sexta-feira, 22 de outubro de 2010

1910: Botafogo campeão carioca de futebol

.

Os campeões cariocas de 1910: Pullen, Coggin e Dinorah (de pé); Rolando, Lulu Rocha e Lefèvre (ajoelhados); Emmanuel, Abelardo, Décio, Mimi Sodré e Lauro (sentados). 
. 
Três anos após o Botafogo sofrer a primeira grande deslealdade por parte do Fluminense, eis que conquista irrepreensivelmente o campeonato carioca de 1910, vencendo quase todos os jogos de goleada e, por isso, passa a ser conhecido por ‘Glorioso’.

Alceu Mendes de Oliveira Castro descreve assim o formidável feito frente ao Fluminense no dia 25 de setembro de 1910:

“O primeiro tempo teve um sensacional transcurso e Abelardo Delamare, o formidável meia alvinegro, sob o delírio do público, enviou três bolas às rêdes tricolores. Iniciado o segundo tempo, em uma investida de Cox, Lulu, querendo passar a bola a Coggin, vasa nossas próprias rêdes. O Fluminense se alegra, mas em pura perda, pois o Botafogo reage como um leão, reassume o contrôle do jôgo e mais três bolas magistrais, duas de Decio e uma de Mimi, vão dormir nas rêdes de Waterman, definindo a estrondosa contagem de 6x1. Estava o Botafogo vencedor e campeão, sob o delírio de uma multidão verdadeiramente alucinada! Nascia, com esta notável façanha, o ‘Glorioso’!”

CAMPANHA DE 1910
Botafogo 1x4 America
» Gols: Emmanuel Sodré (Botafogo); Del Nero (2), Horácio e Jônathas (pen.) (América)
» Data: 22.05.1910
» Local: Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Noble
» Botafogo: Baena, Cândido Vianna e Dinorah; Lefèvre, Lulu Rocha e Edgar Pullen; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Rolando de Lamare, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» América: Delveaux de Gouveia, Belfort Duarte e Carlos Villaça; Roldão Maia, Jônathas Braga e Octávio Faria; Gabriel de Carvalho, Lucas Assumpção, Del Nero, Peres e Horácio Figueiredo.
Obs: 1. O prélio foi disputado sob chuva torrencial; 2. Estreou Delveaux de Gouveia na meta do América FC.
.
Botafogo 9x1 Riachuelo
» Gols: Abelardo de Lamare (4), Mimi Sodré (2), Lefèvre, Lulu Rocha e Dinorah (Botafogo); João de Oliveira (Riachuelo)
» Data: 05.06.1910
» Local: Rua Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Alberto 'Baby' Alvarenga
» Botafogo: Baena, Cândido Vianna e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Edgar Pullen; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Lefèvre, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Riachuelo: Arnaldo Silva, Rega e Índio Prado; Rello, Antônio “Nico” Miranda e João de Oliveira; Romeu D’Ambrózio, Holle, Nabuco Prado, Loth Silva e Paulo Araújo

