sábado, 3 de outubro de 2009

Os títulos ‘esquecidos’ do voleibol botafoguense

.
por Claudio Marinho Falcão
escrito para o Mundo Botafogo

Faz algum tempo – creio que foi em 2007 – que dirigi uma mensagem eletrônica ao sítio oficial da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro, indagando sobre os títulos que o Botafogo conquistara no voleibol adulto nas décadas de 1930, 1940 e 1950, os quais não são considerados na relação dos campeões estaduais do Rio de Janeiro no referido sítio. Não obtive qualquer resposta.

Refiro-me aos campeonatos cariocas femininos adultos de 1939, 1940 (estes, antes da fusão do Botafogo de Futebol com o Botafogo de Regatas), 1946, 1947, 1948 e 1950.

Pesquisando na revista Botafogo, ‘boletim interno’ do nosso clube, cujo primeiro número circulou em maio de 1940, portanto vinculado inicialmente ao Botafogo F.C., consegui êxito na localização de noticiário sobre alguns dos títulos referidos.


Na foto apresenta-se o quadro do Botafogo, campeão feminino de voleibol em 1939 (primeiro campeonato promovido pela então F.M.V. – Federação Metropolitana de Volleyball), que precedeu o bicampeonato de 1940.

Em 1940 o quadro feminino do Botafogo conquistava, pela segunda vez consecutiva, o título de campeão carioca adulto. A única derrota sofrida pela nossa agremiação principal ocorreu, vejam só, exatamente em uma partida contra o quadro ‘B’ do próprio clube! As nossas atletas bicampeãs foram: sra. Teda Spinola e srtas. Doli Studfield, Henriette Vinhais, Yvette Mariz, Lúcia Vinhais, Zélia Cavalcanti, Iolanda Carvalho e Maria José Saroldi.

Com relação a 1946, esta foi a campanha alvinegra: BFR x Fluminense (2x0 e 2x0), BFR x Tabajara (2x0 e 1x2), BFR x Tijuca (2x0 e 2x0) e BFR x Tabajara (desempate: 2x1, 1x2 e 2x1). Yvette Mariz, Irany Pereira da Costa e Romacild Maria Roma estiveram presentes em todas estas partidas, completando a equipe base Elsa, Raquel e Margarida (segundo Alceu Mendes de Oliveira Castro).


Comandadas pelo eficiente técnico Zoulo Rabelo, as moças do ‘Glorioso’ sagraram-se em 1947 bicampeãs cariocas (elenco bicampeão na foto acima), com esta campanha invicta: BFR x Flamengo (2x0 e 2x0), BFR x Fluminense (2x0 e 2x0), BFR x Tijuca (2x0 e W.O.) e BFR x Tabajara (2x1 e 2x0). Participaram do certame, sendo bicampeãs as sete primeiras: Romacild Maria Roma e Irany Pereira da Costa (7 partidas), Yvette Mariz e Raquel Iracy Leal Ferreira (5 partidas), Otília Joaquina Machado, Maria da Penha Leal Ferreira e Zelma Alexandre Maluf (1 partida), Acyr Teillon Falcão e Pequenina de Azevedo (7 partidas), Tereza S. Mascarenhas e Tereza de Jesus Batista Avelar.


O tricampeonato em 1948 (elenco tricampeão na foto acima) deu-se com a seguinte campanha invicta: BFR x Tijuca (2x1 e 2x1), BFR x Flamengo (2x0 e 2x0) e BFR x Fluminense (2x0 e 2x1). Atuaram: Irany Pereira da Costa, Margarida Tereza Nunes Leite, Romacild Maria Roma e Yvette Mariz (6 partidas), Mana, Tereza de Jesus, Yvone e Carminha (3 partidas), Aída (2 partidas) e Osvaldira Pimentel Nogueira e Bado (1 partida). Em julho do mesmo ano tivemos cinco de nossas atletas campeãs cariocas participando do campeonato brasileiro de seleções, conquistado pelo Rio de Janeiro, então Distrito Federal, sendo Romacild, Yvette (na foto abaixo) e Irany como efetivas e Margarida e Terezinha como suplentes.


