sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Companhia Botafogo vs SAF Botafogo – pioneirismo de Bebeto de Freitas

Bebeto de Freitas. Fonte: O Dia | Reprodução.

por LEONARDO BESSA | Repórter de O Dia.

«O profissionalismo tomou conta do Botafogo mostrando resultado com o título da Libertadores e a força da equipe na reta final de 2024 para conquistar o tri do Brasileirão. Tal mudança no Glorioso realiza o sonho de uma figura muito importante na história do clube, que sorri lá de cima vendo as coisas darem certo: o ex-presidente Bebeto de Freitas, que morreu em 13 de março de 2018.

Bebeto presidiu o Botafogo de 2003 a 2005, foi reeleito para o triênio de 2006 a 2008 e sempre bateu na tecla de um clube profissional para voltar ao protagonismo em meio ao caos financeiro da época, recém-rebaixado para a Série B, no início do século. Administrando dívidas enormes, conseguiu montar elencos competitivos e devolveu parte do orgulho ao torcedor.

A SAF de John Textor é uma vitória para o legado de Bebeto de Freitas em General Severiano. Ricardo "Rico" de Freitas, de 43 anos, filho do ex-mandatário alvinegro, que herdou do pai não só a paixão pelo Botafogo como também a pelo vôlei – como técnico, foi medalhista de prata nos Jogos Rio 2016 no vôlei de praia treinando Bárbara e Ágatha –, comentou sobre a nova era do Glorioso.

“A atual SAF é hoje o que o papai idealizava quando criou a Companhia Botafogo. Ver o profissionalismo finalmente tendo espaço no clube seria a sua maior vitória, pois ele lutou durante seis anos por isso. Durcesio (Mello), agora presidente, era o nome que ele sempre insistiu para ser candidato, e todo o profissionalismo que existe hoje no clube foi pensado e iniciado por ele. É uma imensa alegria ter uma pessoa tão incrível como o Durcesio como presidente do clube hoje, que sempre entendeu, diferente de outros amadores e irresponsáveis, que o profissionalismo é fundamental. Acredito que o sucesso da SAF de hoje é a colheita de um plantio feito por ele anos atrás".»

Fonte: https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2024/12/6963805-bebeto-de-freitas-e-o-profissionalismo-saf-do-botafogo-realiza-sonho-do-ex-presidente.html

4 comentários:

Sergio disse...

Bebeto lutou por um Botafogo profissional, conseguiu alguns progressos, mas a turma da sauna dificultou muito a sua gestão, sem contar com as dificuldades enfrentadas pelas federações. Finalmente com o Durcesio, a quem o Bebeto queria como sucessor, Botafogo conseguiu finalmente se tornar um clube profissional, e o sonho do Bebeto finalmente se concretizou. Uma pena que tenha partido tão cedo e não tenha podido testemunhar o renascimento do Glorioso. Abs e SB!

Dinafogo disse...

Gratidão, Bebeto! A construção de algo passa por muitas pessoas comprometidas com a causa e que acreditam na realizações de sonhos ambiciosos. Infelizmente algumas passam sem saborear o fruto da árvore que plantaram. Bebeto vive!

Ruy Moura disse...

Em minha opinião Bebeto fez bons progressos recuperando a equipe da série B, ganhando o Carioca de 2006 e sendo claramente sonegado do tri em 2007 e 2008 pelo stato quo da Federação e sobretudo deixou as finanças reestruturadas e participou ativamente na concessão do Estádio.

Quanto ao papel de Durcesio Mello tenho muitas dúvidas relativamente à sua importância, até porque teve a cara de pau de afirmar, repetidamente, que Montenegro foi o maior botafoguense de todos os tempos - ignorando toda a história de homens 'gigantes' que construíram a Glória do Botafogo muitos antes de Montenegro.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Desde a década de 1970 até hoje só vi três dirigentes verdadeiramente empenhados no 'renascimento': Emil Pinheiro, Bebeto de Freitas e John Textor.

Abraços LIBERTADORES!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...