sábado, 30 de abril de 2011
sexta-feira, 29 de abril de 2011
1984: Taça do Torneio de Genebra
No dia 7 de Agosto de 1984 o Botafogo conquistou o Torneio de Genebra ao vencer o Everton por 1x0, gol de Paulo Guilherme, de cabeça, aos 85 minutos.
O Jogo realizou-se no Stade des Charmilles, em Genebra, sob a arbitragem de Mr. Galler. O Botafogo, comandado por Humberto Rêdes, alinhou com Paulo Sérgio, Josimar, Oswaldo, Paulo Guilherme e Wagner; Ademir Fonseca, Ataíde e Berg; Robertinho, Baltazar e Helinho.
O Everton alinhou com Southall, Harper, Hatcliff, Montfield e Bailey; Heath, Reid e Steven; Richardson, Sheedy (Marshall) e Curran.
Dados fornecidos por Pedro Varanda; A etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
quinta-feira, 28 de abril de 2011
400.000 VISITAS
O blogue Mundo Botafogo atingiu 400.000 visitas nominais, 950.000 páginas visualizadas, 420 seguidores, 3.425 artigos publicados e 13.000 comentários em 40 meses de existência.
Desde há um ano (maio/2010) o ‘blogger’ controla os acessos por países e acumulou, nesse período, visitas oriundas de mais de 100 territórios soberanos em todo o mundo.
No último mês verificou-se o acesso de 16.800 visitas nominais (média diária de 560) que visualizaram 40.650 páginas (média diária de 1.355).
Obrigado, companheiros de clube!
VIVA O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS!
quarta-feira, 27 de abril de 2011
1968: Taça Brasil
No dia 4 de outubro de 1969 o Botafogo sagrou-se campeão da Taça Brasil, a competição nacional mais importante à época, e tornou-se o único clube carioca a conquistar um título de dimensão nacional, destronando a supremacia dos clubes paulistas.
Na 2ª mão da decisão, após um empate em 2x2 na 1ª mão, o Botafogo goleou o Fortaleza E.C. com gols de Roberto 12’, Ferretti 57’, Afonsinho, 67’ e Ferretti 80’.
O jogo decorreu no Estádio do Maracanã, na presença de 34.588 espectadores (NCr$ 84.575,00), e foi arbitrado por Guálter Portela Filho.
O Botafogo, comandado por Mário Zagallo, alinhou com Cao, Moreira, Chiquinho Pastor (Leônidas), Moisés e Waltencir; Carlos Roberto (Nei Conceição) e Afonsinho; Rogério, Roberto, Ferretti e Paulo Cézar. O Fortaleza, comandado por Gílvan Dias, alinhou com Mundinho, William, Zé Paulo, Renato, Luciano Abreu; Joãozinho e Luciano Frota; Garrinchinha, Lucinho, Erandir (Amorim), Mimi.
A etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo).
terça-feira, 26 de abril de 2011
Parabéns, Manga!
O maior goleiro de todos os tempos do futebol brasileiro faz hoje 74 anos de idade. Manga, o meu maior ídolo de futebol, fazia a Gávea tremer em véspera de jogo contra o Botafogo quando afirmava provocatoriamente: "Flamengo é bicho certo. Eu gasto o dinheiro na véspera".
PARABÉNS E MUITOS ANOS DE VIDA, AÍLTON CORREIA ARRUDA!
Histórias de antigamente
Há 78 anos ocorreu a mais séria das cisões no futebol brasileiro, que originou o fim do amadorismo e o nascimento do profissionalismo. A 14.07.1987 o Jornal do Brasil publicou um texto referente a essa cisão e acabou por desvendar parte do ‘anedotário’ da época.
Publica-se excertos desse texto, facultado gentilmente pelo nosso amigo Mauro Axlace:
“Cisões no futebol brasileiro houve muitas, principalmente nos tempos românticos do amadorismo, quando os destinos do jogo da bola entre nós eram conduzidos bem mais com o coração do que a cabeça. Qualquer desentendimento, menor que fosse, vinha acompanhado de pelo menos uma ameaça de cisão. (…)
Mas nenhuma foi tão séria – e resultou em tão profundas mudanças nas estruturas do nosso futebol – quanto a provocada pela implantação do profissionalismo no Rio e em São Paulo, em 1933.Por quase quatro anos, em razão de um desentendimento a que se deu, na época, o nome de questão de princípios, o futebol brasileiro ficou implacavelmente rachado ao meio. De um lado, os que defendiam o amadorismo puro (ou quase puro), um grupo numeroso importante, liderado pelo Botafogo e reconhecido pela CBD (atual CBF). Eram os amadoristas da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos. Do outro, os profissionais, Fluminense, Vasco, Bangu, América, um ano depois o Flamengo, os grandes de São Paulo. No Rio, fundaram a Liga Carioca de Futebol. Em São Paulo, a APEA simplesmente desvinculou-se e aderiu ao novo regime.
