domingo, 8 de abril de 2012

Milutinovic versus Jefferson

O futebol é sempre discutível. Uns vêem de um modo, outros de outro. No mesmo jogo uns vêem o que outros não vêem – às vezes os comentários parece que se referem a dois jogos distintos, mas trata-se do mesmo jogo.

Sobre a eterna disputa ‘tática’ versus ‘habilidade’ individual as opiniões dividem-se radicalmente:

» Bora Milutinovic, treinador sérvio admirador do marechal Tito e responsável por levar cinco seleções a fases finais de Copas do Mundo disse que “O essencial é perceber que são os jogadores que fazem a tática e não o contrário. A grandeza de um treinador vê-se na capacidade de potenciar os jogadores que tem. Mourinho consegue isso sempre.”

Jefferson, goleiro do Botafogo e da Seleção Brasileira disse que “Tanto o Abreu quanto os outros jogadores são importantes. Não temos que jogar em função dele, do Elkeson, do Maicosuel… todos têm que se enquadrar no esquema do Oswaldo. O Abreu entrando ou não, vamos continuar nesta filosofia do treinador.” –

Quem tem razão? Milutinovic ou Jefferson?

5 comentários:

Émerson disse...

Rui e amigos,
Acho que o sérvio está com a razão, pois o treinador deve formar o esquema tático de acordo com a matéria-prima que tem, e não ter um esquema tático pré-definido.
Mas, por outro lado, uma coisa que vem me surpreendendo positivamente em Osvaldo Oliveira, é que ele parece ter um caráter muito íntegro, sempre defendendo nosso clube (como no caso do Jorge Rabelo) e peitando Anderson Barros, ao dizer que não tinha permiitido que o treino fosse fechado aos repórteres.
Mesmo que ele seja fraco, como treinador (e eu não posso dizer isso, pois ele não tem matéria-prima, não tem nem reservas), pelo menos tem algo a mais que os últimos: honestidade, caráter. Os outros, além de fracos treinadores, tinham, todos eles, a exceção de Cuca, mau caráter.
Saudações Gloriosas!

luiz sergio cunha disse...

RUI,

penso que ambos têm razão.
na minha visão somente o técnico da seleção pode se dar ao luxo de estabelecer a priori um esquema tático e ir buscar os jogadores que possuem as características que necessita para a implantação do seu esquema favorito.
os treinadores dos clubes, devem partir de uma situação oposta, ou seja, com as potencialidades e características de seu elenco, encontrar o esquema que se adapte o melhor possível ao seu potencial.

assim, um treinador de grande clube europeu, cujas equipes são combinados de jogadores internacionais, pode exigir contratações para atender seu esquema favorito, como é praxe do mourinho e os brasileiros, não tendo essa possibilidade, têm que encaixar as peças e com isso estabelecer o seu esquema básico em função do que tem.
estamos até aqui, falando do plano coletivo.
ocorre que os mourinhos da vida possuem jogadores diferenciais e podem montar um esquema em que essa diferenciação seja o comando do seu esquema, coisa que é impossível realizar, quando você tem um elenco de apenas bons jogadores.
se temos um euzébio, um coluna, um didi ou um gérson, podemos utilizar um sistema em que eles sejam o fiel da balança, mas quando o seu patamar é um renato, o esquema tem que ser montado para atendimento genérico, como é o caso do Botafogo, daí o posicionamento do jéferson estar correto, pois essa é a realidade dos clubes brasileiros, excessão ao santos, pois o esquema é montado tendo o neymar como referencial e tanto é assim, que a televisão pega os gritos do muricy, quando as coisas estão difíceis, para colocarem a bola no neymar e o time passa a atuar assim, ou seja, na clara intenção de fazer a bola chegar a ele.
existe a realidade dos treinadores de clubes de altíssimo nível de investimento, que compram os coelhos e a dos de pequeno, como são os brasileiros, que coelhos não podem ser comprados, mas tirados da cartola.

abraços,

LSCUNHA

Anónimo disse...

Depende dos jogadores que se têm no time. Se o time possui bons jogadores, inteligentes e capazes de compreender o esquema e subvertê-lo quando necessário, a tática é uma aliada desse time. Caso contrário, em time medíocre e "burro", o ideal é que o esquema seja treinado exaustivamente e que o time não arrisque fazer o que não sabe ou não treinou. O bom treinador conhece o time à disposição e procurar reagir conforme os jogadores que possui.

Anónimo disse...

Não concordo com esse jefferson,acho o loco abreu o melhor jogador antes eu não gostava de futebol e nem torcia para time nenhum depois que loco começou a jogar no botafogo eu quero que eles ganhem sempre e de preferencia que loco faça pelo menos um gol e aproveitando nao gostei do técnico ter tirado meu jogador predileto e favorit beijos para LOCO ABREU.

Ruy Moura disse...

Caros amigos, penso que, de certo modo, todos têm razão. Porém, só uma nota acerca de Mourinho: ele não tem uma tática e depois contrata jogadores poara ela; ele tem jogadores sobre os quais faz uma medição de potencial de progresso rápido e nessa base monta a estratégia. No segundo ano é que, então, contrata em função da tática principal da equipa - que, contudo, foi criada a partir do potencial dos jogadores existentes.

O que faz o Mourinho ser o melhor do mundo e ganhar seja onde for e com que equipa for (ele ganhou com o Porto a Liga dos Campeões sem craques e com um orçamento pequeno), é exatamente saber discernir sobre os potenciais individuais e puxar ao máximo esses potenciais. Quando tudo se aproxima do máximo ele identifica as lacunas e nessas lacunas mete novos jogadores com as características que faltam à equipa. Por isso num sítio ele é apelidado de 'retranqueiro' e no outro produz a equipa mais goleadora do mundo. E quando vai às finais da Champions ganha por 2x0 e 3x0 - sem apelo nem agravo.

Portanto, há um misto nas equipas do Mourinho. Eu creio que o João Saldanha, que defendia mais ou menos o que o técnico sérvio defende, acabou por perceber isso no início da década 1970. Ele defendia que o craque é que comandava a tática, mas nessa época os craques eram tantos que ele podia defender isso. Creio que hoje, a grande arte é o que o Mourinho faz. E não o faz num país e numa equipa, mas já o faz em quatro países diferentes e quatro equipas distintas.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...