sábado, 30 de abril de 2011

Maracanã 50 anos

Bilhete dos 50 anos do Estádio do Maracanã referente ao jogo Botafogo (RJ) 1x0 Botafogo (SP) pelo campeonato brasileiro de 1999.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

1984: Taça do Torneio de Genebra

No dia 7 de Agosto de 1984 o Botafogo conquistou o Torneio de Genebra ao vencer o Everton por 1x0, gol de Paulo Guilherme, de cabeça, aos 85 minutos.

O Jogo realizou-se no Stade des Charmilles, em Genebra, sob a arbitragem de Mr. Galler. O Botafogo, comandado por Humberto Rêdes,  alinhou com Paulo Sérgio, Josimar, Oswaldo, Paulo Guilherme e Wagner; Ademir Fonseca, Ataíde e Berg; Robertinho, Baltazar e Helinho.

O Everton alinhou com Southall, Harper, Hatcliff, Montfield e Bailey; Heath, Reid e Steven; Richardson, Sheedy (Marshall) e Curran.

Dados fornecidos por Pedro Varanda; A etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

400.000 VISITAS


O blogue Mundo Botafogo atingiu 400.000 visitas nominais, 950.000 páginas visualizadas, 420 seguidores, 3.425 artigos publicados e 13.000 comentários em 40 meses de existência.

Desde há um ano (maio/2010) o ‘blogger’ controla os acessos por países e acumulou, nesse período, visitas oriundas de mais de 100 territórios soberanos em todo o mundo.

No último mês verificou-se o acesso de 16.800 visitas nominais (média diária de 560) que visualizaram 40.650 páginas (média diária de 1.355).

Obrigado, companheiros de clube!

VIVA O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS!

10 MAIS DOS POSTAIS

BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

AMERICANO FUTEBOL CLUBE

ANDARAHY ATLÉTICO CLUBE

BANGU ATLÉTICO CLUBE

PALMEIRAS ATLÉTICO CLUBE

SÃO CHRISTÓVÃO ATLÉTICO CLUBE

SPORT CLUB MACKENZIE

SPORT CLUB MANGUEIRA

VILA ISABEL FUTEBOL CLUBE

Postais da coleção de Octávio Victor do Espírito Santo.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Torcedoras Gloriosas (7)


Abril 2011: 70 anos de Roberto Carlos


1968: Taça Brasil

No dia 4 de outubro de 1969 o Botafogo sagrou-se campeão da Taça Brasil, a competição nacional mais importante à época, e tornou-se o único clube carioca a conquistar um título de dimensão nacional, destronando a supremacia dos clubes paulistas.

Na 2ª mão da decisão, após um empate em 2x2 na 1ª mão, o Botafogo goleou o Fortaleza E.C. com gols de Roberto 12’, Ferretti 57’, Afonsinho, 67’ e Ferretti 80’.

O jogo decorreu no Estádio do Maracanã, na presença de 34.588 espectadores (NCr$ 84.575,00), e foi arbitrado por Guálter Portela Filho.

O Botafogo, comandado por Mário Zagallo, alinhou com Cao, Moreira, Chiquinho Pastor (Leônidas), Moisés e Waltencir; Carlos Roberto (Nei Conceição) e Afonsinho; Rogério, Roberto, Ferretti e Paulo Cézar. O Fortaleza, comandado por Gílvan Dias, alinhou com Mundinho, William, Zé Paulo, Renato, Luciano Abreu; Joãozinho e Luciano Frota; Garrinchinha, Lucinho, Erandir (Amorim), Mimi.

A etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo).

terça-feira, 26 de abril de 2011

Parabéns, Manga!


O maior goleiro de todos os tempos do futebol brasileiro faz hoje 74 anos de idade. Manga, o meu maior ídolo de futebol, fazia a Gávea tremer em véspera de jogo contra o Botafogo quando afirmava provocatoriamente: "Flamengo é bicho certo. Eu gasto o dinheiro na véspera".

PARABÉNS E MUITOS ANOS DE VIDA, AÍLTON CORREIA ARRUDA!

Histórias de antigamente

Há 78 anos ocorreu a mais séria das cisões no futebol brasileiro, que originou o fim do amadorismo e o nascimento do profissionalismo. A 14.07.1987 o Jornal do Brasil publicou um texto referente a essa cisão e acabou por desvendar parte do ‘anedotário’ da época.

