quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Botafogo 0x1 Flamengo

por SERGIO DI SABBATO
Leitor de sempre do Mundo Botafogo

Temos que admitir que esse time do Botafogo fez muito mais do que esperávamos, e num erro do Victor Luís, que saiu atrasado, tomou um drible desconcertante e saiu o gol dos molambos.

O time do Botafogo carece de jogadores de qualidade, mas não fez frio, jogou como pode jogar, e dizer que o time amarelou é injusto: jogou do jeito que sabe é que pode.

Carli fez falta pela liderança e o Pimpão pela luta, mas a limitação dos jogadores do Botafogo é muito grande e, pior, não temos ninguém que possa entrar e mudar o jogo. Querendo ou não, essa é a realidade do Botafogo e não é hora de desanimar.

Eu de minha parte torço muito, mas sei que é muito difícil conquistar algo com esse time, só com um sopro de uma imensa sorte. E devo dar os parabéns aos jogadores que lutaram, e lutaram muito. Perder faz parte, mas perder com dignidade é importante, bem diferente de 2013. Valeu, Fogão!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x1 Flamengo
» Gols: Diego, aos 70'
» Competição: Copa do Brasil
» Data: 23.08.2017
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 53.148 presentes; 47.573 pagantes
» Renda: R$ 2.955.550,00
» Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO); Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Christian Passos Sorence (GO)
» Disciplina: cartão amarelo – Roger, Bruno Silva, Leandrinho (Botafogo); Guerrero (Flamengo)
» Botafogo: Gatito, Luis Ricardo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso (GIlson), Matheus Fernandes (Leandrinho), Bruno Silva e João Paulo; Guilherme (Vinícius Tanque) e Roger. Técnico: Jair Ventura.
» Flamengo: Thiago, Rodinei, Réver (Rafael Vaz), Juan e Pará; Cuéllar, Arão e Diego; Berrío (Vinicius Júnior), Everton (Rômulo) e Guerrero. Técnico: Reinaldo Rueda.

10 comentários:

Unknown disse...

Em 1992 o Flamengo tinha um timeco e foi campeão em cima de nós, nos sucessivos cariocas em que fomos derrotados, eram igualmente inferiores, em 2013 idem. Esse papo não cola. Foram covardes, amarelões, patéticos. Hoje o Botafogo virou um saco de pancadas do Flamengo, um timinho minúsculo que não merece sua fanática, fantástica, gigantesca torcida. E lá se vai mais um ano sem um título importante, e se bobear, com mais um rebaixamento nas costas. NENHUM CLUBE RESISTE A TAMANHA FALTA DE AMBIÇÃO.

Ruy Moura disse...

Saulo, você parece um típico urubuzão cathartiforme. Anarquista sim, mas não tanto!...

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

Meu caro Ruy, fico mais uma vez honrado em ter um comentário meu estampado em seu blog, uma leitura diária obrigatória para mim. Desculpe os erros, pois escrevi no celular e o corretor faz alterações que às vezes não conferimos.
Lendo hoje os comentários a respeito do jogo de ontem, entre as inúmeras lamentações, a mais recorrente é de que o time foi covarde. Eu de minha parte repito: o atual time do Botafogo jogou ontem exatamente como vem jogando ao longo dos últimos 9 ou 10 meses. Se recordarmos as vitórias contra o Sport e o Atlético veremos que o fator fundamental foi: contra o Sport a péssima leitura de seu técnico que quis matar o jogo, tirou um jogador do meio, colocou um atacante e deu o contra ataque ao Botafogo, isso ganhando por 1X0. Contra o CAM, o gol aos 2 minutos fez com o time mineiro saísse e ficou fácil o contra ataque.
Idem contra o Nacional e assim por diante.
O fato é que o time do flamengo mesmo sem ser um bom time, tem jogadores tecnicamente superiores aos do Botafogo, nada que seja muito acima, mas tecnicamente melhor. O time do Botafogo tem uma defesa de razoável para boa, laterais medianos, mas o LR muito fora de forma e sem confiança; a contusão foi séria e não sei se ele volta a jogar o que jogava antes da fratura. No meio não temos nenhum jogador de habilidade, um jogador que pense, e no ataque, bem, o ataque é nulo, o Roger não consegue sequer matar uma bola, não impõe medo a zaga adversária. Como fazer para jogar ofensivamente se não tem atacantes, só resta é esperar por uma brecha no contra ataque.
No início do jogo o os primeiros 15 minutos o Botafogo vinha bem, poderia ter aberto o placar se o Guilherme não fosse incompetente, mas aí o adversário fechou as laterais, marcou em cima e o Botafogo ficou sem muita ação, principalmente porque os erros de passes são uma das principais deficiências do time.
O engraçado é que quando o Botafogo ganha é porque o time jogou bem, mas quando perde nunca é o adversário que foi melhor, mas sim o Botafogo que jogou mal, foi covarde. O mesmo acontece com jogadores, quando um jogador nosso dá um drible desconcertante e faz uma bela jogada que resulta em gol foi virtude do nosso jogador, quando o adversário faz esse tipo de jogada taxamos de falha nossa. Vícios de torcedores que só assistem com paixão.
Claro que ninguém gosta de perder para o time dos cathiformes, mas daí a dizer que o time treme diante deles é querer superdimencioná-los. O certo seria dizer que na copa do brasil o time tem sido sistematicamente eliminado desde de que começou essa competição, a lógica seria dizer que o Botafogo treme na copa do brasil.
Felizmente a idade tem me dado um pouco mais de discernimento e pelo menos aprendi a analisar com mais calma as coisas do futebol. A derrota de ontem por mais que procuremos culpados tem uma explicação bem simples: o time do Botafogo, ou melhor o seu elenco é muito limitado e, não adianta querer culpar o JV pela derrota, como dizia o Oto Glória: "sem ovos não se faz omelete". O JV tem defeitos, mas tem virtudes. É novo e torço que evolua.
É claro que o planejamento do DF tem erros muito claros que precisam ser corrigidos, mas há de se considerar que a situação do clube é muito complicada. Como diz um conhecido meu amigo do CEP, o clube vende o almoço para comprar o jantar.
Tenho escrito diversas vezes que só um milagre pode dar um título a esse time do Botafogo, pela lógica não vejo com, mas vou torcer e muito por esse milagre e mesmo que não ganhe acho que esse time pelo que fez até aqui merece o nosso respeito. Abs e SB!@