Botafogo 3x1 Fluminense
» Gols: Abelardo de Lamare, Mimi Sodré e Décio Viccari (Botafogo); Gallo (Fluminense)
» Data: 26.06.1910
» Árbitro: Nabuco Prado
» Local: Rua Guanabara, Rio de Janeiro (RJ)
» Botafogo: Coggin, Edgar Pullen e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Lefèvre; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Fluminense: Waterman, Victor Etchegaray e Nery; Gallo, Mutzenbecher e Waldemar; Weymar, Emile Etchegaray, Alberto Borgerth, Monk e A. Motta
Obs: Edwin Cox (atacante do FFC) não atuou porque havia chegado de Londres em 23.06 (fonte: O Paiz, de 24.06); ele tinha embarcado para a Europa em 15.01.1909 (fonte: Correio da Manhã) para trabalhar no London Bank.
.
Botafogo 7x0 Haddock Lobo
» Gols: Abelardo de Lamare (3), Décio Viccari (3) e Mimi Sodré
» Data: 03.07.1910
» Local: Rua Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Deodoro de Campos
» Botafogo: Baena, Edgar Pullen e Dinorah; Maurício, Rolando de Lamare e Lefèvre; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Haddock Lobo: Marcos Mendonça, Nélson Costa e Luiz Maia; Licínio, Luiz Mendonça e Plaisant; Antônio Mattos “Antonino”, Juca, Bahiano, Torres e Nestor.
.
Botafogo 6x0 Rio Cricket
» Gols: Flávio Ramos (2), Emmanuel Sodré, Rolando de Lamare, Mimi Sodré e Décio Viccari
» Data: 10.07.1910
» Local: Rua Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: José ('Juca´) Cerqueira de Carvalho
» Botafogo: Baena, Edgar Pullen e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Lefèvre; Emmanuel Sodré, Flávio Ramos, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Rio Cricket: Hassell, Wilson e Nancarrow; Woodrow, Forster e German; McGregor, Grantham, James Calvert, Watkins e Gepp.
.
Botafogo 5x0 Rio Cricket
» Gols: Lauro Sodré (2), Mimi Sodré, Décio Viccari e Abelardo de Lamare
» Data: 07.08.1910
» Local: Rua Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Emílio Etchegaray
» Botafogo: Baena, Edgar Pullen e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Juca Couto; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Rio Cricket: Hassell, Austice e Nancarrow; Woodrow, Forster e German; McGregor, Grantham, James Calvert, Watkins e Gepp.
.
Botafogo 15x1 Riachuelo
» Gols: Abelardo de Lamare (7), Décio Viccari (3), Mimi Sodré (3), Emmanuel Sodré e Rolando de Lamare (Botafogo); Nabuco Pradao (Riachuelo)
» Data: 04.09.1910
» Local: Rua Guanabara, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Emílio Etchegaray
» Botafogo: Baena, Edgar Pullen e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Lefèvre; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Riachuelo: Carlos Fonseca, Raul Couto e João Rega; Martinho Tatu, Nabuco Prado e João Oliveira; Raymundo Rega, Eugênio, Romeu D’Ambrózio, Bráulio e Claudomir.
.
Botafogo 3x1 America
» Gols: Belfort Duarte (contra), Décio Viccari (pen.) e Mimi Sodré (Botafogo); Peres (América)
» Data: 11.09.1910
» Local: Rua Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Harold W. Hassell
» Botafogo: Coggin, Edgar Pullen e Lefèvre; Maurício, Lulu Rocha e Rolando de Lamare; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» América: Carlos Mongey, Belfort Duarte e Lincoln; Roldão Maia, Jônathas Braga e Ulysses Fagundes; Gabriel de Carvalho, Peres, Horácio Figueiredo, Del Nero e Sebastião Alves.
.
Botafogo 6x1 Fluminense
» Gols: Abelardo de Lamare (3), Décio Viccari (2) e Mimi Sodré (Botafogo); Lulu Rocha (contra) (Fluminense)
» Data: 25.09.1910
» Local: Rua Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 6.000 pessoas (fonte: CM, 27-09, pag. 8)
» Árbitro: Harold W. Hassell
» Botafogo: Coggin, Edgar Pullen e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Lefèvre; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Fluminense: Waterman, Félix Frias e Ernesto Paranhos; Nery, Mutzenbecher e Gallo; Millar, Oswaldo Gomes, Edwin Cox, Gilbert Hime e Alberto Borgerth.
Obs: 1. Primeira vitória sobre o Fluminense FC no antigo campo da Rua Voluntários da Pátria, 209 – Botafogo; 2. O árbitro A. W. Hassell (goleiro do Rio Cricket) também arbitrou o jogo na preliminar de segundos quadros; 3. Maior goleada em decisões de Campeonatos do Rio de Janeiro no amadorismo.
.
Botafogo 11x0 Haddock Lobo
» Gols: Rolando de Lamare (4), Abelardo de Lamare (3), Décio Viccari (2), Lulu Rocha e Dinorah
» Data: 02.10.1910
» Local: Rua Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Haroldo Cox
» Botafogo: Edgar Pullen, Emmanuel Sodré e Lauro Sodré; Lefèvre, Abelardo de Lamare e Mimi Sodré; Coggin, Rolando de Lamare, Lulu Rocha, Dinorah e Décio Viccari.
» Haddock Lobo: Luiz Maia, Nélson Costa e Licínio; Plaisant, Antônio Mattos ‘Antonino’ e Riemer.
Obs: O Haddock Lobo atuou com apenas seis jogadores e por isso os atletas do Alvinegro resolveram mudar de posição.
.
Edgar Pullen foi o coordenador da comissão técnica e Abelardo de Lamare o artilheiro do campeonato carioca com 22 gols.

