quarta-feira, 21 de outubro de 2009

22 de Outubro


1. No dia 22 de Outubro de 1904 o Botafogo realizou o seu primeiro jogo oficial de futebol e perdeu para o Athletic por 3x0.

O Botafogo alinhou com Flávio Ramos, Victor Faria e João Leal; Basílio Vianna, Octávio Werneck e Adhemaro Delamare; Norman Hime, Itamat Tavares, Álvaro Soares, Ricardo Rêgo e Carlos Bitencourt.

2. No dia 22 de Outubro de 1978 o Botafogo realizou a sua 1ª partida no estádio Mané Garrincha, vencendo a Portuguesa por 2x1, com gols de Dé e Mendonça.

O Estádio Mané Garrincha, também conhecido como Marechal Hermes, ou anteriormente, Estádio Glorioso de Marechal Hermes, é o antigo estádio de futebol do Botafogo de Futebol e Regatas no bairro de Marechal Hermes, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Antes, porém, o campo pertencia ao Sport Club União (clube fundado em 5 de Novembro de 1915, alvinegro também), atual União Futebol Clube.

O campo foi inaugurado em 1922 e reinaugurado em 1978. O Botafogo passou a realizar alguns de seus jogos como mandante em Marechal Hermes, pois havia perdido a sede de General Severiano, no bairro de Botafogo. A última partida que o Botafogo realizou no estádio foi em 20/07/1986, vencendo o Americano de Campos por 1x0.

Na década de 1990, ao recuperar General Severiano e arrendar o Estádio Caio Martins, o time profissional do Botafogo deixou de utilizar Marechal Hermes, que passou a ser a casa das divisões de base do clube. As equipes inferiores do Botafogo mandam algumas partidas no local.

Ficha técnica da reinauguração:
Botafogo 2x1 Portuguesa da Ilha
» Gols: Dé 46' e Mendonça 79' (Botafogo); Luisinho 84' (Portuguesa)
» Data: 22/10/1978
» Local: Estádio Mané Garrincha
» Público: 19.211 pagantes (renda: Cr$ 573.295,00)
» Árbitro: Élson Pessoa
» Botafogo: Zé Carlos, Perivaldo, Osmar, Renê e Ademir Vicente; Wecsley, Mendonça e Ademir Lobo; Gil (Cremílson), Luizinho Lemos (João Paulo) e Dé. Técnico: Danilo Alves.
» Portuguesa: Chico, Sérgio Roberto, Márcio, Fernando e Dori; Édson, Carlinhos (Emílio) e Jair; Zair, Luisinho e Bruno. Técnico: José Storino.

3. No dia 22 de Outubro de 1995 o Botafogo venceu o Sport por 2x1 durante a campanha vitoriosa do futuro campeão brasileiro daquele ano, com gols de Sérgio Manoel (2).

A equipa alinhou com Wagner, Wilson Goiano, Wilson Gottardo; Gonçalves e André Silva; Jamir, Moisés, Beto (Marcelo Alves) e Sérgio Manoel; Donizete e Túlio.

Fontes
Acervo e pesquisa de Mauro Axlace
Acervo e pesquisa de Rui Moura

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...