Foram quatro longos anos. (…) Graças [à cisão] também os clubes mantiveram por muito tempo – sempre por baixo do pano – uma disputa sem tréguas pelos jogadores, os da CBF, a entidade oficial, reconhecida pela FIFA, aliciando os do outro lado, que tinham fundado uma Federação Brasileira de Futebol, forte, mas pirata. E, portanto, sem armas legais. O passe, por exemplo, só tinha validade entre os clubes que a ela pertenciam. O Botafogo e todos os outros do lado de cá tinham assim todo o direito de passar por cima desse passe e contratar o jogador que quisessem sem pagar um níquel ao clube rival.
O anedotário desta época é rico. Consta que, para fugir ao assédio do Botafogo – que pretendia reforçar seu time-base da Seleção para a Copa de 1934 –, o Palestra Itália levou seis jogadores para uma fazenda no interior de São Paulo e, por ordem do poderoso Comendador Ferrabino, cercou o local de italianos armados até aos dentes. (…)
Eram tempos de paixão. Hoje, há mais cabeça do que coração no futebol brasileiro. Pena que cabeças raramente boas.”
segunda-feira, 25 de abril de 2011
1968: Taça do IV Torneio Hexagonal do México
No dia 25 de fevereiro de 1968 o Botafogo conquistou, invicto, a Taça do IV Torneio Hexagonal do México ao vencer o Ferencvaros (Hungria) por 3x1.
Os gols foram assinalados por um trio de craques: Jairzinho, Roberto e Gérson.
O Botafogo, comandado por Mário Zagallo, alinhou com:
Manga (Cao), Moreira, Zé Carlos (Chiquinho Pastor), Leônidas (Dimas), Waltencir (Paulistinha); Carlos Roberto e Gérson (Afonsinho); Rogério, Roberto (Humberto), Jairzinho (Parada) e Paulo César (Lula).
Manga (Cao), Moreira, Zé Carlos (Chiquinho Pastor), Leônidas (Dimas), Waltencir (Paulistinha); Carlos Roberto e Gérson (Afonsinho); Rogério, Roberto (Humberto), Jairzinho (Parada) e Paulo César (Lula).
A etiqueta 'Taças' é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo).
domingo, 24 de abril de 2011
1997: Botafogo, campeão estadual de futebol
O Botafogo sagrou-se campeão estadual de futebol em 8 de julho de 1997 ao vencer o Vasco da Gama por 1x0, gol de Dimba aos 78 minutos. Anteriormente o Botafogo já arrecadara a Taça Guanabara e a Taça Rio.
Síntese de resultados: América: 2x1 (Conselheiro Galvão); Americano: 1x0 (Godofredo Cruz), 1x0 (Caio Martins) e 1x0 (Godofredo Cruz); Bangu: 5x0 (Proletário), 2x1 (Caio Martins) e 0x0 (Proletário); Barreira: 6x2 (Caio Martins); Flamengo: 1x0, 2x2 e 1x1 (todos no Maracanã); Fluminense: 4x1, 0x0 (ambos no Maracanã) e 1x2 (Bariri); Itaperuna: 4x2 (Caio Martins); Madureira: 1x0 (Caio Martins) e 0x0 (Conselheiro Galvão); Olaria: 2x1 (Caio Martins); Vasco: 2x1 (São Januário), 1x0, 1x0, 0x2, 0x1 e 1x0 (todos no Maracanã); Volta Redonda: 1x0 e 2x1 (ambos no Raulino de Oliveira).
Síntese de jogos: total, 26; vitórias, 18; empates, 5; derrotas, 3; gols pró, 42; gols contra, 18.
BOTAFOGO 1x0 MADUREIRA
» Gol: Dimba 68’
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 08.02.1997
» Local: Caio Martins, Niterói
» Árbitro: Válter de Paula Senra
» Botafogo: Wagner, França, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Renato Carioca (Róbson) e Marcos Aurélio (Dimba); Bentinho e Sorato (Djair). Técnico: Joel Santana.