Publica-se excertos desse texto, facultado gentilmente pelo nosso amigo Mauro Axlace:

“Cisões no futebol brasileiro houve muitas, principalmente nos tempos românticos do amadorismo, quando os destinos do jogo da bola entre nós eram conduzidos bem mais com o coração do que a cabeça. Qualquer desentendimento, menor que fosse, vinha acompanhado de pelo menos uma ameaça de cisão. (…)

Mas nenhuma foi tão séria – e resultou em tão profundas mudanças nas estruturas do nosso futebol – quanto a provocada pela implantação do profissionalismo no Rio e em São Paulo, em 1933.Por quase quatro anos, em razão de um desentendimento a que se deu, na época, o nome de questão de princípios, o futebol brasileiro ficou implacavelmente rachado ao meio. De um lado, os que defendiam o amadorismo puro (ou quase puro), um grupo numeroso importante, liderado pelo Botafogo e reconhecido pela CBD (atual CBF). Eram os amadoristas da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos. Do outro, os profissionais, Fluminense, Vasco, Bangu, América, um ano depois o Flamengo, os grandes de São Paulo. No Rio, fundaram a Liga Carioca de Futebol. Em São Paulo, a APEA simplesmente desvinculou-se e aderiu ao novo regime.

Foram quatro longos anos. (…) Graças [à cisão] também os clubes mantiveram por muito tempo – sempre por baixo do pano – uma disputa sem tréguas pelos jogadores, os da CBF, a entidade oficial, reconhecida pela FIFA, aliciando os do outro lado, que tinham fundado uma Federação Brasileira de Futebol, forte, mas pirata. E, portanto, sem armas legais. O passe, por exemplo, só tinha validade entre os clubes que a ela pertenciam. O Botafogo e todos os outros do lado de cá tinham assim todo o direito de passar por cima desse passe e contratar o jogador que quisessem sem pagar um níquel ao clube rival.

O anedotário desta época é rico. Consta que, para fugir ao assédio do Botafogo – que pretendia reforçar seu time-base da Seleção para a Copa de 1934 –, o Palestra Itália levou seis jogadores para uma fazenda no interior de São Paulo e, por ordem do poderoso Comendador Ferrabino, cercou o local de italianos armados até aos dentes. (…)

Eram tempos de paixão. Hoje, há mais cabeça do que coração no futebol brasileiro. Pena que cabeças raramente boas.”

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dia da Liberdade em Portugal

O Dia da Liberdade chegou numa madrugada esplendorosa, e eu estava lá, cumprindo o serviço militar obrigatório. E virei ‘militar de abril’. 37 anos se passaram. Foi ontem.

VIVA A LIBERDADE!

1968: Taça do IV Torneio Hexagonal do México


No dia 25 de fevereiro de 1968 o Botafogo conquistou, invicto, a Taça do IV Torneio Hexagonal do México ao vencer o Ferencvaros (Hungria) por 3x1.

Os gols foram assinalados por um trio de craques: Jairzinho, Roberto e Gérson.

O Botafogo, comandado por Mário Zagallo, alinhou com:

Manga (Cao), Moreira, Zé Carlos (Chiquinho Pastor), Leônidas (Dimas), Waltencir (Paulistinha); Carlos Roberto e Gérson (Afonsinho); Rogério, Roberto (Humberto), Jairzinho (Parada) e Paulo César (Lula).

A etiqueta 'Taças' é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo).

domingo, 24 de abril de 2011

Contratação de fechar aeroporto!

1997: Botafogo, campeão estadual de futebol


O Botafogo sagrou-se campeão estadual de futebol em 8 de julho de 1997 ao vencer o Vasco da Gama por 1x0, gol de Dimba aos 78 minutos. Anteriormente o Botafogo já arrecadara a Taça Guanabara e a Taça Rio.

Síntese de resultados: América: 2x1 (Conselheiro Galvão); Americano: 1x0 (Godofredo Cruz), 1x0 (Caio Martins) e 1x0 (Godofredo Cruz); Bangu: 5x0 (Proletário), 2x1 (Caio Martins) e 0x0 (Proletário); Barreira: 6x2 (Caio Martins); Flamengo: 1x0, 2x2 e 1x1 (todos no Maracanã); Fluminense: 4x1, 0x0 (ambos no Maracanã) e 1x2 (Bariri); Itaperuna: 4x2 (Caio Martins); Madureira: 1x0 (Caio Martins) e 0x0 (Conselheiro Galvão); Olaria: 2x1 (Caio Martins); Vasco: 2x1 (São Januário), 1x0, 1x0, 0x2, 0x1 e 1x0 (todos no Maracanã); Volta Redonda: 1x0 e 2x1 (ambos no Raulino de Oliveira).

