quinta-feira, 13 de março de 2008

Títulos estaduais nas categorias de base de pólo aquático

Entre 2001 e 2007 o Botafogo venceu diversos campeonatos estaduais em categorias de base (desconhecem-se resultados específicos anteriores), ressurgindo para o pólo aquático nacional.

O clube investiu nas categorias de base e criou estruturas para futuro, surgindo os títulos como resultado natural do trabalho realizado.

Em 2001 o Botafogo foi campeão do Torneio Carioca infantil masculino ao golear o Icaraí por 12x0 na decisão. A equipe do técnico Solon dos Santos e do auxiliar Flávio Palermo venceu todas as partidas da competição, que foi disputada em pontos corridos na fase de grupos.

No mesmo ano, o Botafogo ainda conquistou o título de campeão estadual infantil ao derrotar o Fluminense por 9x4 na decisão e na piscina das Laranjeiras.

Em 2002 o Botafogo conquistou mais três títulos. Em infantis o alvinegro tornou-se bicampeão do Torneio Carioca infantil masculino ao derrotar, na sua própria piscina, o Clube Guanabara por 7x3. Na primeira fase da competição as duas equipas haviam empatado, mas na decisão a equipa dos técnicos Flávio Palermo e Solon dos Santos mostrou uma superioridade incontestável.

Ainda na categoria de infantis, o Botafogo foi campeão do IV Festival Estadual infantil de pólo aquático, vencendo novamente o Clube Guanabara por 4x2 na decisão. A competição permitia equipas mistas de homens e mulheres e os gols antes da linha de sete metros valiam o dobro. As jovens promessas demonstraram um rendimento técnico acima do esperado, com tempo de bola e índice de passes certos a nível elevado.

No mesmo ano ainda o Botafogo foi campeão estadual infanto-juvenil de pólo aquático masculino ao vencer, na piscina do Guanabara, o Fluminense por 3x2 na decisão.

Em 2003 o Botafogo sagrou-se campeão do Torneio Estadual júnior de pólo aquático ao derrotar o Flamengo por 8x7 na decisão. O Botafogo chegou a abrir três gols de vantagem, mas os rubro-negros recuperaram. Com 7x7 no marcador Gabriel Reis colocou a equipa em vantagem nos últimos minutos e obteve o título estadual. Ângelo Coelho, o técnico do Botafogo, comentou assim o desafio:

- “Precipitamos três ataques seguidos. Em dois deles, o Flamengo na volta fez o gol. Isto fez com que o adversário entrasse de novo na partida. Outra dificuldade que tivemos foi que o Felipe e o Gabriel treinaram no domingo, às 7h30 da manhã, pela selecção. O Gabriel, principalmente, sentiu muito o cansaço”.

E, ainda assim, o título foi alvinegro.

Em 2004, o Botafogo conquistou o Festival Estadual infantil de pólo aquático que decorreu no Tijuca Ténis Clube, ao derrotar o Flamengo por 3x1 na decisão. Os gols do Botafogo foram assinalados por Anderson, Roger e Igor.

Em 2005 o Botafogo foi campeão estadual juvenil de pólo aquático masculino ao vencer facilmente o Fluminense por 7x2 com parciais de 1x0 / 2x0 / 1x1 / 3x1. Os gols botafoguenses foram assinalados por João Filipe (3), Índio (3) e Ique. No primeiro jogo da final o Botafogo também vencera o Fluminense por 8x5.

Finalmente, em 2007, o Botafogo tornou-se campeão estadual juvenil de pólo aquático masculino, reeditando o título de 2005, ao vencer o Tijuca por 8x7 na decisão com parciais de 1x1 / 4x4 / 2x1 / 1x1. A final foi muito emocionante, com as duas equipas empatadas nos primeiros dois quartos. Os gols foram assinalados por Caio “Mamão” (3), Dudu (3), Kaio e Anderson.

O Botafogo jogou com Cirilo, Caio "Mamão", Júlio César, Paulo César, Dudu, Vinícius, Yuri, Kaio, Nicolas, Marquinhos, Rodrigo, Anderson e Rodrigo. Anteriormente o Botafogo vencera o Fluminense na semifinal em goleada de 17x5, tendo sobressaído Caio “Mamão” (4 gols) e Dudu (3 gols), além de Anderson que também assinalou 3 gols.

Fontes
Notícias na Internet

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...