segunda-feira, 2 de julho de 2012

Clarence Seedorf: uma carreira notável



Clarence Clyde Seedorf nasceu a 1 de Abril de 1976, em Paramaribo, no Suriname, e naturalizou-se holandês. O craque mede 1,76 metros, pesa 76 quilos, é meio-campista e chuta com o pé direito.

Antes de ingressar no Botafogo de Futebol e Regatas, Seedorf fez carreira nas bases do Inter Moengotapoe, AS Almere e Ajax, profissionalizando-se no Ajax e jogando posteriormente na Sampdoria, Real Madrid, Internazionale e Milan Fez parte da seleção holandesa de 1994 a 2008. Realizou 802 partidas e fez 111 gols.

Vencedor da UEFA Champions League quatro vezes, foi o único a ter ganho o torneio por três clubes diferentes: pelo Ajax em 1994-95, com o Real Madrid em 1997-98 e pelo Milan em 2002-03 e 2006-07.

CARREIRA

Real Madrid

Seedorf foi para o Real Madrid em 1996, onde, na sua primeira temporada, ajudou a equipa a recuperar o título de La Liga. Na sua segunda temporada (1997-98), ele desempenhou um papel importante no sucesso da equipa na Liga dos Campeões ajudando o Real Madrid a conseguir uma vitória por 1-0 sobre a Juventus na final, o segundo título da Liga dos Campeões de sua carreira. Ainda jogando no Real Madrid, Seedorf marcou um golo notável contra o Atlético de Madrid, um tiro de cerca de 45 metros de distância!

A magia de Seedorf no Real Madrid tornou-se menos proeminente após a chegada do treinador holandês Guus Hiddink na temporada 1998-99 e terminou quando ele foi transferido de volta para a Itália durante a temporada 1999-2000, desta vez para a Internazionale, por uma taxa de cerca de 44 milhões liras italianas (cerca de 23 milhões de euros).

Internazionale
Apesar de ajudar a Internazionale para a final da Copa Italia em 2000, um jogo que acabou por perder, Seedorf não pôde ajudar a trazer nenhum troféu importante para o clube. No entanto, ele será lembrado por muitos fãs do Inter por seus dois golos contra o Juventus de Turim em um empate 2-2 em 09 de Março de 2002, ambos em excelentes chutes de longa distância.

Milan

Depois de dois anos com a Internazionale, Seedorf passou para os rivais da cidade em 2002, trocado por Francesco Coco. Em Milão, Seedorf formou uma parceria formidável no meio-de-campo com Gennaro Gattuso e Andrea Pirlo, que começou desde a temporada 2002-03. Atualmente, este trio ainda é utilizado na formação inicial, mas com menos frequência. Sob a orientação do técnico Carlo Ancelotti, seu papel era o de apoiar um meia-atacante, seja ele Rivaldo, Rui Costa, Kaká ou Ronaldinho.

Ele ganhou a Copa Italia com o Milan em 2003, que foi a primeira vez que havia vencido a competição em 26 anos. Na mesma temporada, Seedorf ganhou sua terceira medalha na Champions League, para se tornar o primeiro jogador a ganhar a Liga dos Campeões com três clubes diferentes. O Milan bateu a Juventus na disputa por pênaltis, após um empate em 0-0, apesar de Seedorf ter perdido sua penalidade.

Na temporada seguinte, 2003-04, Seedorf jogou um papel no Milan, que ganhou Serie A. Foi também o título da liga Seedorf quarta nacionais vitória da sua carreira, depois de seu título, dois holandeses Ajax e ganha com a vitória de um espanhol com o Real Madrid.

Seedorf teve um papel importante na campanha do Milan rumo à final da UEFA Champions League 2004-05. Ele começou jogando a grande final contra o Liverpool, realizada em Istambul, que viria a se tornar um jogo histórico. O Milan, após terminar o primeiro tempo com uma vantagem de 3-0 no placar, acabou por ceder o empate no segundo tempo, perdendo o título na disputa por pênaltis. Seedorf não cobrou nenhum desses pênaltis. O Milan também terminou em segundo lugar na Serie A 2004-05, perdendo o Scudetto para a Juventus.

A Calciopoli, como ficou conhecido o escândalo da Serie A 2005-06, enfraqueceu o clube, mas foram autorizados a continuar na UEFA Champions League da temporada seguinte, o que levou seus melhores jogadores de permanecer no clube. Ele jogou o seu 100º jogo na Liga dos Campeões em 4 de dezembro de 2006, numa partida contra o Celtic. Seedorf e Kaká tornaram-se cada vez mais impressionantes, para marcar e fornecer os golos que levou o Milan a classificar-se contra Bayern de Munique e Manchester United, chegando a final da Champions League 2006-07, mais uma vez contra o Liverpool, vencendo-os por 2-1, em Atenas, com Seedorf vencendo pela quarta vez o torneio. Ao fim do torneio, foi eleito o melhor meia da Liga dos Campeões. Nesse mesmo ano, fez parte do elenco que venceu a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2007. Ele acabou ganhando a Bola de Prata da competição.

