sábado, 21 de abril de 2012

Botafogo 'A' 4x2 Botafogo 'B'

Quando o Botafogo marcou o segundo gol contra o Bangu, e apesar das contrariedades de uma arbitragem vergonhosa, pensei em escrever um bonito artigo acerca de um time que jogava bastante bem – embora a fraqueza técnica dos atletas seja patente aqui e ali – e que, finalmente, conseguia dominar e ‘matar’ um jogo em tempo útil. E pensei analisar em profundidade a grande partida de Loco Abreu, com desmarcações fabulosas e contributos essenciais para o conjunto da equipa.

Mas… Caramba, o nosso Botafogo tem sempre um mas desde há muito tempo…

Dominando a partida e sendo superior em todo o tempo de jogo, o Botafogo põe novamente a sua torcida com “o credo na boca” com um 2x1 e um 3x2 absolutamente disparatados.

Pensei em realçar a proeza do hat-trick e de uma boa exibição de Loco Abreu, mas eis que Oswaldo de Oliveira e ele próprio insistem em fazer algo que não tem sido conseguido: a conversão de penalidades máximas. Tendo Loco Abreu perdido seis das últimas sete penalidades máximas cobradas deveria já ter assumido a responsabilidade de se retreinar e dar lugar a outro batedor interinamente. Pensei em realçar o seu hat-trick, mas Loco Abreu, indagado sobre a nova perdida, respondeu à repórter dizendo que se deve realçar o atleta que fez três gols numa semifinal e ir pela positiva.

Tal declaração não tem nível de grande atleta – porque um grande atleta é humilde quando é necessário reconhecer que não se é um deus ou coisa parecida –, nem demonstra que Loco Abreu seja naturalmente humilde para assumir as suas responsabilidades. Sou fã dele e considero que continua a ser importante para o time, mas não me agrada a sua soberba que não é identificadora dos grandes atletas nem da tradição botafoguense. Isso é coisa para cathartiformes sem ética nem neurônios.

Pensei em realçar as melhorias de Oswaldo de Oliveira, especialmente porque a comissão técnica do Botafogo continua a ler o Mundo Botafogo, que recentemente apelou para o treino de cobranças de falta e de escanteios (postando imagens de duas cobranças típicas como exemplos), que podem resolver desafios – e os dois primeiros gols foram feitos desse modo. E também porque a equipa se articulou bem melhor, sendo apenas prejudicada pela falta de qualidade individual dos atletas que erram passes absurdos e não sabem lançar bolas com conta, peso e medida para os jogadores mais avançados. Porém, quando vejo que o treinador não barrara Loco Abreu das penalidades máximas, fico perplexo, boquiaberto e desconfiando que a idiotice está morando em General Severiano.

Parece que não podemos aspirar a mais do que vimos: uma equipa que pode ganhar a Taça Rio e o Campeonato Carioca, mesmo contra as arbitragens escandalosas que continuam na montra da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, mas que não dá segurança nenhuma e não agrada incondicionalmente a ninguém. Há sempre uma ‘ovelha ranhosa’ que entrega o ouro ao bandido: os dois gols do Bangu são de uma infantilidade inacreditável da nossa defesa (e não do goleiro) e mostram a nossa falta de qualidade técnica, de organização defensiva e de concentração. O Bangu não ameaçou uma única vez o reduto botafoguense e, contudo, saiu com dois gols do Engenhão! Portanto, temos um Botafogo ‘B’ a jogar pelo adversário.

Insisto que este ano ainda não vi nenhum gol contra nós que tenha sido mérito do adversário – é sempre demérito desta organização defensiva incapaz e organizativamente mal treinada.

De tudo isto só algo foi positivo do início ao fim: Maicosuel. Jogou muito bem, fez ¾ de gol com o lançamento para Loco Abreu assinalar o hat-trick e foi o homem que, em suma, acabou por ‘matar’ o jogo no fim com mais um arranque espetacular. Parabéns pelo regresso, Maicosuel!

Desabafo final: estou mesmo saturado de tanta infantilidade, inconsistência e falta de qualidade para decidir desafios com tranquilidade e evitar o estropiamento dos corações dos torcedores botafoguenses.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x2 Bangu
» Gols: Loco Abreu 39’, 47’ e 60’ e Maicosuel 90’ (Botafogo); Lucas (contra) 51’ e Sérgio Júnior 71’ (Bangu)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 21.04.2012
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Público: 15.757 pagantes
» Renda: R$ 443.235,00
» Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães; Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Márcio Azevedo e Fábio Ferreira (Botafogo) e Oliveira, Raphael Azevedo, Sérgio Júnior e Thiago Galhardo (Bangu); cartão vermelho – Thiago Galhardo (Bangu)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato (Maicosuel), Elkeson (Caio), Andrezinho e Fellype Gabriel; Loco Abreu (Herrera).
» Bangu: Willian Alves; China, Raphael Azevedo, Santiago (Fernando Lopes) e Renan Oliveira; Oliveira (Tiano), André Barreto, Thiago Galhardo e Gabriel Galhardo (Gedeilson); Fabinho e Sérgio Júnior. Técnico: Cleimar Rocha.