» Madureira: Arthur, Cafezinho (Braga), Marçal, Fábio Henrique e Josecler; Borçato, Nasa, Acácio e Julinho (Hugo); Vágner e Fred (Reginaldo Pinguim). Técnico: Antônio Clemente.
Obs: Reestreia de Djair Kaye de Brito.
BOTAFOGO 2x1 OLARIA
» Gols: Sorato 29’ e Dimba 88’ (Botafogo); Pedro Paulo 78’ (Olaria)
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 16.02.1997
» Local: Caio Martins, Niterói
» Árbitro: Álvaro Azevedo Quelhas
» Botafogo: Wagner, França (Wilson Goiano), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Róbson), Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Olaria: Alex, Leandro, Deninho (Ari), Paulo Paiva e Gustavo ou ‘Balu’; Pedro Paulo, Jorginho, Adriano (Fábio) e Niltinho (Luciano); Igor e Róbson. Técnico: Israel.
Obs: Segundo O Dia e O Globo, o lateral-esquerdo foi Balu; segundo o Jornal do Brasil e a Placar, Gustavo.
BOTAFOGO 6x2 BARREIRA
» Gols: Evandro 6’, Jorge Luiz 16’, Djair 33’, Bentinho 67’ e 74’, Aílton 71’ (Botafogo); Claudinho 85’, Cadão (contra) 90’ (Barreira)
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 19.02.1997
» Local: Caio Martins, Niterói
» Árbitro: Reinaldo Barros
» Disciplina: Expulsão de Evandro (Barreira)
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Barreira: Marcelo Lourenço, China, Cadão, Claudinei e Edvaldo; Cláudio, Russo, Moreno (Edu) e Evandro; Fábio (Roni) e Claudinho. Técnico: Dário Lourenço.
BOTAFOGO 4x1 FLUMINENSE
» Gols: Djair 11’, Sorato, 24’, Bentinho 67’, Bentinho 78’ (Botafogo); Arthur, 77’ (Fluminense)
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 23.02.1997
» Local: Maracanã, Rio de Janeiro
» Árbitro: Carlos Elias Pimentel
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Fluminense: Wellerson, Ronald (Vágner), César, Wilson Gottardo e Guilherme; Cadu, Márcio Costa, Jorge Luís e Bruno Reis (Arthur); Roni e Barata (Roger). Técnico: Júlio César Leal.
BOTAFOGO 4x2 ITAPERUNA
» Gols: Jorge Luiz 12’, Bentinho 46’, Sorato 55’, Dimba 71’ (Botafogo); Jack Jones 16’ e 66’ (Itaperuna)
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 02.03.1997
» Local: Caio Martins, Niterói
» Árbitro: Márcio Pereira do Nascimento
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Itaperuna: Pacato (André Luiz), Léo, Roni, Rondinelli e Ronaldo; Alexandre, André Pimpolho (Marcão), Giovanni (Bahia) e Alcer; Paraíba e Jack Jones. Técnico: Paulo Matta.
BOTAFOGO 5x0 BANGU
» Gols: Aílton 3’, Sorato 9’ e 10’, Bentinho 21’, Dimba 47’
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 05.03.1997
» Local: Proletário, Rio de Janeiro
» Árbitro: Carlos Elias Pimentel
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista (Róbson), Pingo, Djair e Aílton (França); Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Bangu: Eduardo (Alex), Márcio Pará (Marcelo Cardoso), Cléber, Naílton e Flavinho; Humberto, Marcão, Edílson (Alex Rangel) e Ado; Serginho e Fabinho. Técnico: Luís Alberto Severino.
BOTAFOGO 2x1 VASCO DA GAMA
Gols: Sorato 8’ e Aílton 13’ (Botafogo); Ramon 7’ (Vasco da Gama)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 09.03.1997
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton (França); Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Carlos Germano, Pimentel (Pedrinho), Tinho, João Luís e Felipe; Cristiano, Fabrício, Ramon e Juninho Pernambucano; Almir (George) e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.
BOTAFOGO 1x0 AMERICANO
Gol: Dimba 84’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 16.03.1997
Local: Godofredo Cruz, Campos dos Goytacazes
Árbitro: Reinaldo Ribas Vieira
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Dimba), Djair e Aílton; Bentinho (França) e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Americano: Kenai, Roni, Odvan, Vágner e Nehemias; Haroldo, Ronei, Pelica e Leonardo (Marquinhos); Beca (Batata) e Luciano Viana (Alexandre). Técnico: Paulo Marcos.