Botafogo

Em 30 de junho de 2012, Seedorf assinou um contrato de dois anos com o Botafogo e vai receber no total o valor de R$ 18,3 milhões.

VIDA PESSOAL

É casado com uma brasileira nascida no Rio de Janeiro e fala português fluentemente.

TÍTULOS

Ajax

Real Madrid

Milan

PRÊMIOS INDIVIDUAIS


10 comentários:

Émerson disse...

Rui, é muito boa a contratação de Seedorf. A diretoria está de parabéns.
Mas estou começando a ficar com pena dele. Olhar para um lado e ver Fábio Ferreira. Para outro, Élkesson, Andrezinho, Lucas. Para o banco, Brinner, Cidinho, Willian...

Ruy Moura disse...

Émerson, creio que conhece o dito que diz que um bolo é bom, mas melhor ainda é colocar a cereja em cima do bolo: é a perfeição. Mas que dizer de colocar uma cereja em cima de um bolo que não existe?!... Come-se a cereja, joga-se fora ou ficamos sem saber o que fazer com ela?!

Abraços Gloriosos!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Não sejamos pessimistas. Cidinho e Andrezinho são bons jogadores. Ainda virão mais reforços. Vamos com calma, gente. Sem pessimismo. Aguardemos que ele entre em campo e se adapte, o que acho que não vai demorar.
Abraços

Daniel Pablo disse...

a maior contratação da história do futebol botafoguense, perdão brasileiro (Fogão e Brasil se confundem).

A torcida tem que ter paciência, vai demorar pro crack se adpatar ao futebol e campos de várzea daqui.

E o protesto, procurei na net e não achei nada. Conta aí como foi, e principalmente diz se a torcida compareceu em peso. Isso é que falta ao time, presença da torcida, seja para apoiar, seja para cobrar!

abraços

Ruy Moura disse...

Aurelio, já tive tanta e tanta calma, que já nem calma tenho para uma diretoria que anda três anos e meio com um time desconchavado, desequilibrado e perdendo títulos por essa razão.

Seedorf é uma grande cartada, mas o time continua brutalmente desequilibrado. Nunca teve defesa e agora também não tem ataque. Tem guardião e meio-campo.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Daniel, acho inacreditável que após tanta reclamação de botafoguenses tenha havido uma manifestação num local cheio de habitantes botafoguenses e tenham comparecido 150 pessoas!

Eu estou a milhares de quilómetros, mas quem está a centena de metros ou escassos quilómetros e não foi não tem nenhuma razão de reclamar no futuro.

Cultura de reclamação? Eu sou pela cultura da ação! Reclamar sem ação ou consistência é inócuo.

Abraços Gloriosos!

NRA disse...

Não podemos esperar milagres do Seedorf. Provavelmente ele vai render uns 60-70% do máximo que já rendeu na carreira. Mas creio que a grande contribuição que pode dar ao Botafogo é a influência sobre os demais jogadores. Espero do Seedorf uma injeção de profissionalismo nos demais atletas.

Ruy Moura disse...

NRA, concordo. Mas espero um pouco mais sobre questões éticas e comportamentais. A bagunça do futebol brasileiro e as desconsiderações ao Botafogo podem eventualmente regredir se Seedorf utilizar a sua tão propalada ética e inteligência. A nosso favor, claro, porque nós somos geralmente éticos.

Abraços Gloriosos!

Daniel disse...

É Rui, depois dessa, só resta babar o ovo da Diretoria, essas ações de Marketing: bonequinhos, dirigível, feijoadas, ganham para mim sentindo agora. A torcida precisa ser renovada, pois os atuais torcedores são uns omissos!

A contratação do Seedorf foi um golaço de placa, mas ainda são precisos mais reforços, um atacante, zagueiros, laterais que marquem e um volantaço brigador.

Também é preciso o time vim jogar mais vezes aqui no Nordeste, a torcida do Rio merece ficar um tempo sem ver o Fogão.

Abraços!

Ruy Moura disse...

Se não houver reforços o Seedorf sempre poderá trocar bolas com o Jefferson e com os colegas de meio-campo... é posse de bola... à Barcelona...

A torcida botafoguense está ficando como o mundo... neoliberal...

Quem precisa ir ao Nordeste sou eu, gozar as delícias da região. (rs) Conheço o Centro e o Sudeste, não o Norte.

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...