Síntese de jogos: total, 26; vitórias, 18; empates, 5; derrotas, 3; gols pró, 42; gols contra, 18.

BOTAFOGO 1x0 MADUREIRA
» Gol: Dimba 68’
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 08.02.1997
» Local: Caio Martins, Niterói
» Árbitro: Válter de Paula Senra
» Botafogo: Wagner, França, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Renato Carioca (Róbson) e Marcos Aurélio (Dimba); Bentinho e Sorato (Djair). Técnico: Joel Santana.
» Madureira: Arthur, Cafezinho (Braga), Marçal, Fábio Henrique e Josecler; Borçato, Nasa, Acácio e Julinho (Hugo); Vágner e Fred (Reginaldo Pinguim). Técnico: Antônio Clemente.
Obs: Reestreia de Djair Kaye de Brito.

BOTAFOGO 2x1 OLARIA
» Gols: Sorato 29’ e Dimba 88’ (Botafogo); Pedro Paulo 78’ (Olaria)
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 16.02.1997
» Local: Caio Martins, Niterói
» Árbitro: Álvaro Azevedo Quelhas
» Botafogo: Wagner, França (Wilson Goiano), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Róbson), Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Olaria: Alex, Leandro, Deninho (Ari), Paulo Paiva e Gustavo ou ‘Balu’; Pedro Paulo, Jorginho, Adriano (Fábio) e Niltinho (Luciano); Igor e Róbson. Técnico: Israel.
Obs: Segundo O Dia e O Globo, o lateral-esquerdo foi Balu; segundo o Jornal do Brasil e a Placar, Gustavo.

BOTAFOGO 6x2 BARREIRA
» Gols: Evandro 6’, Jorge Luiz 16’, Djair 33’, Bentinho 67’ e 74’, Aílton 71’ (Botafogo); Claudinho 85’, Cadão (contra) 90’ (Barreira)
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 19.02.1997
» Local: Caio Martins, Niterói
» Árbitro: Reinaldo Barros
» Disciplina: Expulsão de Evandro (Barreira)
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Barreira: Marcelo Lourenço, China, Cadão, Claudinei e Edvaldo; Cláudio, Russo, Moreno (Edu) e Evandro; Fábio (Roni) e Claudinho. Técnico: Dário Lourenço.

BOTAFOGO 4x1 FLUMINENSE
» Gols: Djair 11’, Sorato, 24’, Bentinho 67’, Bentinho 78’ (Botafogo); Arthur, 77’ (Fluminense)
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 23.02.1997
» Local: Maracanã, Rio de Janeiro
» Árbitro: Carlos Elias Pimentel
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Fluminense: Wellerson, Ronald (Vágner), César, Wilson Gottardo e Guilherme; Cadu, Márcio Costa, Jorge Luís e Bruno Reis (Arthur); Roni e Barata (Roger). Técnico: Júlio César Leal.

BOTAFOGO 4x2 ITAPERUNA
» Gols: Jorge Luiz 12’, Bentinho 46’, Sorato 55’, Dimba 71’ (Botafogo); Jack Jones 16’ e 66’ (Itaperuna)
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 02.03.1997
» Local: Caio Martins, Niterói
» Árbitro: Márcio Pereira do Nascimento
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Itaperuna: Pacato (André Luiz), Léo, Roni, Rondinelli e Ronaldo; Alexandre, André Pimpolho (Marcão), Giovanni (Bahia) e Alcer; Paraíba e Jack Jones. Técnico: Paulo Matta.

BOTAFOGO 5x0 BANGU
» Gols: Aílton 3’, Sorato 9’ e 10’, Bentinho 21’, Dimba 47’
» Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
» Data: 05.03.1997
» Local: Proletário, Rio de Janeiro
» Árbitro: Carlos Elias Pimentel
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista (Róbson), Pingo, Djair e Aílton (França); Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
» Bangu: Eduardo (Alex), Márcio Pará (Marcelo Cardoso), Cléber, Naílton e Flavinho; Humberto, Marcão, Edílson (Alex Rangel) e Ado; Serginho e Fabinho. Técnico: Luís Alberto Severino.