Obs: Estreia de Sérgio Ricardo Messias Neves (Serginho).
BOTAFOGO 1x0 VOLTA REDONDA
Gol: Sorato 29’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 19.03.1997
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda
Árbitro: Nílson Dantas Louza
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (França), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho (Serginho) e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Volta Redonda: Vítor Rocha, Evaldo (Joãozinho), Denílson, Fábio e Maciel; Gilvan, Fabinho, Valtinho (Leandro Almeida) e Andinho; Serginho e Ângelo. Técnico: Ricardo Barreto.
BOTAFOGO 2x1 AMÉRICA
Gols: Dimba 70’ e Bentinho 83’ (Botafogo); Álvaro 68’ (América)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 23.03.1997
Local: Conselheiro Galvão, Rio de Janeiro
Árbitro: Reinaldo Barros
Disciplina: Expulsão de Caçapava (América)
Botafogo: Wagner, Bruno Carvalho (Róbson), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair (Dimba) e Aílton; Bentinho (França) e Sorato. Técnico: Joel Santana.
América: Emerson, Chiquinho (Róbson), Saint Clair, Flávio e Vanderlan; Gilcinei (Paulinho), Caçapava, Carlinhos e Rogério; Álvaro e Éderson (Almir). Técnico: Luizinho Lemos.
BOTAFOGO 1x0 FLAMENGO
Gol: Renato Carioca 25’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 26.03.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Disciplina: Expulsão de Renato Carioca (Botafogo) e Mancuso (Flamengo)
Botafogo: Alex Guimarães, Bruno Carvalho (Arcelino), Grotto, Marcelo Augusto e Alexandre Seixas; Alemão, França, Renato Carioca e Zé Carlos (Sidicley); Róbson (Clayton) e Serginho. Técnico: Valinhos (interino)..
Flamengo: Fábio Noronha, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Athirson (Leonardo Inácio); Bruno Quadros, Mancuso, Lúcio (Maurinho) e Iranildo (Marco Aurélio); Romário e Sávio. Técnico: Júnior ‘Capacete’.
Obs: O Botafogo atuou com a equipa reserva.
BOTAFOGO 1x0 VASCO DA GAMA
Gol: Gonçalves 77’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Decisão da Taça GB – 1° Turno)
Data: 30.03.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: R$ 912.915,00
Público: 88.404 (81.893 pagantes)
Árbitro: Carlos Elias Pimentel
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Carlos Germano, Pimentel, Tinho, João Luís e Felipe; Luisinho (Pedrinho), Fabrício, Juninho Pernambucano e Ramon; Almir (Mauricinho) e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.
Obs: BOTAFOGO, CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA com 12 vitórias em 12 jogos (100%).
BOTAFOGO 1x0 AMERICANO
Gol: Serginho 88’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 02.04.1997
Local: Caio Martins, Niterói
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Marcelo Augusto, Grotto e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Renato Carioca), Aílton e França (Dimba); Bentinho e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Americano: Kenai, Roni, Odvan, Vágner e Marcos Lucas; Haroldo, Ronei, Pelica e Leives; Joélton (Beca) e Afrânio (Alexandre). Técnico: Paulo Marcos.
BOTAFOGO 2x2 FLAMENGO
Gols: Sorato 4’ e Aílton 19’ (Botafogo); Romário (pen.) 29’ e Júnior Baiano 59’ (Flamengo)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 06.04.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Reinaldo Ribas Vieira
Disciplina: Expulsão de Gonçalves (Botafogo) e Athirson (Flamengo)
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho (Dimba) e Sorato (Grotto). Técnico: Joel Santana.
Flamengo: Zé Carlos, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Athirson; Bruno Quadros, Maurinho (Iranildo), Lúcio (Flávio Galvão) e Evandro; Romário e Sávio (Marco Aurélio). Técnico: Júnior ‘Capacete’.
BOTAFOGO 2x1 VOLTA REDONDA
Gols: Sorato 53’ e Bentinho 88’ (Botafogo); Andinho 30’ (Volta redonda)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 13.04.1997
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda
Árbitro: Válter de Paula Senra
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Dimba), Djair e Aílton; Bentinho (França) e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Volta Redonda: Vítor Rocha, Germano, Denílson, Fábio e Maciel; Magrão, Gilvan (Serginho), Fabinho (Eduardo) e Valtinho; Ângelo (Joãozinho) e Andinho. Técnico: Wilton Xavier.
