sábado, 26 de agosto de 2017

O ‘milagre’ da omelete sem ovos…

por SERGIO DI SABBATO
Leitor de sempre do Mundo Botafogo

Lendo os comentários a respeito do jogo contra o Flamengo, entre as inúmeras lamentações, a mais recorrente é de que o time foi covarde. Eu de minha parte repito: o atual time do Botafogo jogou ontem exatamente como vem jogando ao longo dos últimos 9 ou 10 meses. Se recordarmos as vitórias contra o Sport e o Atlético veremos que o fator fundamental foi: contra o Sport a péssima leitura de seu técnico que quis matar o jogo, tirou um jogador do meio, colocou um atacante e deu o contra ataque ao Botafogo, isso ganhando por 1x0. Contra o Atlético Mineiro, o gol aos 2 minutos fez com o time mineiro saísse e ficou fácil o contra ataque.

Idem contra o Nacional e assim por diante.


O fato é que o time do flamengo, mesmo sem ser um bom time, tem jogadores tecnicamente superiores aos do Botafogo, nada que seja muito acima, mas tecnicamente melhor. O time do Botafogo tem uma defesa de razoável para boa, laterais medianos, mas o Luís Ricardo muito fora de forma e sem confiança; a contusão foi séria e não sei se ele volta a jogar o que jogava antes da fratura. No meio não temos nenhum jogador de habilidade, um jogador que pense, e no ataque, bem, o ataque é nulo, o Roger não consegue sequer matar uma bola, não impõe medo à zaga adversária. Como fazer para jogar ofensivamente se não tem atacantes?... Só resta esperar por uma brecha no contra ataque.

No início do jogo o Botafogo vinha bem nos primeiros 15 minutos e poderia ter aberto o placar se o Guilherme não fosse incompetente, mas aí o adversário fechou as laterais, marcou em cima e o Botafogo ficou sem muita ação, principalmente porque os erros de passes são uma das principais deficiências do time.

O engraçado é que quando o Botafogo ganha é porque o time jogou bem, mas quando perde nunca é o adversário que foi melhor, mas sim o Botafogo que jogou mal, foi covarde. O mesmo acontece com jogadores: quando um jogador nosso dá um drible desconcertante e faz uma bela jogada que resulta em gol foi virtude do nosso jogador, quando o adversário faz esse tipo de jogada taxamos de falha nossa. Vícios de torcedores que só assistem com paixão.

Claro que ninguém gosta de perder para o time dos cathartiformes, mas daí a dizer que o time treme diante deles é querer superdimensioná-los. O certo seria dizer que na Copa do Brasil o time tem sido sistematicamente eliminado desde de que começou essa competição, a lógica seria dizer que o Botafogo treme na Copa do Brasil.

Felizmente a idade tem-me dado um pouco mais de discernimento e pelo menos aprendi a analisar com mais calma as coisas do futebol. A derrota contra o flamengo, por mais que procuremos culpados, tem uma explicação bem simples: o time do Botafogo, ou melhor, o seu elenco, é muito limitado e não adianta querer culpar o Jair Ventura pela derrota. Como dizia o Oto Glória: "sem ovos não se faz omelete". O Jair tem defeitos, mas tem virtudes. É novo e torço para que evolua.

É claro que o planejamento do Departamento de Futebol tem erros muito claros que precisam de ser corrigidos, mas há de se considerar que a situação do clube é muito complicada. Como diz um conhecido do Carlos Eduardo Pereira, meu amigo, o clube vende o almoço para comprar o jantar.

Tenho escrito diversas vezes que só um milagre pode dar um título a esse time do Botafogo. Pela lógica não vejo como, mas vou torcer e muito por esse milagre, e mesmo que não ganhe acho que esse time pelo que fez até aqui merece o nosso respeito.

4 comentários:

MAM disse...

Rui você foi cirúrgico nos comentários e na análise do jogo, foi um jogo terrivelmente igual e ele nos venceram por ter um elenco melhor, mais opções e o possante Rueda no estudou bem, fechando as laterais ficamos sem a nossa melhor arma que é o contra ataque. Na libertadores teremos Valência e Marcos Vinicius que tem velocidade e habilidade para levar a bola a frente. Abraços

Ruy Moura disse...

Marco, a análise é da autoria do Sergio.

Ainda acredito que podemos vencer o Grêmio. Mas vamos depender, talvez, do lado para o qual a sorte se inclinar...

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Rui a análise do Sérgio é perfeita. O Grêmio acredito que não jogará como o urubu. Gista fe jogar e deixa jogar.
Se assim for, assim como você,acredito em mais uma vitória épica para a coleção deste ano na Libertadores.
Grande abraço
Humberto

Ruy Moura disse...

Admito o mesmo, Humberto. 50% de chances de parte a parte.

Abraços Gloriosos.

Botafogo, Palmeiras e Fluminense no pódio Mundial

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em minha modesta opinião o Botafogo devia contestar junto da FIFA a realização da final do Mund...