BOTAFOGO 2x1 VASCO DA GAMA
Gols: Sorato 8’ e Aílton 13’ (Botafogo); Ramon 7’ (Vasco da Gama)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 09.03.1997
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton (França); Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Carlos Germano, Pimentel (Pedrinho), Tinho, João Luís e Felipe; Cristiano, Fabrício, Ramon e Juninho Pernambucano; Almir (George) e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.

BOTAFOGO 1x0 AMERICANO
Gol: Dimba 84’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 16.03.1997
Local: Godofredo Cruz, Campos dos Goytacazes
Árbitro: Reinaldo Ribas Vieira
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Dimba), Djair e Aílton; Bentinho (França) e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Americano: Kenai, Roni, Odvan, Vágner e Nehemias; Haroldo, Ronei, Pelica e Leonardo (Marquinhos); Beca (Batata) e Luciano Viana (Alexandre). Técnico: Paulo Marcos.
Obs: Estreia de Sérgio Ricardo Messias Neves (Serginho).

BOTAFOGO 1x0 VOLTA REDONDA
Gol: Sorato 29’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 19.03.1997
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda
Árbitro: Nílson Dantas Louza
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (França), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho (Serginho) e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Volta Redonda: Vítor Rocha, Evaldo (Joãozinho), Denílson, Fábio e Maciel; Gilvan, Fabinho, Valtinho (Leandro Almeida) e Andinho; Serginho e Ângelo. Técnico: Ricardo Barreto.

BOTAFOGO 2x1 AMÉRICA
Gols: Dimba 70’ e Bentinho 83’ (Botafogo); Álvaro 68’ (América)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 23.03.1997
Local: Conselheiro Galvão, Rio de Janeiro
Árbitro: Reinaldo Barros
Disciplina: Expulsão de Caçapava (América)
Botafogo: Wagner, Bruno Carvalho (Róbson), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair (Dimba) e Aílton; Bentinho (França) e Sorato. Técnico: Joel Santana.
América: Emerson, Chiquinho (Róbson), Saint Clair, Flávio e Vanderlan; Gilcinei (Paulinho), Caçapava, Carlinhos e Rogério; Álvaro e Éderson (Almir). Técnico: Luizinho Lemos.

BOTAFOGO 1x0 FLAMENGO
Gol: Renato Carioca 25’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Guanabara)
Data: 26.03.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Disciplina: Expulsão de Renato Carioca (Botafogo) e Mancuso (Flamengo)
Botafogo: Alex Guimarães, Bruno Carvalho (Arcelino), Grotto, Marcelo Augusto e Alexandre Seixas; Alemão, França, Renato Carioca e Zé Carlos (Sidicley); Róbson (Clayton) e Serginho. Técnico: Valinhos (interino)..
Flamengo: Fábio Noronha, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Athirson (Leonardo Inácio); Bruno Quadros, Mancuso, Lúcio (Maurinho) e Iranildo (Marco Aurélio); Romário e Sávio. Técnico: Júnior ‘Capacete’.
Obs: O Botafogo atuou com a equipa reserva.

BOTAFOGO 1x0 VASCO DA GAMA
Gol: Gonçalves 77’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Decisão da Taça GB – 1° Turno)
Data: 30.03.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: R$ 912.915,00
Público: 88.404 (81.893 pagantes)
Árbitro: Carlos Elias Pimentel
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Carlos Germano, Pimentel, Tinho, João Luís e Felipe; Luisinho (Pedrinho), Fabrício, Juninho Pernambucano e Ramon; Almir (Mauricinho) e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.
Obs: BOTAFOGO, CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA com 12 vitórias em 12 jogos (100%).

BOTAFOGO 1x0 AMERICANO
Gol: Serginho 88’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 02.04.1997
Local: Caio Martins, Niterói
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Marcelo Augusto, Grotto e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Renato Carioca), Aílton e França (Dimba); Bentinho e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Americano: Kenai, Roni, Odvan, Vágner e Marcos Lucas; Haroldo, Ronei, Pelica e Leives; Joélton (Beca) e Afrânio (Alexandre). Técnico: Paulo Marcos.

BOTAFOGO 2x2 FLAMENGO
Gols: Sorato 4’ e Aílton 19’ (Botafogo); Romário (pen.) 29’ e Júnior Baiano 59’ (Flamengo)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 06.04.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Reinaldo Ribas Vieira
Disciplina: Expulsão de Gonçalves (Botafogo) e Athirson (Flamengo)
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho (Dimba) e Sorato (Grotto). Técnico: Joel Santana.
Flamengo: Zé Carlos, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Athirson; Bruno Quadros, Maurinho (Iranildo), Lúcio (Flávio Galvão) e Evandro; Romário e Sávio (Marco Aurélio). Técnico: Júnior ‘Capacete’.

