domingo, 9 de março de 2008

Uma vitória segura

O Botafogo é uma equipa muito mais paciente do que a do ano passado. Novamente não entrou em jogo a atacar tresloucadamente, foi paciente a enredar o adversário e o resultado foi o Voltaço não ter sido visto pelas bandas de Engenho de Dentro. O Botafogo ganhou com consistência e, tal como eu havia previsto, jogou muito melhor do que contra o América.

Os gols tardaram, mas isso deveu-se à tática da ‘paciência’ e da má pontaria de Wellington Paulista (11’), primeiro, e de Jorge Henrique (36’), depois. Curiosamente, ambos os atacantes se redimiram no final da 1ª parte oferecendo dois passes para gol. No primeiro, W. Paulista tocou de calcanhar para Wellington marcar e, no segundo, Jorge Henrique, no chão, deu um pequeno toque para o lado e Túlio tomou o sabor do gol.

A segunda parte foi gerida tranquilamente e Alessandro assinalou um bom gol a passe de Wellington, que entrou em boa hora a substituir Abedi.

Renan mostrou que o Botafogo parece possuir, finalmente, dois bons goleiros. Na última parte do desafio Renan negou literalmente o ponto de honra que o Voltaço queria anotar.

Wellington Paulista confirma que é, pelo menos até agora, a grande revelação Botafogo-2008. Não sendo tecnicamente muito bom, W. Paulista faz de tudo: marca, dá passes para gol, constrói jogo. A equipa foi mais uma vez homogénea, mas deve-se destacar o desempenho ligeiramente inferior de Renato Silva (sempre ele…) e os desempenhos muito interessantes de Renan e Wellington. André Luiz, ao contrário dos meus receios, não comprometeu.

Jorge Henrique continua a ser um pequeno Satã das defesas adversárias, mas exagera a atirar-se para o chão dentro e próximo da área adversária. Exagera tanto que quando foi feito penalty sobre ele, por volta dos 30’ da 2ª parte, o árbitro nada assinalou. Finalmente, uma palavra para o bom funcionamento do esquema montado por Cuca.

Globalmente curámo-nos da injustiça da final da Taça Guanabara, o que é muito importante, e parece-me que estamos preparados para discutir a Taça Rio.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x0 Volta Redonda
Gols: Wellington 42’ 1ºT, Túlio 46’ 1ºTe Alessandro 10’ 2ºT
Competição: Campeonato Carioca
Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ 9 de Março de 2008
Arbitragem: Pablo dos Santos Alves; Paulo Sérgio Durões Fernandes e Marcos Antônio dos Santos
Cartões amarelos: Abedi, Triguinho, Renato Silva (Botafogo); Julio Cezar, Renan, Dedé (Volta Redonda)
Botafogo: Renan; Alessandro (Índio), André Luís, Renato Silva, Triguinho; Eduardo, Túlio, Adriano Felício (Marcelinho), Abedi (Wellington Júnior); Jorge Henrique, Wellington Paulista. Técnico: Alxi Stival, o ‘Cuca’
Volta Redonda: Lugão; Júlio Cezar, Carlão, Dedé, Bruno Barra; Alexandre (Pedrinho), Ives, Glauber, Renan; Fábio (Lucas), Marcinho (Schneider). Técnico: Alexandre Gama

2 comentários:

Matheus Tavares disse...

fala amigo botafoguense!

Renam e WJ foram acima das expectativas!
Mas devemos lançar os dois aos poucos, para não queima-los.

Não é possivel que o André Luis, o Eduardo e o Edson não sejam melhores do que o Renato.
Ele não sabe sair com a bola, não toca bem e falha na marcação. O Volta chegou a executar alguns lançamentos na suas costas.

Mas foi um jogo tranquilo, sem problemas. Parece que o botafogo esqueceu a Taça rio.

Abraços,
Saudações Alvinegras.

Ruy Moura disse...

Completamente de acordo, Matheus: sobre as novas revelações, sobre o Renato Silva e sobre o BFR ter esquecido a Taça Guanabara. Comjeito ainda seremos campeões antes de começar o Brasileirão...

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...