domingo, 17 de outubro de 2010

BFR 0x0 FFC

.

O Botafogo é o clube que mais empatou no campeonato brasileiro de 2004 a 2010 e estabeleceu a maior sequência de empates da sua história. Excerto de um artigo anteriormente publicado no blogue:

“Já contei do meu primo Nilo, aquele que morreu por causa de seu amor ao Botafogo: bebia para comemorar quando o Botafogo ganhava, bebia para apagar a tristeza quando o Botafogo perdia. Mas, de repente, me veio uma situação para a qual não encontrei resposta: e quando o Botafogo empatava, o que é que o Nilo fazia?

Depois de muito meditar conclui que, quando o Botafogo empatava, o Nilo bebia dobrado, porque não existe coisa mais chata que jogo que termina empatado. Jogo empatado é feito transa não consumada, os dois na cama, uma coisa emocionante tem de acontecer, os dois se esfregam, o tempo todo, pelejando para ver se pinta alguma emoção, mas tudo é inútil pedindo desculpas ao outro, sem saber o que dizer e fazer. O jeito é beber...” (autoria de Rubem Alves, Doutor em Filosofia)

[PS: A propósito, alguém sabe explicar o que tem andado a fazer Joel Santana nas últimas semanas?...]

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x0 Fluminense
» Gols: -
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 17.10.2010
» Local: Estádio Olímpico João Havelange
» Arbitragem: Djalma Beltrami (RJ); assistentes: Dibert Moises (RJ) e Ediney Mascarenhas (RJ)
» Disciplina: cartões amarelos – Jóbson, Marcelo Mattos, Antonio Carlos, Caio e Edno(Botafogo); Mariano e Leandro Euzébio (Fluminense)
» Botafogo: Jéfferson; Antônio Carlos (Danny Morais), Danny Morais e Márcio Rosário; Alessandro (Caio), Leandro Guerreiro, Somália, Lúcio Flávio (Edno) e Marcelo Cordeiro; Jobson e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Fluminense: Rafael; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Diguinho (Valência), Marquinho (Júlio César) e Darío Conca; Emerson (Rodriguinho) e Washington. Técnico: Muricy Ramalho.

17 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Rui, não existe resposta para o seu "ps"!
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rui. Sei o que o JS tem feito. Revisão da sua prancheta. Loris

Ruy Moura disse...

Depositei tantas esperanças em ti, Rodrigo! Afinal nem tu sabes... Vamos ler o que o Loris diz...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Loris! Obrigado! Eu sabia que ele estaria fazendo algo! Eu sabia! - e é para o livro de (des)memórias ou sai em cinemascope?...

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

Não, mas eu sei o que o Beltrami fez nos minutos finais.

Me dedicarei a qualquer outra coisa, menos esperar que o futebol tenha solução.

Não se pode sofrer falta, não se pode cair dentro da área, não se pode ser Botafogo, não se pode ser nada que não queira a pessoa do juiz de futebol.

Imagino o que Loco Abreu deve estar pensando do futebol do Brasil. Será que passou na cabeça dele que iria enfrentar uma máfia de árbitros que querem ser mais que os próprios jogadores?

Por que não contratam o Beltrami para ir apitar na Europa? Ele deve se achar um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, por que não? É ele quem decide todos os jogos que apita, 100% de aproveitamento.

Não me interessa mais saber o que Joel anda fazendo, os jogadores andam fazendo, os jornalistas andam falando, nada mais...

O futebol está morrendo com essa "nova" arbitragem que está cada vez mais cheia de si, quando deram a eles a "autonomia" de marcar o que eles "acham" que é falta.

A porrada está comendo faz tempo, e ainda me vem um imbecil que não lembro quem foi, se não me engano no ESPN, a umas duas semanas atrás, querer encontrar uma desculpa para as lesões que acontecem em demasia, e me dizer que é a velocidade do futebol.