BOTAFOGO 2x1 VOLTA REDONDA
Gols: Sorato 53’ e Bentinho 88’ (Botafogo); Andinho 30’ (Volta redonda)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 13.04.1997
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda
Árbitro: Válter de Paula Senra
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Dimba), Djair e Aílton; Bentinho (França) e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Volta Redonda: Vítor Rocha, Germano, Denílson, Fábio e Maciel; Magrão, Gilvan (Serginho), Fabinho (Eduardo) e Valtinho; Ângelo (Joãozinho) e Andinho. Técnico: Wilton Xavier.

BOTAFOGO 0x0 MADUREIRA
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 19.04.1997
Local: Conselheiro Galvão, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Róbson), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Dimba), Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Madureira: Arthur, Cafezinho, Marçal, Fábio Henrique e Josecler; Borçato, Nasa, Moisés e Acácio (Fred); Vágner e Macula (Wellington). Técnico: Antônio Clemente.

BOTAFOGO 2x1 BANGU
Gols: Wilson Goiano 32’ e Dimba 50’ (Botafogo); Humberto, 26’ (Bangu)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 23.04.1997
Local: Caio Martins, Niterói
Árbitro: Carlos Manoel Calheiros
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; França (Dimba), Pingo, Djair e Aílton; Bentinho (Róbson) e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Bangu: Alex, Marcelo Cardoso, Paulo Campos, Antônio Carlos e Flavinho; Marcão, Humberto, Edílson e Ado; Rogers e Serginho. Técnico: Luís Alberto Severino.

BOTAFOGO 1x0 VASCO DA GAMA
Gol: Bentinho, 8’ (2° tempo)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Data: 27.04.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Carlos Germano; Alessandro, Nélson (Moisés), Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho Pernambucano (Pedrinho) e Ramon; Edmundo e Mauricinho (Brener). Técnico: Antônio Lopes.

BOTAFOGO 0x0 FLUMINENSE
Competição: Campeonato Carioca (decisão da Taça Rio, 2° turno)
Data: 04.05.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: R$ 779.945,00
Público: 80.916 (72.643 pagantes)
Árbitro: Carlos Elias Pimentel
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Fluminense: Adílson, Ronald (Luiz Henrique), Vágner, Márcio Costa e Jorge Luiz; Paulo Roberto, Cadu, Yan (Roger) e Nildo (Marcelo); Alcindo e Roni. Técnico: Valdir Espinosa.
Obs: BOTAFOGO, CAMPEÃO DA TAÇA RIO (1997)

BOTAFOGO 1x1 FLAMENGO
Gol: Bentinho, 45’+2 (Botafogo); Sávio 22’ (Flamengo)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 10.05.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Disciplina: Expulsão de Pingo (Botafogo)
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
Flamengo: Zé Carlos, Fábio Baiano, Júnior Baiano (Juan), Fabiano e Athirson; Bruno Quadros, Jamir, Evandro e Nélio (Lúcio); Romário e Sávio (Marco Aurélio)
Técnico: Sebastião Rocha.

BOTAFOGO 0x0 BANGU
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 14.05.1997
Local: Proletário, Rio de Janeiro
Árbitro: Álvaro Azevedo Quelhas
Botafogo: Wagner, Bruno Carvalho (Renato Carioca), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Djair, Aílton e Bentinho; Sorato (Róbson) e Dimba. Técnico: Joel Santana.
Bangu: Alex, Marcelo Cardoso, Paulo Campos, Naílton e Flavinho (Marquinhos); Marcão, Humberto e Ado; Edílson (Fabinho), Serginho (Alex Rangel) e Rogers
Técnico: Luís Alberto Severino.

BOTAFOGO 1x0 AMERICANO
Gol: Jefferson 76’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 18.05.1997
Local: Godofredo Cruz, Campos dos Goytacazes
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Dimba), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho (França) e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Americano: Kenai, Roni (Leonardo), Odvan, Vágner e Marcos Lucas; Haroldo, Ronei, Pelica e Leives; Joélton e Afrânio (Luciano Viana). Técnico: Paulo Marcos.

