sábado, 27 de junho de 2009

27 de Junho

.
.
No dia 27 de Junho de 1971, no Maracanã, o Botafogo foi grosseiramente prejudicado pelo árbitro José Marçal Filho que validou ao Fluminense, a um minuto do fim do jogo da decisão, um gol ilegal de Lula que subtraiu o título de campeão estadual ao Botafogo.

Perante 142.339 pagantes o Botafogo alinhou com Ubirajara, Carlos Alberto Torres (Mura), Brito, Osmar e Paulo Henrique; Carlos Roberto e Nei Conceição; Zequinha (Paraguaio), Careca, Nilson Dias e Paulo César.

A equipa do ‘flupito’ alinhou com Felix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antonio; Silveira e Didi (Flavio); Wilton (Cafuringa), Cláudio Garcia, Ivair e Lula.

.

No dia 27 de Junho de 1999, no Maracanã, o Botafogo defrontou o Juventude pela final da Copa do Brasil e perdeu a taça porque não conseguiu fazer um gol para ser campeão.

Jogando perante 100.000 botafoguenses em delírio (re-habituados a conquistar títulos todos os anos entre 1993 e 1998, inclusive), mas com um esquema tático errado, o Botafogo não conseguiu marcar nenhum gol e o jogo terminou em 0x0 com o título conquistado pelo Juventude.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x0 Juventude
Competição: Copa do Brasil
Data: 27/06/1999
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Público: 101.581 pagantes
Renda: R$ 458.451,00
Arbitragem: António Pereira da Silva
Botafogo: Wagner, Fábio Augusto (Leandro Eugénio), Bandoch, Jorge Luiz e César Prates; Reidner e Júnior; Caio (Rodrigo), Sérgio Manoel, Zé Carlos e Bebeto (Felipe). Técnico: Gílson Nunes.
Juventude: Emerson, Marcos Teixeira, Picoli, Índio, Dênis; Roberto, Lauro (Kiko) e Flávio; Mabília (Gil Baiano), Maurílio e Márcio (Alcir). Técnico: Valmir Louruz.

Fonte
Acervo de Rui Moura

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...