quinta-feira, 12 de julho de 2012

Botafogo 3x1 Corinthians



É impressionante como o Botafogo muda radicalmente de exibições de semana a semana ou de quinze em quinze dias. Desta vez é como se Seedorf tivesse inspirado toda esta equipa, que por sua vez lhe quer mostrar que sabe/pode jogar futebol.

A inexistência de novos atacantes talvez seja uma forma pouco ortodoxa de espevitar os mais ofensivos e provar, de certa forma, que o esquema de Loco Abreu sozinho era errado e que a dupla Abreu e Herrera, apesar da simpatia que temos para com eles, era algo previsível demais.

Cidinho revela-se, Elkeson mostra que pode ocupar um lugar mais ofensivo. Mas, sobretudo, parece-me que a equipa quer mostrar a Seedorf que pode brindar os seus passes com gols oportunos e implacáveis. Na verdade, se não me falha a memória, os últimos dois jogos foram os únicos em que o Botafogo chegou a 3x0. Contra o Bahia no Engenhão não seria nada de especial, mas contra o campeão das Américas fora de casa, é obra – talvez nem um nem outro esperassem um Botafogo tão ofensivo depois da saída recente de quatro dos seus atacantes.

Porém, o que parece realçar é que se Oswaldo de Oliveira for medianamente sagaz, pode dar uma nova dinâmica de jogo que tem faltado ao Botafogo desde os tempos de Cuca, aproveitando um meio-campo com bons nomes e um ataque surpreendente que pode revolucionar o modo de se jogar no Brasileirão.

Receio sempre a defesa que não temos. Também a arbitragem, que uma vez mais não pareceu imparcial, mas que pouco pode fazer quando se chega a 3x0 com gols impossíveis de serem anulados.

Estou muito curioso com este Botafogo. Isto é para valer? Vai crescer ainda mais com Seedorf e Rafael Marques? Quando é que chegam os reforços para a defesa, que é o ponto crucial para reforçar a nossa capacidade vitoriosa no Brasileirão?

E já agora acrescento que Oswaldo de Oliveira tem um papel decisivo em manter Elkeson & companhia de cabeça fria, porque o campeonato é longo e nada está garantido ainda. O conflito interior destes jogadores é fruto de muita emocionalidade e afobação excessiva a jogar futebol. Quando a cabeça está fria e a razão impera, o resultado está à vista: não há conflito interno e o futebol joga-se com paciência e determinação. 3x0 por duas vezes sem recuos 'covardolas' é um indício muito bom para imperar mais a 'técnica' do que 'raça'. 
. 
Seedorf deve estar desejando entrar nesta equipa...

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x1 Corinthians
» Gols: Paulo André (contra) 27', Elkeson 56' e 68’ (Botafogo); Chicão 89' (Corinthians)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 11.07.2012
» Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
» Público: 25.900 pagantes
» Renda: R$ 699.647,00
» Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR); Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Bruno Boschilia (PR)
» Cartões amarelos: Romarinho (Corinthians); Lucas Zen, Andrezinho, Lucas, Jefferson e Lennon (Botafogo)
Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Lennon, 89'); Lucas Zen, Renato, Fellype Gabriel (Rodrigo Dantas, 79'), Andrezinho e Cidinho; Elkeson (Willian, 75'). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Corinthians: Cássio; Alessandro, Paulo André, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Ramirez, 82'), Alex e Danilo (Douglas, 71'); Romarinho e Elton (Adilson, 61'). Técnico: Tite. 
. 
Imagem: Tom Dib (Lancenet)

10 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Comentário que fiz no meu blog:

