sexta-feira, 4 de abril de 2025

Amarildo, o craque pouco falado e tão importante

 

3 comentários:

Sergio disse...

Foi muito importante na conquista do BI em 1962. O mais incrível que não foto da seleção campeã de 62 na sede da cbf, estava o Pelé e não tinha o Amarildo, o que o revoltou muito, expressando muito indignação. Inacreditável isso. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Respondo mais logo, Sergio.
Ab.

Ruy Moura disse...

As discriminações que se fazem são bastas vezes por ignorância e outras por má-fé. A do Amarildo é má-fé, claramente. E decidiu fazer a vida em Itália onde era mais bem visto.

Por ignorância, nunca vi elogios ao nosso Presidente Paulo Antônio Azeredo, o maior de todos os presidentes, que foi presidente na década de 20-30 ena década de 50-60, tendo assumido de ambas as vezes o Botafogo com largos nos de jejum de conquista do campeonato carica e finanças desastrosas, fez a recuperação em seis meses e montou as equipes das duas melhores épocas do Botafogo: cinco campeonatos entre 1930-1935 e 3 campeonatos entre 1957-1962. Deu-nos duas sedes durante os seus mandatos, preparou em 1960-1963 (quando saiu da presidência por problemas de saúde) nos juvenis/juniores a equipe base dos títulos de 1967-1969 e ainda nos deixou como legado títulos sul-americanos e brasileiros em diversas modalidades esportivas, tínhamos Jogos Olímpicos no Clube, brilhávamos em atletismo, basquete, boliche, bridge, ciclismo, esgrima, halterofilismo, judô, natação, polo aquático, remo (tínhamos antes apenas um título carica em 1899), saltos ornamentais, tênis de mesa, voleibol, mais alguns que não me lembro de memória e atletas disputando Jogos Olímpicos.

Porém, deste presidente amador altamente profissionalizado cm nunca tivemos outro, prefere-se realçar Carlito Rocha porque inventou o Biriba, as superstições e as gemadas antes dos jogos. Superstições m vez de atos profissionais. Não quero desmerecer Carlito e muito menos a sua profunda paixão pelo Botafogo, mas Azeredo tinha o mesmo sentimento de amor pelo Glorioso, roubou tempo às suas tarefas profissionais e familiares para se dedicar anos a fio a administrar o Botafogo e dar-lhe, nesses anos, muito mais de metade dos seus títulos, tanto no futebol (8 campeonatos cariocas em 12 conquistados) como nas demais modalidades, alcançando expressivos títulos sul-americanos e brasileiros.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...