O futebol está mais veloz, Rui, não é a violência desnecessária dos adversários, que no entender da arbitragem é "ceninha de cinema" do jogador que saiu de campo direto pro hospital, opera e volta só ano que vem.

O futebol já acabou. A magia foi embora. Mudem o nome do esporte para WhistleBall. Criem um campeonato onde o juiz ganha 1 ponto por falta não marcada, 2 por impedimento inexistente, 3 por pênalti fora da área, 4 por inversões de falta e 10 pontos para o cidadão de apito na boca que conseguir tirar do campo a maior quantidade de jogadores contundidos sem nem sequer marcar falta.

Ao final da rodada o melhor árbitro irá aparecer no Fantástico da Globo, a provável mentora da falência do futebol, por motivos óbvios, e pedir a música.

Triste fim, triste fim...

SA (Saudações Alvinegras?? Não, SA de Socorro, Ajudem-nos!)

Axlace

Leonel disse...

Rui, o seu "PS" foi na medida! Era isto que eu perguntava ao meu compadre ontem, enquanto assistiamos àquele festival de desacertos. Um jogo horrível! Flu e Botafogo disputando quem errava mais, aquela figurinha carimbada fazendo o papel de sempre no apito (como é que pode?), e o Joel parecia cataléptico, ausente!
Apesar dos desfalques que atingiram a equipe, com uma semana para treinar, como é que se passa um jogo inteiro dando chutão e devolvendoa bola para o adversário tentar de novo? As únicas jogadas foram individuais!
Abraços!

Ruy Moura disse...

Pois olha, meu amigo Mauro, o meu snetimento é igualíssimo ao teu.Estou farto de futebol nestes termos, e não sei como podemos aguentar tanmta falta d equalidade d etodos os protagonistas.

Eu sempre amei o Botafogo, não o futebol. Estive afastado dele muito tempo, regressei, mas não estou satisfeito. Acho que vou deixá-lo de vez... definitivamente.... Afinal, o Mundo Botafogo é muito mais do que futebol...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Leonel, uma coisa é tre desfalques, outra cioisa é fazer chutão para a frente sempre. E se vir bem, todo o campeonato brasileiro foi assim - chutão para a frente.

Já avaliei melhor o Joel, mas ineficácia dele é tremenda, só 'escondida' quando teve toda a equipa ao dispor. Na verdade, os chutões continuaram, e foram jogadas individuais que nos deram vitórias. Taticamente é o desastre. Percebe-se porque é que os sul-africanos o dispensaram... Parece-me que só serve para campeonatos de mata-mata no Rio de Janeiro... Quando o nível se eleva, o Joel desaparece... O Princípio de Peter é infalível...

Abraços Gloriosos!

IBR FÉ ICAPUÍ disse...

Continuo torcendo de teimoso. O botafoguense sempre acha que irão surgir novos craques nos juvenis ou na próxima excursão ao exterior. Mas, isso que temos visto não é mais o futebol que aprendemos a admirar. Pelo menos não nós botafoguenses "mal acostumados" com futebol técnico, elegante, inteligente, eficiente e eficaz; com diretorias intransigentes na defesa dos interesses do clube; com torcida apaixonada para incentivar e aplaudir os que vestem a gloriosa camisa e vaiar somente os adversários, entre eles os árbitros.
Choque de realidade: chutão, roubalheira impune, imprensa tendenciosa sempre contra nós que faz com que o esforço de marketing não surta qualquer efeito; imprensa cega de paixão ou que coloca a imparcialidade ética submissa ao R$ - patrocínio + audiência em detrimento do desporto; tudo isso sem contestação da diretoria, nem uma nota na página oficial do clube; e tome vaia da torcida! Triste. Lamentável.
Aquele Cleber Machado, da flaglobo, teve o displante de questionar se teria sido falta a mãozada que o Cleber deu no Alessandro, em frente ao juiz e que resultou na expulsão. Mesmo depois de passado inúmeras vezes o 'replay'.
Sempre que assisto transmissão pela tv desligo o som. Ouví-los me é insuportável. Só escuto agora a Rádio Botafogo na internet. Afinal, reclamo, mas sou teimoso! Sei que enquanto o Fogão entrar em campo, em quadra ou na piscina estarei sempre torcendo, contra tudo e todos! Seja futebol, basquete, volei, polo,... Até porque no ano que vem, tenho certeza, alguns craques serão descobertos nos juvenis ou na próxima excursão ao exterior.
Saudação botafoguense!

