado chegasse
a todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Brasil.
Em 1947, por sugestão de Salomão Becker, professor
paulista, a data foi transformada em feriado para os professores, dia em que se
reuniam para analisar o rumo do restante ano letivo e no qual os alunos também
participavam.
A celebração, tornada famosa em todo o país, foi
finalmente oficializada como feriado escolar nacional durante o governo de João
Goulart, e pelo então ministro da educação Paulo de Tarso, através do decreto
federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Fontes: mundoeducacao.uol.com.br; www.neipies.com; www.calendarr.com
2 comentários:
Parabéns a todos os professores por está data tão importante e por ser uma profissão tão essencial para todos nós. ABS e SB!
Bem merecem! Nem falo por mim que só fui professor universitário, mas sobretudo pelos professores do ensino secundário e principalmente pelo professores do ensino primário, os grandes contributores para consolidar as bases de educação familiar da criançada com as suas orientações de ensino/aprendizagem, prosseguidas pelos professores do secundário e buriladas pelos professores universitários. É claro que ao nível universitário os professores articulam o ensino com a pesquisa e com a consultoria organizacional e institucional, e isso é fascinante pela intervenção que permite ao nível global da sociedade, mas o papel dos professores do ensino primário e secundário é relevantíssimo, tanto mais quanto não é nada fácil ensinar e gerir adolescentes nas suas fases mais críticas.
Antes da minha vida profissional universitária tive uma experiência pedagógica com crianças e jovens adolescentes numa instituição internacional privada que dirigi pedagogicamente e pude verificar o quanto é gratificante, mas muito difícil, orientar crianças e jovens. Os/as educadores/as que cuidavam de 100 crianças e jovens faziam-no com um prazer e uma dedicação incomparável, apesar das inúmeras dificuldades de resolução de educação para a vida de tantas e tão diferentes crianças e jovens. Foram três anos inesquecíveis de relação humana incrivelmente próxima, profunda e apaixonante.
Abraços Gloriosos.
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