BOTAFOGO 0x2 VASCO DA GAMA
Gols: Pedrinho 64’ e Edmundo 87’
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 24.05.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Álvaro Azevedo Quelhas
Disciplina: Expulsão de Aílton (Botafogo) e Felipe (Vasco da Gama)
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Dimba), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Bruno Carvalho), Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Serginho). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Carlos Germano, Pimentel, Tinho, Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho Pernambucano (Cristiano) e Ramon (Maricá); Edmundo e Pedrinho (Moisés). Técnico: Antônio Lopes.

BOTAFOGO 1x2 FLUMINENSE
Gol: Marcelo Alves 25’’ e Yan 41’ (Botafogo); André Miquimba 73’ (Fluminense)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (3° turno)
Data: 02.07.1997
Local: Rua Bariri, Rio de Janeiro
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo
Disciplina: Alexandre Seixas 24’ (Botafogo)
Botafogo: Alex Guimarães, Bruno Carvalho, Grotto, Marcelo Augusto e Alexandre Seixas; Alemão, França, Marcelo Alves e Marcos Aurélio (Ronaldo / Arcelino); Róbson e Mílson (Dejair Ferreira). Técnico: Joel Santana.
Fluminense: Adílson; Dirceu (Roger), Lima, Vágner e Rogerinho (Jorge Luiz); Cadu, Paulo Roberto, Nildo e Yan (João Carlos); Alcindo e André MiquimbaTécnico: Hugo de León.

BOTAFOGO 0x1 VASCO DA GAMA
Gol: Ramon, 4’ (1° tempo)
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (1° jogo da decisão)
Data: 05.07.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Francisco Dacildo Mourão de Albuquerque
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo (Róbson), Djair e Aílton; Bentinho e Dimba. Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Caetano, Pimentel, Moisés, Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho Pernambucano (Fabrício Carvalho, depois Cristiano) e Ramon; Edmundo e Pedrinho (Maricá). Técnico: Antônio Lopes.

BOTAFOGO 1x0 VASCO DA GAMA
Gol: Dimba 78'
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (2° jogo da decisão)
Data: 08.07.1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: R$ 248.370,00
Público: 16.854 pagantes
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos
Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton (Marcelo Alves); Bentinho e Dimba (Róbson). Técnico: Joel Santana.
Vasco da Gama: Caetano, Pimentel, Moisés, Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho Pernambucano (Luiz Cláudio) e Ramon (Brener); Pedrinho e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.
OBS: BOTAFOGO, CAMPEÃO CARIOCA DE FUTEBOL (1997).

OS CAMPEÕES: Sebastião Wagner de Souza e Silva, 24 jogos; Jefferson Vieira da Silva, 24; Editácio Vieira de Andrade (‘Dimba’), 24; Antônio Bento dos Santos (‘Bentinho’), 24; Jorge Luiz Matheus de Almeida, 23; Marcelo Gonçalves Costa Lopes, 23; Marcelo José de Souza (Marcelinho Paulista), 23; Luís Roberto Magalhães (‘Pingo’), 23; Djair Kaye de Brito, 23; Aílton dos Santos Ferraz, 23; Aguinaldo Luiz Sorato, 22; Wilson Pereira Carvalho (‘Wilson Goiano’), 21; Ricardo França, 13; Róbson Márcio de Alcântara, 11; Sérgio Ricardo Messias Neves (‘Serginho’), 9; Bruno Segadas Vianna Carvalho, 9; Laércio da Silva Vieira Canil (‘Renato Carioca’), 4; Cristiano Grotto, 4; Marcelo Augusto Magalhães Ferreira, 3; Marcos Aurélio da Silva Neves, 2; Alex Guimarães da Silva, 2; Arcelino de Souza Santos, 2; Alexandre Costa Seixas, 2; Sandro Hélio Müller (‘Alemão’), 2; Marcelo Alves Damasceno, 2; José Carlos Santos da Silva (‘Zé Carlos’), 1; Sidicley Bernardo Nunes, 1; Clayton da Silva Oliveira, 1; Dejair Jorge Ferreira, 1; Ronaldo dos Santos da Conceição, 1; Mílson Ferreira dos Santos, 1. Técnico: Joel Natalino Santana.

ARTILHEIROS: Bentinho, 10 gols; Sorato, 9; Dimba, 8; Aílton, 4; Djair, 2; Jorge Luiz, 2; Renato Carioca, 1; Gonçalves, 1; Serginho, 1; Wilson Goiano, 1; Jefferson, 1; Marcelo Alves, 1; Cadão (contra), 1.

Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo), com a participação de Gunter de Moura.
Fontes: Jornal do Brasil, O Dia, O Globo, Rádio Globo e Revista Placar.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...