Ruy Moura disse...

Augusto, eu não sei se são 'craques' o que temos nos juvenis e nos infantis, mas creia que há lá uma mão cheia de bons jogadores. Melhores do que os juniores dos últimos anos. Porém, é necessário capacidade de gestão e domínio dos saberes do futebol para se aproveitar o que o clube dá. E isso parece-me ser coisa fraca.

Como diz o Augusto, o marketing não tira os dividendos necessários por casusa da mídia, as arbitragens não são questionadas pela diretoria (a não ser as paulistas, goianas, etc., que não 'ferem' os queridos flamenguistas federativos).

Na verdade, não creio que possamos evoluir significativamente nessas condições. Acredito que possamos crescer quando houver uma linha consequente de diretorias que entendam de futebol e de gestão, coisa que julgo ser muito difícil acontecer. Veja que nas últimas eleições a opção era entre Montenegro e Assumpção! Venha o Diabo e escolha...

Mas como não gosto de criticar sem soluções, eu dou uma:

BERNARDINHO contratado para Diretor-GERAL de todos os desportos. Metas/objetivos principais: 1º ano - afinar um plantel sem perebas e gerido financeiramente ao milímetro, preparando e consolidando para o ano seguinte; 2º ano - Copa do Brasil e Copa Sul-Americana; 3º ano - Campeonato Brasileiro; 4º ano - Taça Libertadores.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Meu caro Mauro. Eu tenho ficado calado nesta questão das arbitragens. Ontem eu comecei a achar que eles é que estavam certos. Eu não desconfiava que estava ficando cego. Em determinado momento, quando o Caio foi calçado e a falta não foi marcada, a sacana da Globo tinha e tem imagens para mostrar que ele foi calçado no pé esquerdo onde estava o apoio. Caramba, só eu ví? Pensei comigo mesmo. Acho que estou ficando louco. Será que estou tão enviesado assim que só vejo falta não marcada prejudicando ao Botafogo? O time todo tá quebrado de tanto levar porrada. Mas se nós "ignorantes" de arbitragens continuarmos passivos o futebol vai realmente acabar. Recursos eletronicos imediatamente nos jogos. Cinco juizes sentados com monitores à frente. Dois juizes dentro de campo. Tirar o PAU do bandeira e lhe dar de presente uma porra de um monitor de TV. Reformas já. Loris

Ruy Moura disse...

Loris e Mauro, eu creio que se as coisas continuarem deste modo sobrarão nos estádios os torcedores arruaceiros, porque a gente de bem vai-se divertir para outro lado - mesmo no desporto há muitas outras opções.

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

Loris, aprecio um joguinho de xadrez, vamos a uma partida à distância? Eu começo:

1. d4

Aguardo sua jogada.

Acredito que será mais benéfico para nossos corações que esqueçamos o futebol. Vamos apenas tratar o futebol como ele o é no momento, um esporte extinto que se agarra ao dinheiro para sobreviver até o último minuto, da já esgotada chama da vida.

Não esqueça: 1. d4

Sua vez...

SEA (Saudações Extintas Alvinegras)
Axlace

Lorismario disse...