Sergio disse...

Ruy, às vezes a pior coisa da derrota é só pensar em derrotas como o nosso amigo Saulo.
Eu prefiro mesmo perdendo o discurso de vitória, como por exemplo: em 5 anos os cathiforme venceram apenas uma partida em cima do Botafogo, sendo que o Botafogo completou 9 jogos seguidos com vitórias. Eliminamos sistematicamente os cathiformes anos a fio. Quebramos o jejum em cima deles e para completar tiramos um tetra campeonato deles duas vezes, sendo que em 2010 tínhamos um timeco e eles o "bonde da vitória" com a dupla do amor. Fomos campeões com uma humilhante cavadinho do El Loco Abreu. Em 2012 também eliminamos eles e em 2013 também. Títulos importante depende de que do que nós consideramos ou o que os outros consideram, Como disse o Seedorf: eu quero é taça, tem taça eu quero.
Sinceramente, não gosto de discurso de derrotados. Abs e SB

Anónimo disse...

Sobre esse papo de amarelar eu considero o seguinte: levando em conta que os cathatiforme possuem maior renda (patrocínios e cotas de t.v.), teoricamente uma maior torcida (teoricamente mais renda nos jogos, mais venda de produtos...) mídia e arbitragem sempre favoráveis, o desempenho dos urubus era para ser muito melhor. Neste século a maioria dos jogos do urubu com o Fogão são empates, e o grosso das vitórias para ambos os lados são por placares mínimos.

Outro ponto, no tempo do Bebeto de Freitas o Fogão só perdeu para o apito. Impedimento inexistente e expulsão do Dodô na final de 2007, bandeira gostosa marcando impedimento em quantos gols o fogão fizesse na CB 2007, roubo na TG de 2008, gols contra inexplicáveis na taça rio 2009, etc, etc, etc.

Então o último resultado se explica por uma melhor qualidade técnica do adversário, sem nos olvidarmos do treinador mais experiente deles (campeão da Libertadores).

atenciosamente

Daniel

Ruy Moura disse...

É uma honra desfrutar dos seus comentários, Sergio. Quanto ao texto, completamente de acordo. Acho piada que as reclamações são praticamente as mesmas, ou do mesmo tipo, do que quando tivemos anos miseráveis em que saímos logo da Copa do Brasil, não estávamos na Libertadores nem bem colocados no Campeonato Brasileiro. E tínhamos melhores valores individuais e mais dinheiro. E olhe que eu sou muito crítico, mas usando a 'razão', tanto quanto possível a 'razão' e não a 'emoção' que tantas vezes nos trai.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Nem mais! Também não gosto do discurso da derrota. Jamais me esquecerei da triste figura que fizeram Bebeto de Freitas, Cuca e Túlio em 2008. Tinham razão, mas pareciam três 'carpideiras' no funeral dos maridos...

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Assino em baixo, Daniel!
Avante, GLORIOSO!

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Prezado Rui Moura

O time foi valente mas a limitação ficou explícita quando o Jair Ventura não dispunha de nenhuma opção para mudar o jogo. Para a Libertadores sobrará o esforço coletivo e a sorte.
Abraço
Humberto

Ruy Moura disse...

De acordo, Humberto. Acredito que o esforço e a resiliência da equipe possam decidir na Libertadores, com uma pitada de sorte para o nosso lado, claro...

Abraços Gloriosos.

Botafogo, Palmeiras e Fluminense no pódio Mundial

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em minha modesta opinião o Botafogo devia contestar junto da FIFA a realização da final do Mund...