segunda-feira, 3 de março de 2008

Grandes jogos de pólo aquático

O Botafogo tem obtido títulos em finais tão ‘dramáticas’ no futebol como no pólo aquático e uma das primeiras e mais extraordinárias finais aconteceu em 1955 pelo Campeonato Estadual destinado a aspirantes.

Nesse ano realizou-se uma espécie de torneio de aspirantes, a que se deu o título de Campeonato Estadual de Terceira Divisão, mas que contava com alguns dos principais jogadores que procuravam obter performances adequadas às competições mais importantes da temporada.

O campeonato realizou-se em dois turnos, terminando com um empate pontual ente Botafogo e Fluminense, os quais tiveram que decidir o título numa melhor de três. O Fluminense investiu muito no título e, para o efeito, escalou os seus elementos mais destacados, designadamente Sérgio, Rodrigues e Osvaldo Cochrane, todos jogadores do escrete canarinho.

Porém, ainda no 1º tempo, Sérgio foi punido com uma falta, discutiu com o árbitro, foi expulso e a sua equipa abandonou o jogo em protesto, tendo sido decretada a vitória do Botafogo.

Então, o segundo jogo era muito esperado e as Laranjeiras tiveram um elevado público para assistir à partida decisiva. O Fluminense parecia talhado para o título e logo no início da partida assinalou 2x0 a seu favor, com gols de Daniel e Osvaldo. No entanto, jogando com tranquilidade e eficácia, o Botafogo foi tomando conta do jogo paulatinamente e, através de Nuno e Branco, decretou o empate ainda no 1º tempo.

No segundo tempo Branco bisou e fez o terceiro gol botafoguense, mas Daniel, que se viria a revelar o artilheiro do campeonato, livrou-se de dois adversários e empatou a partida novamente, obrigando a uma prorrogação. E, no segundo tempo da prorrogação, Branco anotou o seu terceiro gol na partida e deu a vitória ao Botafogo por 4x3.

A dramática partida tivera, afinal, um vencedor justo, tal como refere o Jornal dos Sports à época: “O Botafogo foi de fato o quadro mais equilibrado do torneio. O Fluminense reforçou a última hora seu quadro com Sérgio e Osvaldo, mas a falta de treino não permitiu a estes uma ação eficiente.”

O Botafogo alinhou com Eliani, Nuno, Caetano, Amazonas, Branco, Médicis, Riper e Branco. Os gols foram assinalados por Branco (3) e Nuno.

Fonte
Jornal dos Sports, Maio de 1955

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...