Em 1971, o Botafogo venceu o VI Troféu Brasil de Clubes Campeões de Vôlei, categoria masculina. O nosso clube venceu os sete jogos que disputou e, na final, bateu o Santos inapelavelmente por 3x0 com os parciais de 15x9, 15x9 e 15x4.

Campeões de 1971
No ano seguinte, em 1972, o Botafogo tornou a ser campeão brasileiro (dados desconhecidos) e em 1975, confirmando o favoritismo à época, o Botafogo venceu pela terceira vez o Troféu Brasil de Clubes Campeões de Vôlei. A campanha botafoguense foi absolutamente notável porque em cinco jogos não perdeu um único parcial, ganhando os quinze que disputou:
Botafogo 3x0 Clube Astreia (Paraíba)
Botafogo 3x0 Sete Lagoas (Minas Gerais)
Botafogo 3x0 Paulistano (São Paulo)
Botafogo 3x0 Fluminense (Rio de Janeiro)
Botafogo 3x0 Santos (São Paulo) – finalíssima
O Botafogo era treinado por Célio Cordeiro e os atletas campeões foram os seguintes: Bebeto, Suíço, Cláudio, Ruben, Badá, Luís Filipe, Mário Dunlop, Celso Kalache, Pina, Zé Ricardo e Paulão.
No ano seguinte, em 1976, realizou-se o I Campeonato Nacional de Voleibol. A Taça Brasil deixou de constituir o título de campeão brasileiro.
O Botafogo e o Paulistano disputaram a final e não havia favorito. Uns dividiam-se entre a experiência do Paulistano e a melhor situação física e técnica do Botafogo. Na verdade, o Botafogo arrasou o Paulistano, ganhando por 3x0 com parciais de 15x6, 15x9, 15x5.
Os tricampeões brasileiros de voleibol masculino foram treinados por Célio Cordeiro e alinharam com Bebeto, Mário, Suiça, Pina, Careca, Nelsinho, Zé Ricardo, Granjeiro, Marco Aurélio, Badá.
Fonte
Recortes de jornal digitalizados (Acervo de Cláudio Falcão, companheiro botafoguense do blogue)
17 comentários:
Qual a diferença de Campeonato Nacional de Voleibol para Taça Brasil? Quais os Campeões desta Taça Brasil, disputada até 1976?
Obrigado.
Olá, Miguel!
É como no futebol. Antes de 1971 não existia campeonato nacional, mas Taça Brasil. Eram os vencedores da Taça Brasil que iam disputar a Libertadores. No voleibol passava-se o mesmo: a Taça Brasil de Campeões estaduais definia o representante à Taça Sul-americana de Campeões de Voleibol. Em 1976 realizou-se o primeiro campeonato nacional na sequência da Taça Brasil.
Abraços.
Miguel, não sei quais foram os demais campeões. Os resultados apresentados baseiam-se nos recortes citados, e eles referem-se apenas ao BFR.
Abraços.
Enviei um e-mail à CBV. Tomara que venha resposta!
A CBV deveria reconhecer o Botafogo e os demais campeões como campeões brasileiros....!!!
Deveria, sim. Mas também no futebol ainda estamos à espera disso, Miguel!... A Taça Brasil em futebol ainda não foi reconhecida como título de campeão brasileiro - apesar de claramente sê-lo à época.
Abraços.
Deveria, sim. Mas também no futebol ainda estamos à espera disso, Miguel!... A Taça Brasil em futebol ainda não foi reconhecida como título de campeão brasileiro - apesar de claramente sê-lo à época.
Abraços.
Deveria, sim. Mas também no futebol ainda estamos à espera disso, Miguel!... A Taça Brasil em futebol ainda não foi reconhecida como título de campeão brasileiro - apesar de claramente sê-lo à época.
Abraços.
A Taça Brasil foi um torneio importantíssimo, pois indicava os times campeões para a disputa da Libertadores. Não devemos confundir com a atual Copa do Brasil, que é um torneio com fins políticos. Se não me engano, tem apenas os seguintes vencedores: Bahia, Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo, sendo o Santos recordista absoluto de conquistas: 6. O Botafogo é o único Clube carioca a conquistar a Taça Brasil e o Troféu deste torneio ficou em definitivo com o último campeão: o Botafogo. Grande abraço Rui e Saudações botafoguenses. Serrgio
No meu blog considerei os campeões da Taça Brasil como campeões da Copa do Brasil. O motivo é que o percussor do Campeonato Brasileiro era o Torneio Robertão. E o percussor do Torneio Robertão era o Rio São Paulo, mesmo que nem o Robertão, nem o Rio São Paulo, abrissem as portas para clubes de todo o Brasil. A verdade é que Campeonato Brasileiro nos moldes do atual Campeonato Brasileiro e suas divisões só começaria bem mais tarde lá pelos anos 2000, apesar que desde 1971 já se chamava Campeonato Brasileiro.
Não sei como mas temos que descobrir os campeões da Taça Brasil de clubes da antiga CBD (basquete, vôlei, remo, tênis, natação, etc, etc). As confederações atuais apagaram isso de suas histórias.
Sergio, você está a referir-se à Taça Brasil em futebol, não é?... Pergunto isso porque o BFR também ficou com o troféu respeitante à Taça Brasil de Voleibol por tê-la conquistado três vezes.
Saudações botafoguenses.
Exato, me refiro ao Futebol. O Cruzeiro é doido prá tirar a Taça Brasil de Futebol de GS. Quem sabe bem essa história é o Porto.
Miguel, quanto a mim o equivalente ao campeonato brasileiro antes de 1971 devia ser a competição que classificava o representante do Brasil para a Libertadores. Suponho que era a Taça Brasil que o fazia e não o Torneio Rio-São Paulo.
Seria muito bom reconstituir os títulos nas outras modalidades esportivas, mas crio que as federações desleixaram-se nos seus ficheiros. Quanto a mim só há uma solução: pesquisar nos jornais. Em Portugal os jornais antigos têm as suas edições todas filmadas e com acesso público. Suponho que no Brasil também. Mas é uma tarefa ciclópica...
Abraços.
Sergio, não abia que o troféu definito estava em GS. Pensei que cada ano havia um troféu. Mas realmente, à época, as competições só entregavam troféu depois de três conquistas (como na Taça Jules Rimet). Ainda bem que hoje não é assim e cada clube tem a sua taça referente à conquista.
Saudações Botafoguenses
O que é GS?
Quer dizer 'General Severiano', Miguel. Eheheh...
Abração!
É um trabalho e tanto. Onde será que foram parar os arquivos (ficheiros) da CBD???? As confederações e federações deveriam pagar alguém para fazer estes levantamentos.
Miguel, julgo que falta uma cultura de valorização do passado. Há uma espécie de abandono do património em quase todas as áreas. No futebol em particular e na vida em geral. As rupturas que foram sendo feitas no ocidente levam as pessoas a valorizar pouco o que pertence a 'outro mundo'. Mas estão enganados sobre a pouca importância do passado... E quem o está a dizer é um homem perfilado para o futuro, mas sem perder os ensinamentos que o passado nos dá.
Abraços.
Enviar um comentário