segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Campeão dos empates…


Não vi nem ouvi o jogo porque estava em trabalho a 300 quilómetros de casa. Pelas leituras também não entendi suficientemente como decorreu o jogo. Alguém me pode fazer uma breve síntese do que ocorreu?... Como é que o Victor Simões conseguiu fazer dois gols num só jogo?!... E foi uma cena bonita aquela gente toda no estádio?...

O perigo ainda ronda… O Cruzeiro está em crescimento, mas convirá pontuar em Minas Gerais…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 Avaí
Gols: Victor Simões 63’ e 78’ (Botafogo); Emerson 37’ e William 44’
Competição: campeonato brasileiro
Data: 12/10/2009
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 33.641 pagantes
Renda: R$ 320.470,00.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO); Altemir Hausmann (RS) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões amarelos: Caio e Ferdinando (Avaí); Leandro Guerreiro e Juninho (Botafogo)
Cartão vermelho: William (Avaí); Juninho (Botafogo)
Botafogo: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego (Renato); Leandro Guerreiro, Léo Silva (Victor Simões), Lúcio Flávio e Reinaldo (Reinaldo); Jobson e André Lima. Técnico: Estevam Soares.
Avaí: Eduardo Martini, Augusto, Rafael e Emerson; Luís Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Caio (Marcus Vinícius), Assis (Fabinho Capixaba) e Uendel; William. Técnico: Silas.

13 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

claro amigo Rui...

o Botafogo começou bem a partida, buscando o ataque, mas sem o capricho da partida contra o Atlético...o Avaí que de bobo não tem nada, se posicinou bem, esperando pelos contra ataques, embora seu primeiro gol tenha saído de uma bola parada em que nossa defesa nada fez; após bate e rebate na área, nossa zagueiro Welington vacilou e deixou a bola para Willian ampliar o marcador...

ono segundo tempo o time pressionou mas estava com dificuldades para organizr um ataque proveitoso, até que em uma bola alçada na área, Juninho ajeitou para o Victor Simões arrematar com força para as redes; o time inteiro foi na pressão e de tanto insistir, acabou beneficiado por um erro do goleiro adversário, que soltou a bola nos pés de Victor Simões, que só teve o trabalho de empurrar pro gol....em suma foi um bom segundo tempo, mas nossa defesa mostrou novamente não estar pronta para encarar um ataque eficiente...mas pelas circunstâncias, o empate acabou sendo um bom resultado...

grande abraço!!!

Roma disse...

Dia das crianças, feriadão, clima agradável, jogo do Bota contra o Avaí... e lá foram milhares de pais a levar a garotada para o Engenhão.

Bêbes de colo aqui, menininhos com cornetinhas acolá, vovós com netinhos mascarados de Biriba... famílias inteiras reunidas com bandeiras alvinegras e mais um monte de gente do lado de fora gritando mamãe eu quero... ENTRAR!

Cenário perfeito pra debutar muita meninada que lá deve ter comparecido pela primeira vez... mas também, como todo bom botafoguense sabe, pra ficar com a pulga alvinegra atrás da orelha.

E foi exatamente ela que já estava pedindo pra ter cuidado com a bola traiçoeira que a qualquer momento poderia dar o ar da sua graça e balançar as nossas redes... E assim foi, digo foram: dois a zero no primeiro tempo pra deixar calado qualquer pestinha mais tagarela do estádio.

Mas a criançada não liga assim... e preferiu comer pipoca, geneal e refrigerante a vaiar a equipe na saída de campo como fizeram os adultos que "entendem" de futebol, pois (somente) elas acham que tudo pode mudar.

O relógio já marcava 33 min do segundo tempo quando a infanto-profecia materializou-se lá embaixo com o gol de empate.

Dali em diante estaria decretado o resultado final... e, convenhamos, estavam assim vacinadas as crianças alvinegras que lá estiveram pela primeira vez... com a tradicional dose de sofrimento pra que fiquem imunes quando crescerem, assim como os adultos que, ao final, aplaudiram todo mundo, talvez em consideração à otimista criançada.

Ah, o jogo! Bem, o VS tratou de chutar em gol as duas bolas que profeticamente cairam em seus pés dentro da área. Nada que nenhuma das crianças do estádio não conseguisse fazer do mesmo jeito...

Ruy Moura disse...

Obrigado, Fernando. Continuo a pensar que a nossa defesa precisa ser toda substituída. A inconsistência pode sempre surgir a qualquer momento e isso tem-nos sido fatal - inclusive nas decisões.

E os lançamentos longos no ataque?... E as mudanças súbitas de flanco?.. Não ocorreram como os dois últimos jogos?...

E o VS estava lá?!?!?!... Em cima do gol?!?!?!?... Que espanto...

Uma nota: creio que o empate não é um resultado mau face ao que o Avaí vem fazendo no campeonato. É mau para nós neste momento, mas não no conjunto de um campeonato em que o Avaí se mostrou sempre soberbo desde que iniciou a sua arrancada da zona de rebaixamento.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Que grande complemento ao comentário do Fernando, Roma! Essa narração fez-me estar no estádio por uns felizes momentos. Obrigado por esses instantes.

É notável a sua observação acerca dos botafoguenses adultos e mirins: "com a tradicional dose de sofrimento pra que fiquem imunes quando crescerem". E asssim temos mais um perfeito recrutamento de botafoguenses devidamente perfilados para as 'desgraças' do futuro. Temos meninada para a adultez!!!... (rs)

Abração Glorioso!

