domingo, 8 de junho de 2008

Garrincha citado em Portugal


Manoel dos Santos ‘Garrincha’ é reconhecido em Portugal quando se trata de falar de genialidades. No jornal português de maior circulação no país – semanário Expresso – Luís Freitas Lobo possui uma coluna na qual publica várias notícias semanais. Estava eu lendo tranquilamente a dita coluna quando, de repente, me deparo subitamente com o meu inesquecível craque. Eis a nota:

GENIAL

Por Luís Freitas Lobo

Nunca a imagem, antes das crenças, dominou tanto o mundo como nos nossos dias. No futebol, também. Os cabelos dos velhos jogadores dos anos 40 cobertos de brilhantina. Como um simples mortal. As madeixas e as tatuagens do presente. Como um ser supraterreno. Sinais dos tempos. Como uma entrevista radiofónica com Amy Winehouse. “Sente que o estilo do seu cabelo lhe dá atitude?”. Não responde e deixa cair o cabelo sobre o microfone. A partir daquele momento seria ele que daria as respostas. Amy faz estremecer o mundo quando canta, quando provoca, quando coloca a sua vida no abismo. Genial. Mas todos os génios viveram perto dos precipícios. Nas entrevistas, os futebolistas tentam incorporar as personagens que são no relvado. E, com isso, afastam-se dos adeptos. Ver Nani e Ronaldo a rir-se numa conferência de imprensa devolve-nos às raízes. Fizeram mais pela selecção naquele momento que todas as macambúzias operações de marketing que a rodeiam. No fundo, serem extraterrestres no relvado e simples terráqueos fora dele. Como Garrincha, que, uma tarde ao sair do campo após um grande jogo, foi interpelado por um repórter que lhe pediu em passo apressado. “Mané, por favor, apenas duas palavras finais para o microfone”. Pequena pausa. “Adeus, microfone!”, respondeu o ‘anjo das pernas tortas’.

Fonte
Expresso, 31 de Maio de 2008.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...