terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Gol de Jairzinho

.

por Eduardo Galeano

Foi no Mundial de 1970. Brasil enfrentava à Inglaterra. Tostão recebeu a bola de Paulo César e escorreu até onde podia. Encontrou a toda a Inglaterra grudada na área. Até a rainha estava ali. Tostão enganou a um, a outro e a outro mais, e passou a bola a Pelé.

Outros três jogadores afogaram-no no ato: Pelé simulou que seguia viagem e os três rivais se foram como loucos, mas apertou o freio, girou e deixou a bola nos pés de Jairzinho, que lá vinha.

Jairzinho havia aprendido a desmarcar-se quando tentava a vida na periferia mais dura do Rio de Janeiro: saiu disparado como uma bala negra, esquivou a um inglês e a bola, bala branca, atravessou a meta do arqueiro Banks. Foi o gol da vitória. A passo de festa, o ataque brasileiro havia tirado de cima sete algozes. E a cidadela de aço havia sido derretida por aquele vento quente que veio do sul.

Fonte
http://www.contrapie.com/vercronicas.asp?ID=491&idioma=3
[in Eduardo Galeano, Fútbol a sol y sombra, Ediciones del Chanchito, Montevideo, 1995]
.
***
FICHA TÉCNICA
Brasil 1x0 Inglaterra
» Gol: Jairzinho 60’
» Competição: Copa do Mundo de 1970
» Data: 07/06/1970
» Local: Estádio Jalisco (Guadalajara, México)
» Arbitragem: Abraham Klein (Israel); Arturo Yamazaki (México) e Roger Machin (France)
» Cartão amarelo: Francis Lee (Inglaterra)
» Público: 66.843 pessoas
» Brasil: Félix; Brito, Piazza, Carlos Alberto Torres e Everaldo; Clodoaldo e Paulo Cesar Lima (Botafogo); Jairzinho (Botafogo), Tostão, Pelé e Rivelino. Também jogou Roberto Miranda (Botafogo). Técnico: Mário Zagallo.
» Inglaterra: Gordon Banks; Terry Cooper, Brian Labone, Bobby Moore e Tommy Wright; Alan Mullery e Alan Ball; Bobby Charlton, Francis Lee, Geoff Hurst e Martin Peters. Também jogaram: Colin Bell e Jeff Astle. Técnico: Alf Ramsey.

Fonte
Acervo e pesquisa de Rui Moura

8 comentários:

ITALO disse...

Hoje a Estrela Solitária do nosso Glorioso é apenas o símbolo maior. Veja o time do Brasil e conte quantos jogadores do Botafogo nele atuavamn. Façamos uma corrente para que esse símbolo também não seja colocada na vitrine, como num supercado, para à venda, pois o Botafogo é o time dos empresários para colocar e vender a sua mercadoria: o homem, jogador de futebol. Por que também não vendem dirigentes? Sociedade também se desfazseja amigavelmente ou judicialmente. Ítalo.

Gil disse...

Rui,

É simplesmente maravilhoso termos as nossas lembranças!
Particularmente adoro. Viajo no tempo e retorno naqueles momentos magníficos! Essa mensagem foi uma delas!
Lembrei-me de tudo (casa, primeira transmissão ao vivo e a cores, entes queridos,...) e os momentos de felicidade. Primeiro pela vitória e pelo GOL DE UM DOS NOSSOS GLORIOSOS BOTAFOGUENSES.
Na época mais dura da ditadura (anos 70), em que éramos doutrinados e obrigados a amar o que os militares queriam e não a própria PÁTRIA, ficava me questionando se era diferente dos outros e se estava errado. Com treze anos e em plena copa eu queria é que todos os gols do Brasil fossem dos jogadores do nosso GLORIOSO BOTAFOGO.
A minha PÁTRIA era BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS DE GENERAL SEVERIANO e não o Brasil!
Lembro-me que alguns parentes e pessoas próximas que me davam bronca, pois vibrava mais com os “NOSSOS GOLS” é sempre dizia ELE É DO BOTAFOGO!
Ao final dos jogos era festa, carnaval! Todos iam para as ruas comemorar e eu saia enrolado em uma bandeira do nosso BOTAFOGO (a primeira que ganhei da minha mãe) como se fosse o mais importante da festa e procurava naquela multidão por outro igual. Quando encontrava dávamos um riso sarcástico. Algo como: ELES FESTEJAM PELOS NOSSOS. Quando passava algum torcedor mais velho e BOTAFOGUENSE escutava algo como: ESSE SABE O QUE É BOM DESDE CRIANÇA! Nessa hora enchia o peito de felicidade. Ficava com o peito mais estufado ou estofado de sofá novo.

Que saudades e fico triste pelo nosso futuro com os atuais dirigentes! Dificilmente as crianças e jovens de hoje terão essas lembranças.

Abraços e mais uma vez OBRIGADAÇO por essas maravilhosas recordações!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Ítalo, o pior do Botafogo neste momento é o Anderson Barros e o Eduardo Uran.

Quando será que percebemos que face ao ainda subdesenvolvimento da mentalidade clubista teremos que contar apenas com dirigentes botafoguenses e não com gente agregada emocionalmente a outros clubes?...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Gil, que mente e que coração cheios de Botafogo! O que dizes sensibiliza qualquer botafoguense.