BOTAFOGO 0x0 MADUREIRA
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 19.04.1997
Local: Conselheiro Galvão, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Róbson), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Dimba), Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Madureira: Arthur, Cafezinho, Marçal, Fábio Henrique e Josecler; Borçato, Nasa, Moisés e Acácio (Fred); Vágner e Macula (Wellington). Técnico: Antônio Clemente.
BOTAFOGO 2x1 BANGU
Gols: Wilson Goiano 32’ e Dimba 50’ (Botafogo); Humberto, 26’ (Bangu)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 23.04.1997
Local: Caio Martins, Niterói
Árbitro: Carlos Manoel Calheiros
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; França (Dimba), Pingo, Djair e Aílton; Bentinho (Róbson) e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Bangu: Alex, Marcelo Cardoso, Paulo Campos, Antônio Carlos e Flavinho; Marcão, Humberto, Edílson e Ado; Rogers e Serginho. Técnico: Luís Alberto Severino.
BOTAFOGO 1x0 VASCO DA GAMA
Gol: Bentinho, 8’ (2° tempo)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 27.04.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Carlos Germano; Alessandro, Nélson (Moisés), Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho Pernambucano (Pedrinho) e Ramon; Edmundo e Mauricinho (Brener). Técnico: Antônio Lopes.
BOTAFOGO 0x0 FLUMINENSE
Competição: Campeonato Carioca (decisão da Taça Rio, 2° turno)
Data: 04.05.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: R$ 779.945,00
Público: 80.916 (72.643 pagantes)
Árbitro: Carlos Elias Pimentel
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Fluminense: Adílson, Ronald (Luiz Henrique), Vágner, Márcio Costa e Jorge Luiz; Paulo Roberto, Cadu, Yan (Roger) e Nildo (Marcelo); Alcindo e Roni. Técnico: Valdir Espinosa.
Obs: BOTAFOGO, CAMPEÃO DA TAÇA RIO (1997)
BOTAFOGO 1x1 FLAMENGO
Gol: Bentinho, 45’+2 (Botafogo); Sávio 22’ (Flamengo)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 10.05.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Disciplina: Expulsão de Pingo (Botafogo)
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Flamengo: Zé Carlos, Fábio Baiano, Júnior Baiano (Juan), Fabiano e Athirson; Bruno Quadros, Jamir, Evandro e Nélio (Lúcio); Romário e Sávio (Marco Aurélio)
Técnico: Sebastião Rocha.
Técnico: Sebastião Rocha.
BOTAFOGO 0x0 BANGU
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 14.05.1997
Local: Proletário, Rio de Janeiro
Árbitro: Álvaro Azevedo Quelhas
Botafogo: Wagner, Bruno Carvalho (Renato Carioca), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Djair, Aílton e Bentinho; Sorato (Róbson) e Dimba. Técnico: Joel Santana.
Bangu: Alex, Marcelo Cardoso, Paulo Campos, Naílton e Flavinho (Marquinhos); Marcão, Humberto e Ado; Edílson (Fabinho), Serginho (Alex Rangel) e Rogers
Técnico: Luís Alberto Severino.
Técnico: Luís Alberto Severino.
BOTAFOGO 1x0 AMERICANO
Gol: Jefferson 76’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 18.05.1997
Local: Godofredo Cruz, Campos dos Goytacazes
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Dimba), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho (França) e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Americano: Kenai, Roni (Leonardo), Odvan, Vágner e Marcos Lucas; Haroldo, Ronei, Pelica e Leives; Joélton e Afrânio (Luciano Viana). Técnico: Paulo Marcos.
BOTAFOGO 0x2 VASCO DA GAMA
Gols: Pedrinho 64’ e Edmundo 87’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 24.05.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Álvaro Azevedo Quelhas
Disciplina: Expulsão de Aílton (Botafogo) e Felipe (Vasco da Gama)
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Dimba), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Bruno Carvalho), Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Carlos Germano, Pimentel, Tinho, Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho Pernambucano (Cristiano) e Ramon (Maricá); Edmundo e Pedrinho (Moisés). Técnico: Antônio Lopes.