O Botafogo fez dez jogos, obtendo nove vitórias e uma derrota, apresentando um saldo favorável de 66-9 gols.

Texto e pesquisa de Rui Moura (Mundo Botafogo) e Pedro Varanda (investigador esportivo e colaborador do Mundo Botafogo); Fontes: Alceu Mendes de Oliveira Castro (1951): O Futebol no Botafogo – 1904-1950. Gráfica Milone. Rio de Janeiro; Antonio Carlos Napoleão (2000): Botafogo de Futebol e Regatas – História, Conquistas e Glórias no Futebol. MAUAD Editora. Rio de Janeiro; jornais A Manhã, Correio da Manhã, Gazeta de Notícias, Jornal do Commercio, Jornal do Brasil e O Paiz.

6 comentários:

snoopy em p/b disse...

uma campanha incrível, tal qual o seu trabalho de pesquisa aqui no mundo botafogo.

Ruy Moura disse...

Obrigado pelo estímulo, companheiro. Uma campanha como esta só podia acabar no epíteto de... GLORIOSO!

Abraços GLORIOSÍSSIMOS!

Unknown disse...

Rui Moura, boa tarde!
Estou lhe contactando por aqui, pois não encontrei um email direto que pudesse utilizar.
Sou Claudio Assis, trabalho na editoria de infografia/arte do globoesporte.com.
Estamos preparando um especial sobre a história/evolução dos times posados ao longo dos anos e usaremos fotos de vários clubes nacionais e alguns internacionais.
Já temos boa parte das imagens, mas algumas precisamos confirmar o direito de utilização. Será que pode nos ajudar com uma do Botafogo de 1910?
Segue o link da imagem: http://mundobotafogo.blogspot.com/2010/10/botafogo-campeao-carioca-de-futebol-em_22.html
E nos dizer como podemos creditá-la se nos autorizar.
SE puder retornar por email: claudio.assis@globoesporte.com
abs e obrigado

Ruy Moura disse...

Certo, Claudio Assis, enviarei para o seu e-mail.
Abraços.

Anónimo disse...

Dinorah era irmão do assassino de Euclides da Cunha, Dilermano, foi atingido por Euclides, ficou aleijado e se suicidou em Porto Alegre aos 32 anos de idade.

Ruy Moura disse...

Permita-me corrigir, por favor. Na verdade, Euclides da Cunha, desempenhando a figura de um potencial assassino, atentou deliberada e premeditadamente contra a vida de Dilermando na casa deste, que se defendeu e o matou em legítima defesa, e que foi absolvido em tribunal - não sendo por isso assassino do escritor, porque só é assassino quem é culpado e não quem mata em legítima defesa. O escritor louco teria morto Dilermando acaso a bala não tivesse ido alojar-se no corpo de Dinorah, cujo resultado do ato tresloucado do escritor foi atirar Dinorah para uma cadeira de rodas e acabando por se matar em desespero anos depois.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...