Infelizmente a revista Botafogo sofreu uma interrupção em sua circulação, visto que o exemplar de n° 92 corresponde a maio de 1950 e o de n° 93 a junho de 1952, o que nos impediu de colher os dados relativos à vitoriosa campanha de 1950. No entanto, segundo Alceu Mendes de Oliveira Castro, participaram desta conquista as seguintes atletas: Yvette, Romacild, Yvone, Nívea, Norma, Acyr, Irany, Ludy, Margarida, Osvaldira, Suzete, Dircy e Romilda. Segue adiante a imagem da medalha conferida às nossas campeãs por ocasião daquele título.

A multi-atleta Margarida Tereza Nunes Leite, a ‘Margot’, depois Margarida Tereza Nunes da Cunha Menezes, ou, simplesmente a profª. Margarida, recebeu, em 1948, a láurea de emérita do Botafogo de Futebol e Regatas e, em 1959, as de emérita da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro e de benemérita do Glorioso Botafogo, emprestando mais tarde seu nome a uma das quadras do complexo esportivo de General Severiano (imagem abaixo).


E em 1960, a também multi-atleta profa. Yvette Mariz, bem como Romacild Maria Roma, eméritas do BFR desde 1948, igualmente recebiam a distinção de eméritas da nossa Federação de Voleibol, tendo Romacild, em 1979, já então esposa de José Carneiro Felippe Filho, recebido a honraria de benemérita do Clube Alvinegro.

Nota: com exceção das imagens correspondentes à medalha de campeão de 1950, cujo exemplar pertence ao nosso acervo, todas as outras foram digitalizadas de diferentes edições da revista Botafogo.

Rio de Janeiro, setembro de 2009.

7 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

parabéns pela pesquisa amigo Rui...

domingo vamos torcer por um bom resultado diante do Goías, o que serve de consolo para nós, é que nossas melhores atuações recentementes, foram todas na condição de visitante...precisamos de reabilitação já!!!

grande abraço!!

Ruy Moura disse...

Um ponto não seria mau de todo se depois cumprissemos as nossa sobrigações no Engenhão na srodadas seguintes. O problema é que no Engenhão parece que há mau-olhado...

Será que nem a nova estátua do Nilton Santos os anima a honrarem o nosso passado?...

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

Falcão, mais uma vez, parabéns pela matéria sobre o Botafogo e neste caso o volei. A pesquisa, seja sua ou de quem for, é sempre importante para a manutenção do espírito do torcedor e do site. Você sabe que sou flamenguista mas mantenho a visita no site, para ver tuas matérias, que são muito boas. Parabéns também pelo resultado significativo de hoje, contra o Góias (3x1), na casa deles, e colocando a turma "bambi" do Flu, para a 2a. divisão, que é o lugar deles. Abraços amigos, Eduardo.

Ruy Moura disse...

Permito-me discordar que o lugar do Flamengo seja na 2ª divisão. Urubus são, mas não merecem tanta desconsideração...

Viva o Botafogo!

Claudio Falcão disse...

Olá, Ruy.
O amigo Eduardo é rubro-negro, ou seja, o clube que ele acha que deveria cair para a 2a. divisão não é o Fla, mas sim o Flu..., aquele que galgou a 1a. divisão em 2000, vindo da 3a. divisão, sem ter passado pela 2a.
Abraço do
Claudio

Ruy Moura disse...

Pois é, Claudio. Continuo a discordar que o lugar do Flamengo seja na 2ª divisão... [Entendeu a observação?!... Ou não?!...]

Abraços Gloriosos!

Andréa Fernandes disse...

Boa tarde !
Vc sabe se o Botafogo foi o campeão carioca de voleibol em 1949? Em 1950, foi o Tijuca. Abç, Andréa Fernandes

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...