quarta-feira, 13 de abril de 2011

Entrevista ao Coordenador dos Esportes Olímpicos

Miguel Gonzalez, editor do blogue Esporte Rio, entrevistou Miguel Ângelo da Luz (MAL), Coordenador de Esportes Olímpicos do Botafogo, contratado por Maurício Assumpção para elevar o olimpismo botafoguense.

Avaliem, pelos excertos das respostas de MAL, os resultados obtidos ao longo de dois anos e meio:

Sobre as modalidades a desenvolver

MAL: “O projeto atual do Botafogo é no desenvolvimento dos seguintes esportes olímpicos: Basquetebol, Natação, Pólo Aquático, Remo e Voleibol (Quadra e Praia).”

Sobre o basquetebol e o voleibol

MAL: “Temos projetos para as equipes principais [de basquete e vôlei], mas esbarramos na falta de patrocínio.”

“Alguns [dos atletas que estouram a idade da categoria juvenil], por falta de opções, param de jogar e outros através de seus talentos conseguem vagas em equipes da Superliga e da NBB, por exemplo.”

“[A dificuldade é encontrar] alguma empresa que se interesse em patrocinar nossas equipes.”

“Nós estávamos apalavrados com uma prefeitura do estado do Rio de Janeiro, que viabilizaria [a] equipe [de basquete feminino no campeonato brasileiro]. Mas faltando 15 dias para o início da competição, o prefeito foi cassado.”

Sobre a natação

MAL: “O Botafogo, com um investimento muito menor [na natação] do que [o Flamengo e o Fluminense], conseguiu ter resultados mais satisfatórios no cômputo geral, a nível nacional em 2010. Infelizmente, em 2011, perdemos alguns atletas.”

Sobre o Pólo Aquático

MAL: “No masculino jogamos de igual para igual, inclusive fomos campeões estaduais. Perdemos alguns atletas [este ano] sofrendo do mesmo problema da Natação.”

Sobre o remo

MAL: “Este ano somos favoritos ao título.” [Nota de Mundo Botafogo: BFR começou a 1ª regata de 2011 no seu tradicional 3º lugar]

Sobre o contributo do Botafogo no Futsal (os atletas são da Casa de España e apenas a camisa é do Botafogo):

MAL: Temos uma parceria com a Casa de España, com a possibilidade destes atletas passarem para o futebol de campo. Um dos técnicos do Futsal, por exemplo, é treinador do Infantil do futebol de campo botafoguense.”

Sobre o atletismo:

MAL: “Temos uma parceria de iniciação ao Atletismo com a Vale do Rio Doce, através do projeto Estação do Conhecimento. Nossa ideia é que esta parceria dê frutos para o futuro. Quanto à Maurren, nosso departamento de marketing na época, não conseguiu viabilizar a vinda dela.”

Sobre o projeto ‘Engenhão Olímpico’ que o entrevistado divulgou anunciando escolinhas de Esgrima, Ginástica Artística, Jiu-Jitsu, Judô e Tênis de Mesa, e que não se concretizou:

MAL: “Era um convênio com o Ministério dos Esportes e devido tanto à fiscalização, quanto à distribuição de receitas, este ministério não pôde arcar com as despesas.”

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...