domingo, 18 de outubro de 2009

Botafogo 0x1 Cruzeiro


Não farei muitos comentários ao jogo, mas quero realçar alguns aspectos evidenciados por esta equipa, que apresenta novas propostas e parece ter começado a criar um padrão de jogo.

Jefferson segurou, mais uma vez, o ataque adversário e Teco fez uma partida que justifica ser titular da equipa. Leandro Guerreiro destacou-se novamente como um elemento essencial de ligação ao meio campo e revelou-se, talvez, o melhor jogador em campo. Ao contrário, mais uma vez procurou-se Lúcio Flávio, sem sucesso, e Fahel continua a ser uma ‘brincadeira’.

O ataque botafoguense foi, em minha opinião, mal esquematizado. Excessivamente adiantado, o ataque alvinegro esteve quase sempre impedido na 1ª parte e não conseguiu recuar para apoiar o meio campo com vista a burilar melhor a bola e armar ataques mais consistentes.

Apesar da predominância do Cruzeiro, o Botafogo manteve-se persistente no ataque após tomar o gol e procurou aproveitar a vantagem de mais um jogador em campo, obrigando o Cruzeiro a jogar os últimos quinze minutos à defesa. Aliás, deve-se lamentar o erro de arbitragem ao assinalar um impedimento inexistente ao Botafogo, porque o gol do Cruzeiro concretizou-se na sequência desse erro.

Podíamos ter jogado melhor, especialmente com um ataque capaz de vir buscar a bola ao meio campo, mas perdemos num jogo normal (o erro que precedeu o gol do Cruzeiro não me pareceu intencional) e quase sempre bem jogado. A diferença deste Botafogo para a equipa que tínhamos é muito grande, especialmente no que respeita ao ‘arqueiro’, à troca de bola e ao sentido de gol.

Creio que esta equipa, que é difícil de bater, tem todas as condições para assegurar a permanência na 1ª divisão e construir-se consistentemente para 2010 – se, evidentemente, for/em dispensado/s o/s responsável/eis pelas contratações de jogadores para a temporada de 2010. E se a diretoria diminuir consideravelmente o seu nível de incompetência.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x1 Cruzeiro
Gol: Thiago Ribeiro 62'
Competição: campeonato brasileiro
Data: 18/10/2009
Local: Estádio do Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Arbitragem: Leonardo Gaciba da Silva (RS); Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS)
Cartões amarelos: Jobson, Batista (Botafogo); Marquinhos Paraná, Guerrón, Fernandinho (Cruzeiro)
Botafogo: Jefferson, Alessandro, Teco, Emerson e Diego (Rodrigo Dantas); Leandro Guerreiro, Fahel (Batista) e Lúcio Flávio; Jobson, André Lima e Victor Simões (Reinaldo). Técnico: Estevam Soares.
Cruzeiro: Fábio, Gil, Thiago Heleno e Caçapa; Jonathan, Henrique (Fabinho), Marquinhos Paraná, Leandro Lima (Fernandinho) e Diego Renan; Guerrón (Soares) e Thiago Ribeiro. Técnico: Adílson Batista.

7 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

de que adianta jogar com três atacantes sendo que só o Jóbson oferece algum risco para o rival...o Victor Simões não tem capacidade de jogar fora da área, nem dentro...o André Lima reclama, se joga e fica em impedimento o tempo inteiro...não fosse o Jéferson o Botafogo voltaria humilhado pra casa...

abraço!!!

Anónimo disse...

Rui,

Eu espero sinceramente que você esteja certo. O nosso pouco numero de vitórias(que é o critério de desmpate) me assusta e muito. Que Jefferson, Leandro Guerreiro e Jobson (talvez num esquema com 2 atacantes fique um pouco mais solto em campo,hoje ele jogou engessado no lado direito) nos salvem.

Patrick Dias

Ruy Moura disse...

É isso mesmo, Fernando. O ataque pode ter três atacantes, ma stêm que ir buscar jogo, se não servem de pouco.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Não vi essagrande penalidade, Ricardo. Talvez tenha sido durante os momentos em que vou buscar qualquer coisa mais para comer durante o jogo. Mas irei ver, mais tarde, a sua recomendada indicação.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Patrick, o ataque tem que ser alvo de nova reflexão do técnico. Creio que é difícil ganharem-nos. Mais a mais qando temos Jefferson. No empo do Manga também foi ele que nos 'salvou' mutas vezes em jogos de 0x0 e 1x0. Ontem Jefferson segurou e depois o BFR começou a jogar para conseguir empatar. Não tivemos sorte e tivemos má pontaria. E algum individualismo dos atacantes.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, amigo....estou muito preocupado! Muitíssimo preocupado...e uma derrota no domingo pode nos levar de volta à ZR4! E se voltarmos, não creio que tenhamos força para reagir mais...
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Amigo, Rodrigão, se o próprio presidente afirma que se o Botafogo descer de divisão "o mundo não acaba para mim" [leia-se: para ele], porque haverás de estar preocupado?!...

Se o presidente manifesta essa tão grande despreocupação, se o André Silva fica à espera de uma carta sobre o Jobson que não chega, se o Anderson Barros diz que é difícil contratar apesar dessa ser a sua função, preocupas-te para quê?...

Que tristeza: nós tão preocupados e eles tão despreocupados...

Mas estou menos pessimista. Acho que podemos reagir sempre se a equipa tiver o ânimo dos últimos jogos.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...