Miguel Gonzalez, editor do blogue Esporte Rio, entrevistou Miguel Ângelo da Luz (MAL), Coordenador de Esportes Olímpicos do Botafogo, contratado por Maurício Assumpção para elevar o olimpismo botafoguense.
Avaliem, pelos excertos das respostas de MAL, os resultados obtidos ao longo de dois anos e meio:
Sobre as modalidades a desenvolver
MAL: “O projeto atual do Botafogo é no desenvolvimento dos seguintes esportes olímpicos: Basquetebol, Natação, Pólo Aquático, Remo e Voleibol (Quadra e Praia).”
Sobre o basquetebol e o voleibol
MAL: “Temos projetos para as equipes principais [de basquete e vôlei], mas esbarramos na falta de patrocínio.”
“Alguns [dos atletas que estouram a idade da categoria juvenil], por falta de opções, param de jogar e outros através de seus talentos conseguem vagas em equipes da Superliga e da NBB, por exemplo.”
“[A dificuldade é encontrar] alguma empresa que se interesse em patrocinar nossas equipes.”
“Nós estávamos apalavrados com uma prefeitura do estado do Rio de Janeiro, que viabilizaria [a] equipe [de basquete feminino no campeonato brasileiro]. Mas faltando 15 dias para o início da competição, o prefeito foi cassado.”
Sobre a natação
MAL: “O Botafogo, com um investimento muito menor [na natação] do que [o Flamengo e o Fluminense], conseguiu ter resultados mais satisfatórios no cômputo geral, a nível nacional em 2010. Infelizmente, em 2011, perdemos alguns atletas.”
Sobre o Pólo Aquático
MAL: “No masculino jogamos de igual para igual, inclusive fomos campeões estaduais. Perdemos alguns atletas [este ano] sofrendo do mesmo problema da Natação.”
Sobre o remo
MAL: “Este ano somos favoritos ao título.” [Nota de Mundo Botafogo: BFR começou a 1ª regata de 2011 no seu tradicional 3º lugar]
Sobre o contributo do Botafogo no Futsal (os atletas são da Casa de España e apenas a camisa é do Botafogo):
MAL: “Temos uma parceria com a Casa de España, com a possibilidade destes atletas passarem para o futebol de campo. Um dos técnicos do Futsal, por exemplo, é treinador do Infantil do futebol de campo botafoguense.”
Sobre o atletismo:
MAL: “Temos uma parceria de iniciação ao Atletismo com a Vale do Rio Doce, através do projeto Estação do Conhecimento. Nossa ideia é que esta parceria dê frutos para o futuro. Quanto à Maurren, nosso departamento de marketing na época, não conseguiu viabilizar a vinda dela.”
Sobre o projeto ‘Engenhão Olímpico’ que o entrevistado divulgou anunciando escolinhas de Esgrima, Ginástica Artística, Jiu-Jitsu, Judô e Tênis de Mesa, e que não se concretizou:
MAL: “Era um convênio com o Ministério dos Esportes e devido tanto à fiscalização, quanto à distribuição de receitas, este ministério não pôde arcar com as despesas.”
Sem comentários:
Enviar um comentário