BOTAFOGO 1x2 FLUMINENSE
Gol: Marcelo Alves 25’’ e Yan 41’ (Botafogo); André Miquimba 73’ (Fluminense)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 02.07.1997
Local: Rua Bariri, Rio de Janeiro
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo
Disciplina: Alexandre Seixas 24’ (Botafogo)
Botafogo: Alex Guimarães, Bruno Carvalho, Grotto, Marcelo Augusto e Alexandre Seixas; Alemão, França, Marcelo Alves e Marcos Aurélio (Ronaldo / Arcelino); Róbson e Mílson (Dejair Ferreira). Técnico: Joel Santana.
Fluminense: Adílson; Dirceu (Roger), Lima, Vágner e Rogerinho (Jorge Luiz); Cadu, Paulo Roberto, Nildo e Yan (João Carlos); Alcindo e André MiquimbaTécnico: Hugo de León.
BOTAFOGO 0x1 VASCO DA GAMA
Gol: Ramon, 4’ (1° tempo)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (1° jogo da decisão)
Data: 05.07.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Francisco Dacildo Mourão de Albuquerque
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Róbson), Djair e Aílton; Bentinho e Dimba. Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Caetano, Pimentel, Moisés, Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho Pernambucano (Fabrício Carvalho, depois Cristiano) e Ramon; Edmundo e Pedrinho (Maricá). Técnico: Antônio Lopes.
BOTAFOGO 1x0 VASCO DA GAMA
Gol: Dimba 78'
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (2° jogo da decisão)
Data: 08.07.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: R$ 248.370,00
Público: 16.854 pagantes
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton (Marcelo Alves); Bentinho e Dimba (Róbson). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Caetano, Pimentel, Moisés, Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho Pernambucano (Luiz Cláudio) e Ramon (Brener); Pedrinho e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.
OBS: BOTAFOGO, CAMPEÃO CARIOCA DE FUTEBOL (1997).
OS CAMPEÕES: Sebastião Wagner de Souza e Silva, 24 jogos; Jefferson Vieira da Silva, 24; Editácio Vieira de Andrade (‘Dimba’), 24; Antônio Bento dos Santos (‘Bentinho’), 24; Jorge Luiz Matheus de Almeida, 23; Marcelo Gonçalves Costa Lopes, 23; Marcelo José de Souza (Marcelinho Paulista), 23; Luís Roberto Magalhães (‘Pingo’), 23; Djair Kaye de Brito, 23; Aílton dos Santos Ferraz, 23; Aguinaldo Luiz Sorato, 22; Wilson Pereira Carvalho (‘Wilson Goiano’), 21; Ricardo França, 13; Róbson Márcio de Alcântara, 11; Sérgio Ricardo Messias Neves (‘Serginho’), 9; Bruno Segadas Vianna Carvalho, 9; Laércio da Silva Vieira Canil (‘Renato Carioca’), 4; Cristiano Grotto, 4; Marcelo Augusto Magalhães Ferreira, 3; Marcos Aurélio da Silva Neves, 2; Alex Guimarães da Silva, 2; Arcelino de Souza Santos, 2; Alexandre Costa Seixas, 2; Sandro Hélio Müller (‘Alemão’), 2; Marcelo Alves Damasceno, 2; José Carlos Santos da Silva (‘Zé Carlos’), 1; Sidicley Bernardo Nunes, 1; Clayton da Silva Oliveira, 1; Dejair Jorge Ferreira, 1; Ronaldo dos Santos da Conceição, 1; Mílson Ferreira dos Santos, 1. Técnico: Joel Natalino Santana.
ARTILHEIROS: Bentinho, 10 gols; Sorato, 9; Dimba, 8; Aílton, 4; Djair, 2; Jorge Luiz, 2; Renato Carioca, 1; Gonçalves, 1; Serginho, 1; Wilson Goiano, 1; Jefferson, 1; Marcelo Alves, 1; Cadão (contra), 1.
Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo), com a participação de Gunter de Moura.
Fontes: Jornal do Brasil, O Dia, O Globo, Rádio Globo e Revista Placar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)
Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...

-
por RUY MOURA Editor do Mundo Botafogo 1992: CAMPEONATO BRASILEIRO 26/01/1992. BOTAFOGO 3-1 ATLÉTICO PARANAENSE (PR). Niterói. 01/02/1992. B...
-
Recomendações de André http://www.botafogonews.com AREIA BRANCA / RIO GRANDE DO NORTE ASSOCIAÇÃO RECREATIVA TORCIDA ORGANIZADA B...
-
O Botafogo conquistou o Torneio Internacional da Cidade de Genebra, na Suíça, no dia 7 de agosto de 1984, ao vencer o Everton por 1x0, c...