A CBF ignorou o Estatuto do Torcedor e adiou a partida entre Botafogo e Corinthians, para beneficiar o time paulista e prejudicar o planejamento do alvinegro carioca. Para tentar compensar isto, o Botafogo tentou um acerto com a diretoria corinthiana, para escalar Vitor Jr., emprestado pelos paulistas. Não conseguiu.
De nada adiantou a empáfia paulistana e o Glorioso derrotou o outrora conhecido como "Timão" por 3 a 1, com autoridade. Na partida, Andrezinho armou as jogadas de ataque, Renato e Lucas Zen pressionaram a saída de bola do campeão da Libertadores (e nem parece que venceu este torneio). Alguns corinthianos podem vir com desculpas do tipo "o time estava cansado", mas não colam, tendo em vista que boa parte dos atletas que estavam em campo não jogaram no último fim de semana, contra o Sport e os erros gritantes de marcação do alvinegro de São Paulo foram bastante óbvios, assim como as falhas bisonhas do goleiro Cássio.
Elkeson - que quase foi vendido para clubes italianos e que foi muito criticado recentemente pela torcida - está mostrando que fez bem em ficar no Botafogo, evidenciando um grande faro de gol, marcando dois tentos na partida. Os laterais do Fogão tambaém atuaram com precisão.
Em suma, o elenco está pronto para receber o toque refinado de Seedorf no meio de campo, que deve estrear no dia 22. A propósito, o craque surinamês, naturalizado holandês, vem "voando" nos treinos em General Severiano, além de demonstrar todos os dias que está em muito boa forma. Além de tudo, o
grande jogador da seleção da Holanda trouxe muita sorte, entusiamo e contagiou positivamente os jogadores do Botafogo.

Sergio Di Sabbato disse...

Amigo Rui, parece que o Seedorf trouxe confiança a esta equipe sempre
insegura. Não vi o jogo contra o Bahia, mas vi o de ontem e me impressionou a tranquilidade da equipe, a disposição, o posicionamento do meio-campo e a surpresa com o desempenho do time como um todo, mas chamou a atenção desempenho do Cidinho, Lucas Zen, Andrezinho, Elkessom, Marcio Azevedo, Renato. Tomara que não seja apenas uma fase, se o time continuar com esta disposição, certamente disputaremos as primeiras posições. Sobre a arbitragem, plenamente de acordo com o post anterior, uma verdadeira calamidade o que fazem com o Botafogo. espero que a diretoria tome as devidas providencias, ou então vai acontecer o que aconteceu com o Coritiba, que foi roubado no 1º jogo, e aí ficou difícil. Seria coincidência a cbf estar cheia de paulistas? Abs e SB!

Pizotti disse...

Amigos, por favor, só me acordem deste sonho no dia de colocar a faixa de Campeão Brasileiro nos jogadores do Botafogo.
Este mês de Junho está fantástico.

Pizotti disse...

Corrigindo " Julho "

Ruy Moura disse...

Aurelio, o Botafogo gosta sempre de 'pregar partidas' aos melhores. Poucas vezes os grandes lhe ganham, ao contrário dos clubes médios e pequenos do Brasileirão.

Espero que o Seedorf tenha envergonhado esta gente e comecem a funcionar com nos dois últimos jogos. O que prova que podiam ter feito melhor até aqui, apesar do treinador não ajudar...

Se o Seedorf estiver 'voando' como dizem, prova-se que a preparação física do Botafogo tem sido um fiasco e que o homem pode ser um exemplo de rigor para os jogadores brasileiros que gostam de alguns vícios incompatíveis com atleta de futebol nos dias de hoje.

Jobson's nunca mais!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Muitas dúvidas, Sergio. Estamos no início e não sei se a consistência se vai impor, se Seedorf põe esta gente no lugar trabalhando a sério, se Oswaldo de Oliveira faz menos asneiras, se as arbitragens nos conseguem vencer, etc.

Acho que devemos gozar os bons momentos, mas todo este alarido da torcida pode acabar no costume...

É preciso usar a razão e a prudência, trabalhar jogo a jogo e nada de encantamentoa ao estilo de Elkeson "sou f..."

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pizotti, estamos em julho, e espero que agosto possa confirmar a sua profecia de continuar sonhando...

Se ganharmos a Copa Sul-Americana eu ficava muito satisfeito!

Estaríamos na Libertadores em 2013 e talvez... se seguíssemos o bom caminho...

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Pizotti, o Uruguai não ganhou ao Brasil em pleno Maracanã no ano da estreia do estádio? A Alemanha não ganhou da mais fantástica seleção mundial em 1954? A Grécia não foi campeã da Europa centrada na defesa? O Corinthians não foi campeão do mundo sem ser campeão da Libertadores? O tão badalado Barça não perdeu este ano todos os títulos em que apostara? O Chelsea não foi campeão da Europa inesperadamente? Então, porque o Botafogo não poderia ser campeão da Libertadores vindo da Copa Sul-Americana?

Só sonhos... mas quem não sonha não alcança...

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,

Que essa mudança seja real, consistente e definitiva.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

ASSIM SEJA, Gil!

Abraços Gloriosos!

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...