quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Moraes foi muito amado!

.
Crédito da foto: Cesar Oliveira.

[Esta nota escrita pelo meu querido amigo Cesar Oliveira foi um comentário deixado no artigo que publiquei reverenciando o craque Octávio Moraes. Destaco-o como artigo para que todos possam saber algo mais sobre o apoio prestado a Moraes nos seus últimos dias entre nós. Quero apenas acrescentar que o meu amor ao Botafogo não se faz apenas à distância, como diz o meu amigo César. Na verdade, nos últimos anos, assisti a mais jogos do Botafogo do que, provavelmente, a maioria dos botafoguenses que não residem no Rio de Janeiro e áreas limítrofes. Lembro que fui expressamente à inauguração do Engenhão no jogo contra o River Plate e ao Maracanã e fui às finais da Taça Rio e Campeonato Carioca deste ano; tenho todos os livros sobre o Botafogo, que adquiro ao Cesar quando vou ao Rio, e camisas atualizadas; e já convivi com dezenas de botafoguenses ao vivo nos últimos anos – em almoços e jantares, em General Severiano e nos estádios.]

Rui, como vai? O Mundo Botafogo é, com certeza, o que melhor existe para ler sobre o Botafogo na internet. Ninguém chega perto do que você faz, e me congratulo com você, pela qualidade e demonstração de amor à distância.

Estive ontem no velório do Octávio, não quis ficar para o enterro, mas conheci o filho Genaro e as belas filhas do nosso craque. Foi legal ver que todo o esforço do Botafogo FR (através do Maurício Assumpção, do Mantuano, do Márcio), dos Drs. Humberto Cottas (nosso parceiro Botafoguense) e Luiz Fernando (médico oficial do BFR), do CA Montenegro e do Manoel Renha, e do Ricardo Rottenberg, que conseguiu a vaga na UTI do Miguel Couto que proporcionou ao nosso craque a dignidade que ele merecia em suas últimas semanas de vida.

O Botafogo pagou as despesas do enterro, trouxe a filha Jill de Floripa para a cerimônia e mandou um bandeirão enorme para cobrir o corpo do Octávio. Segundo me contou a filha Ivy, depois, por telefone, a família ficou reconfortada pela fantástica demonstração de amor ao craque.

Muitas pessoas compareceram, jogadores, diretores e torcedores Ele queria que se tocasse Billie Holliday ou Chet Baker durante o velório. Tentei achar o Victor Biglione para cumprir o desejo do craque, mas o telefone que tenho dele não atendeu.

O Genaro, que jogou vôlei no Botafogo com o Bebeto, me disse que passear com o velho por Copacabana era um sucesso, porque ele era parado a cada dez passos por torcedores botafoguenses que lhe agradeciam o título de 1948. E o Pedro Varanda, o mais importante estatístico da história do clube, mandou dizer que Octávio protagonizou o primeiro gol de bicicleta do Botafogo, ele que adorava essa jogada. Saudações Botafoguenses!
.
Foto: Cesar Oliveira

3 comentários:

LivrosdeFutebol disse...

Rui:
Não quis desmerecer sua "botafoguidade" pela distância, longe de mim. E eu, como tantos outros, sei do muito que vc participa da vida do Botafogo, inclusive vindo ao Rio, nas suas férias, para ver as finais de Botafogo x Flamengo, quando tomamos umas e outras em Vila Isabel.
Abração,
Cesar

LivrosdeFutebol disse...

E mais: a foto do Octávio, que ilustra este post, é do seu amigo aqui, que a produziu em 2005, quando Roberto Porto e eu visitamos o craque em seu apartamento de Copacabana. Levamos a camisa, que presenteamos a ele. Olha a alegria dele ao vestir "A Gloriosa"...

Ruy Moura disse...

Rsrsrs... Eu sei muito bem que não quiseste desmerecer coisa nenhuma, meu amigo. Somente quis reforçar que no mundo de hoje não perto nem longe - vivemos um mundo quase instantâneo. Quase todos os meses estou em diferente spontos do mundo - de férias ou em trabalho. E a Internet faz-nos estar presentes sempre, participando da vida do nosso clube das mais diversas formas.

Não sabia que a foto era tua, mas vou dar o crédito respectivo!... rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...