10 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

O Botafogo jogou bem, mas erra para o próprio Botafogo. Tomou dois gols de pura desatenção. Três gols justos para o Loco Abreu, boas atuações de Andrezinho e Maicossuel e precisa de um pouco mais de atenção para ser campeão.

Estava na cara. Por sorte, o Bangu não empatou por causa do pênalti perdido pelo soberbo abreu. Iam empatar, iam levar para os penais e estaríamos desclassificados agora. Se eles empatassem, o time ficaria nervoso e não desempataria.

Chico da Kombi disse...

###

Caro Rui, o Loco13 está perdoado por mais um pênalti perdido.

;)

Gloriosas Saudações Alvinegras.

###

Gil disse...

Rui,

Qualquer dia eu enfarto! Mesmo medicado e fazendo uso regular dos medicamentos!
Permita discordar de um ponto. Acho que o São Jeferson falhou nos gols. Observa que o Lucas se antecipou pois havia um jogador do bangu na lateral. Acho que o Jeferson se precipitou ao sair e no segundo gol saiu sem muita convicção.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Concordo, Aurelio. Tudo acabou em bem, mas o Bangu poderia ter lá chegado devido aos nossos erros infantis.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Caro Chico, pela amizade que lhe tenho não comento a barbaridade que acabou de escrever.

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,

E lá está o Botafogo copiando o Sporting e o Sporting copiando o Botafogo.
Quanto tempo não vejo o Botafogo jogando desse jeito, mesmo com as antigas falhas da defesa.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Não vou discordar, Gil, mas antes das responsabilidades do Jefferson há erros crassos da defesa. E justamente são os erros crassos das defesas que propiciam que na sequência também ocorram erros dos goleiros.

Dito de outro modo, se Lucas não tivesse feito tão absurda cabeçada, o Jefferson não tomava gol; se a defesa estivesse atenta e fizesse a interceção do lançamento no 3x2, o Jefferson não tomava gol.

Abraços Gloriosos!

Edivaldo Seixas disse...

Também discordo de você em muitos pontos, principalmente no que se refere às declarações de Loco Abreu. Não sei se por causa da saída do Renato, o time jogou mais solto, sem querer jogar toda a responsabilidade em um ou outro jogador, todos participaram. No jogo não existiu o Loco Estaca, ele se movimentou mais e fez belas assistencias. Alguns comentaristas querem minimizar a vitória do Botafogo e o Bangu, dizendo que o time joga bem com times melhores e ruim com times piores. Errado! Jogando sempre assim não existe time melhor que o Botafogo. Mediano são estes comentaristas urubus.

Ruy Moura disse...

É verdade que o Botafogo fez o melhor jogo do ano, Gil, mas é lamentável que existam sempre falhas tão infantis e corações a preto-e-branco tão abalados.

Escrevi que o BFR pode ganhar a Taça Rio e o Campeonato Carioca com o time que tem, mas é um Botafogo sportinguista exatamente á medida de um Sporting botafoguense. caramba, o meu coração é só um!...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Caro Edivaldo, como escrevei, o Loco fez um grande jogo, mas também não se mostrou á altura de um ídolo humilde. Por muito menos, Garrincha deixou de cobrar penalidades máximas. A nobreza é uma coisa que está marcada na alma. Pode-se ser muito bom, excecional até, mas a nobreza é outra coisa...

Em minha opinião, se o Maicosuel conseguisse chegar à sua melhor forma seria bastante superior ao Renato. O Renato tem um estilo meio 'Lúcio Flávio', enquanto o Maicosuel pode ser explosivo. A entrada de Maicosuel mudou o jogo.

Relativamente ao Botafogo jogar assim e ser dessa forma o melhor, eu diria que quase sempre que o Botafogo joga assim, a defesa também joga assim. Então, acho que tanto pode ganhar o Carioca como não - Botafogo igual a si mesmo...

Ademais, todo o mundo vai fazer tudo para os cathartiformes ganharem hoje e na final da Taça Rio para reeditarem o centenário do FlaxFlu.

Por isso, quanto ao menosprezo relativamente às vitórias do Botafogo, isso já é prato diário na mídia. E será sempre até uma nova postura da/s diretoria/s do Botafogo obrigar a mudanças mercê de posturas efetivamente capazes de alcandorar as nossas cores à Glória.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...