segunda-feira, 12 de junho de 2017

Cacá: futebolista de ‘engenho’ e último amigo de Nilton Santos

Carlos de Castro Borges, o ‘Cacá’, nasceu a 31 de agosto de 1932, no Rio de Janeiro, faleceu a 7 de junho de 2017, na mesma cidade, tendo sido lateral direito durante a sua carreira de futebolista. Mais tarde, ainda enquanto jogava futebol, formou-se em Engenharia e exerceu a profissão.

Testemunhei que Cacá, botafoguense convicto, visitava Nilton Santos quase diariamente durante os seus últimos anos de vida. O ‘Enciclopédia’ do futebol, já meio debilitado, confidenciou-me um dia: “Cacá é muito engraçado.” Provavelmente foi o último grande amigo de Nilton Santos.

Cacá jogou pelo América (1950-54, como ‘clube de juventude’, e 1954-55 como profissional), tendo-se transferido posteriormente para o Fluminense (1955-58) e em seguida para o Botafogo, onde ergueu alto o seu nome (1958-64). Em 1964 saiu finalmente do Rio de Janeiro e foi encerrar a carreira na Portuguesa dos Desportos (SP) com o vice-campeonato paulista.

Estreou-se no Botafogo no dia 7 de junho de 1958 na vitória de 3x0 sobre a Portuguesa, com gols de Quarentinha (2) e Edson. Entre outros craques, jogou no América com Leônidas da Silva, no Fluminense com Castilho, Telê Santana e Pinheiro, no Botafogo com Manga, Nilton Santos, Garrincha, Quarentinha, Didi, Amarildo e Zagallo, na Portuguesa (quinta força paulista) com Félix e Orlando (goleiros), Ditão, Jair Marinho, Almir, Dida e Nilson Bocão.

Devido a boas atuações Cacá esteve indigitado para a Copa do Mundo de 1958, na qual não participou devido a uma lesão grave, perdendo o lugar para Djalma Santos e De Sordi.

Sem comentários:

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...