Mauro. Ao vivo e a cores já não consigo jogar xadrex. Imagine eu ter que ficar anotando as jogadas para poder perder menos vergonhosamente. Dou a partida como vencida por você. Desistência por deficiência técnica/tática/física de minha parte. O motivo da minha desistencia física foi fratura no indicador da mão direita. Abraços. Loris
PS. Além de jogos medíocres, juízes medíocres há também um punhado de torcedores muito chatos. Passei quase tres anos apenas lendo alguns blogues até que naquele jogo contra os catartídeos em que o Dodô fez um gol legal aos 90 min. rerolvi escrever. Perambulei por aqui e alí em alguns blogues e fui desistindo. O ùnico que frequento assiduamente é o do Rui e mais recentemente o seu. Acabo de abandonar de vez o Arquiba Botafogo por causa de um grosseirão que não aceitou minha brincadeira. Estou próximo a fazer com o futebol o que fiz durante longos 27 anos (1971-roubalheira favorável ao Flu- até 1998- quando perdemos a final para o Juventude (está atualmente na série D)-, isto é, só sabia os resultados. Há momentos que me pergunto se não estou me comportando como aqueles torcedores que tem apenas um tipo de prazer na vida que é o de ver o time vencer. Aí chego a fazer uma lista de coisas que me dão prazer e vejo que tenho muitas alternativas. Costumo dizer que a única coisa que vale a pena termos prazer com outra pessoa é o orgasmo. As demais coisas podem ser feitas em plena solidão. Vai aí uma lista: 1-ler o que escrevo para mim mesmo,2-escrever,3-assistir filme,4-viajar,5-correr (como no filme Forrest Gump),6- chutar uma bola na parede,7-fazer e tomar sorvete,8-pescar,9- pensar,10-ouvir música cantada por mim mesmo,11- etc..., etc...

Ruy Moura disse...

Vou meter uma colherada na conversa: por causa da mediocridade dos protagonistas penso que muitas pessoas interessantes abandonam a 'liça futebolística' e, então, vão sobrando, cada vez mais, os medíocres, os ordinários, os holligans, os cathartiformes.

Acho que ganhar não é tudo, mas é essencial em alguns momentos, especialmente quando a gestão não sabe manter o clube no topo da consideração social e tem que ganhar para se impor pela evidência, em vez de ser pela inteligência.

Mas confesso que com a riqueza histórica do Botafogo o nosso entretenimento pode ser infindo mesmo desligando-nos dos resultados futebolísticos semana a semana.

Faço muitas coisas sozinho, mas algumas têm que ser feitas com pessoas. Houve uma época que desafiava diariamente o computador em partidas de xadrez, mas cheguei à conclusão que xadrez só com o parceiro à frente, 'lendo' a sua emoção, olhando nos seus olhos, 'adivinhando' a matreirice, avaliando a sua confiança e desferindo o ataque súbito e final. É, também, 'orgasmo'...

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

Puxa vida, logo agora que eu ia treinar uma abertura de peão da Dama...

O futebol do Botafogo sempre vai me entusiasmar, diga-se de passagem, foi por causa dele que encontrei o Mundobotafogo.

Inclusive, não me esqueci da minha "tabela de todos os jogos", apenas está descansando, mas com o andar da carruagem, vou voltar a formatá-la e enviarei ao Rui uma lista de uns 10 jogos que na minha lista tem, mas que não constam em mais nenhum outro lugar. Será que são jogos válidos?

Talvez pudéssemos também "esquecer" certos jogos ou colocá-los na conta de "não valeu".

Loris, vamos contar nosso jogo como empatado devido a falta de material. 0,5 x 0,5

Saudações Alvinegras.

Ps. Rui, o Botafogo já teve Xadrez?

Ruy Moura disse...

Sim, o Botafogo foi campeão de xadrez. Inclusive naquele famoso ano de 1962 em que averbou 80 títulos de campeão e 40 títulos de vice-campeão (os tão propalados 120 títulos num só ano).

Nas etiquetas do lado esquerdo do blogue clique em "z.xadrez" e confira. Na etiqueta "títulos" também encontra todos os títulos do BFR em xadrez.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...