Ainda hoje, por muitos títulos continentais e mundiais que ganhássemos, creio que nunca chegaria a sentir a emoção daquele Gloriosos Botafogo! É porque aquilo era 'gente grande' a jogar com coração de 'meninos'. Era puro gozo, puro êxtase. Nunca mais o futebol, será como era, e o que eu assisti no Maracanã foi 'apenas' ver jogar os melhores artistas do mundo: Garrincha, Nilton Santos, Didi, Quarentinha, Amarildo, Zagallo, Manga, Jairzinho, Gerson, Paulo César Caju, Roberto Miranda; até mesmo Ayrton, Rildo, Sicupira, Ferreti, Parada e tantos outros.

É indescritível, meu amigo! Indescritível!

Às vezes nem me apetece comentar as tropelias 'qualitativas' do nosso Botafogo, e até mesmo as parcas alegrias 'quantitativas' das conquistas, porque me lembro daquele tempo de futebol a sério, com jogadores a sério e treinadores a sério. Sinceramente, meu amigo, o que tem passado pelo Botafogo não tem sido nem jogadores a sério, nem treinadores a sério, nem dirigentes a sério.

Mas ninguém arrancará o prazer intenso das nossas memórias eternas, eleitas entre as memórias do mundo com mais conteúdo e riqueza.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

AMIGO RUY COM CERTEZA O GOL QUE MAIS VIBREI EM TODAS AS COPAS QUE OUVI E ASSISTI EM MINHA VIDA - ERA UM JOGO TENSO, A COPA DE 66 ESTAVA INTALADA NA GARGANTA, OS INGLESES CHEIO DE FRESCURAS, LEMBRO QUE ATÉ ÁGUA LEVARAM PARA NÃO BEBER NO MÉXICO - COM CERTEZA FOI UMA FINAL ANTECIPADA, A JOGADA DE TOSTÃO DESBRAVADORA, A MALÍCIA DE PELÉ E A BOMBA DE JAIRZINHO,TANTO QUE A FOTO DE COMEMORAÇÃO DO GOL FOI UMA DAS MAIS VISTAS NA COPA DOO MUNDO - SAUDADES DE UM BOM FUTEBOL,DE UMA BOA SELEÇÃO E DE UM BOM BOTAFOGO - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Exatamente, Marcos! Saudades de um bom futebol, de um bom Botafogo e de uma boa Seleção!...

Este futebol não presta... Tirando o futebol de uma dúzia de clubes endinheirados em toda o mundo, o resto é 'FOItebol'...

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Caro amigo Rui. Muito triste ler comentários tão sinceros como os daqui. FOItebol é o termo que representa o que é o futebol de hoje. Deixou de ser profissão agregada a lazer para ser apenas forma de ascensão econômica de jogadores e infelizmente pela Lei Pelé ascensão econômica de quem não deveria participar do show, isto é, os empresários. A Lei Pelé que deveria libertar os atletas os enclausurou mais ainda, pois não conseguem escolher o que é de vital importância para a felicidade humana: exercer uma profissão aliada ao prazer de exercitá-la no local em que o ator se sente feliz. E neste sentido admirei o que o atleta Adriano do Flamengo fez. Voltou para exercer a profissão onde poderia ser mais feliz. Infelizmente isto está cada vez mais raro. Antes da Lei Pelé os jogadores não podiam escolher onde trabalhar. Agora continuam não podendo escolher pois os empresários "determinam" onde eles devem trabalhar. No meio de todas estas falcatruas estamos nós, ingênuos torcedores, forjados em uma época em que o amor aos símbolos (no nosso caso nossas cores, nosso escudo, etc...)era como amar a pátria -hoje nossa pátria deveria ser o Planeta Terra-.Tudo isto acabou. Como não existe espetáculo sem audência e como o futebol como espetáulo já acabou acabará também como valor econômico. No futuro não haverá mais audiência para os atletas. Vai demorar, como demoraram a acabar as arenas romanas dos gladiadores. Haverá um tempo em que a competição dará lugar a cooperação e então as formas de lazer serão outras. Triste constatação mas o processo já começou. Feliz ano novo a todos do mundo botafogo. Loris

Ruy Moura disse...

Loris, eu diria que esse é um comentário 'tristemente lúcido'. Em toda a minha vida fui assertivo e enfrentei o que tinha que enfrentar, por isso não minto. Mas àas vezes não digo tudo, obviamente. Neste espaço também não digo sempre tudo, até porque os leitores também têm o seu espaço. Quero com isto dizer que o Loris avançou um pouco mais ainda do que eu penso: o futebol é uma espécie de espetáculo romano em decadência. Naturalmente, quando se atinge o cume das coisas, a sequência só pode ser manter ou decair. Neste momento da vitória esmagadora do futebol sobre todos os desportos, o seu processo de dissolução já começou, sim. Poucos o veem, como o Loris e eu, mas já começou. O futebol acompanha o tsunami neoliberal, e os crash's não s efarão esperar. Em todas as Eras o poder absoluto e despótico das vitórias esmagadoras termina numa implosão. O futebol acabará por ser o seu próprio coveiro pelo excesso materialista que tomou conta dele. A graça e a arte do futebol estão na fila para peça de museu... Mas, claro, quase ninguém acredita nisto. Outros desportos verão (novamente talvez) a luz do dia...

Se o 'fazer' mudou tão radicalmente na nossa sociedade, porque razão o 'lazer' não mudará radicalmente na sociedade futura?... Mudará. O problema é mudar pela crise e pela extinção, e não pelo processo de desenvolvimento natural.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...