Anónimo disse...

Ruy não irei comentar o jogo, mas sim a presença desta torcida louca e maravilhosa que é a do Botafogo.Estava lá eu e meus sucessores, coisa linda uma onda de paixão que eses dirigentes jamais saberão interpretar por total amadorismo.Tenho muito,mas muito orgulho de ter nascido alvinegro e ter uma torcida louca,desvairada,apaixonada,antusiasta e perfeitamente consciente do seu papel.Ao final aplaudiu com galhardia e felicidade os esforços de nossos jogadores que se tática e tecnicamente não foram bem, não lhes faltou garra e hombridade para honrar o manto sagrado.Sai com a alma lavada como a muito não saia de um estádio.Que a torcida continue a fazer o seu papel e lote o engenhão contra os mulambos pois a torcida irá tirar nosso glorioso desta

SAUDAÇÕESALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Álan leite disse...

Rui,

Foi lindíssima a festa da torcida, que embora tratada como GADO por estes Senhores que dizem administrar o BFR, não se entregou e jogou junto com o time.

SAN!!!!!!

Ruy Moura disse...

Oi, Marco! Botafoguense sempre foi assim mesmo: louco, desvairado, apaixonado, entusiasta. Já desde os primeiros anos do século XX. Publiquei um artigo, citando jornais da época, que mostra isso mesmo. Vão do céu ao inferno. São temíveis os botafoguenses! Não há urubu que lhes chegue!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É verdade, Álan, parece que as opiniões são unânimes quanto à confsão estabelecida pelos incompetentes que deviam gerir o Engenhão. Colocam ingressos mais baratos para encher e fazer festa e depois tratam as pessoas como animais. É absurdo o que se passa na gestão do Botafogo! É que parece não haver domínio onde a nossa incompetência não impere. Que tristeza! O presidente não vê nada disso?... Não chama a atenção aos responsáveis?...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Muita coisa tem que mudar!
É imperativo a força do nosso Botafogo! Contudo precisam tratá-lo com mais respeito, a Instituição Botafogo e seus apaixonados torcedores!
Eu e meu filhão de 12 anos acompanhamos esse clube onde podemos. Moramos em Niterói e tivemos na semana passada no Caio Martins acompanhando até os times de base jogarem. Ontem fomos é claro e saimos satisfeitos pela garra e vontade principalmente no 2º tempo e pela festa que a torcida fez.
Creio que nossa luta é contra o Sto. André, e temos a certeza de nos mantermos na 1ª divisão ano que vem. Só que isso é muito pouco para nossas tradições! Não temos que ficar torcendo p não cair, disputar SulAmericana, não! Queremos títulos de expressão!
Prá isso precisamos de cabeças pensantes, que saibam gerir nosso clube, que façam-o crescer e infelizmente não temos isso ainda.
Precisamos de dirigentes xiitas pelo Fogão! Que se imponham diante da imprensa, dos adversários, de tudo e todos em nome da Estrêla Solitária.
Precisamos massificar o nome Botafogo! Precisamos escolinhas, precisamos que nossos atletas das categorias de baixo e esportes amadores saibam cantar nosso hino!
Niterói é um exemplo. A 2a. maior torcida do Município sem dúvida. Andem nas ruas aqui e contem camisas de clubes de futebol! Páreo a páreo com a mulambada!
Mas... Caio Martins ocioso, sem escolinhas p as inúmeras crianças inclusive meu filho! O Engenhão pessimamente utilizado, enfim tudo para afastar nosso torcedor e nossos corações alvinegros.
Que tenhamos dias melhores, times melhores, torcidas organizadas melhores! Mas sempre Botafogo, conte comigo!

Ruy Moura disse...

Meu amigo 'anónimo', eu assino embaixo tudo o que escreveu. O que mais me espanta é que com uma torcida dessas os nossos dirigentes só saibam estraçalhar o nosso património imaterial, em vez de uni-lo. Quem une, ganha, quem desune, perde. Será que não têm inteligência para perceber isso?... Nem seria preciso ser xiita, mas, apenas, inteligente...

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Rui. Sem comentar o jogo pois vi pela TV - estou mais ou menos a 1.500 Km do Rio- creio que ganhamos um ponto. Poderiam ser tres sem dúvida. Mas um ponto nos fez ter uma rodada inteira à frente do Santo André e Náutico que também jogarão fora de casa. Abração. Loris.

Ruy Moura disse...

É pouco, Loris, mas já é mais do que tínhamos. Com cabeça podemos chegar ao 14º lugar. Esperemos que a equipa agora não baixe mais os braços e honre a camisa.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Alô!

Vou tentar mudar o regulamento: o clube que obtiver o maior números de empates será o campeão, que tal?
Não faça isto, pega mal, hein?

Em 1907, tentaram fazer isto depois que começou o campeonato. Só que foi de jogo extra para média de gols, que tal?

Veja o item de desempate que tentaram mudar em 1907:
caso haja empate de pontos no final, jogar-se-á um match de desempate; se ainda não ficar decidido, jogar-se-á outro match, o que sendo ainda empate, será continuado por tempo indeterminado até ser marcado o primeiro goal.

Antônio Pinto e cia soltaram os cachorros na assembleia da Liga. Disse poucas e boas.

Dizem os periódicos que os tricolores efiaram o rabinho entre as pernas e se mandaram da Liga.

Saudações esportivas

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...