sábado, 26 de janeiro de 2019

Botafogo 1x2 Flamengo


Um primeiro tempo organizado e um segundo tempo lamentável em queda livre. Abel Braga mexe na equipe ao intervalo e Zé Ricardo manteve-se mudo e quedo não mudando coisa alguma como resposta.

Uma equipe lenta, fisicamente inapta e sofrendo dos males de sempre.

Mas… não desesperemos, porque Zé Ricardo vê ‘evolução’…

E Kieza, o grande goleador que uma vez mais perdeu a chance do 2x0, assegura que não erraremos mais:

Acho que no segundo tempo voltamos diferente do primeiro. No começo até conseguimos oportunidades, bola na trave. Fizemos um grande jogo hoje. Agora é ver o que fizemos de errado para não errar mais”.

Em suma, os atores do jogo fizeram uma ótima análise: estamos em evolução, fizemos um grande jogo, não vamos errar mais. Só vamos mesmo é perder mais…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x2 Flamengo
» Gols: João Paulo, aos 24' (Botafogo); Bruno Henrique, aos 63’ e 70’ (Flamengo)
» Competição: Campeonato Estadual
» Data: 26.01.2019
» Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 5.314 pagantes; 6.268 presentes
» Renda: R$ 391.846,00
» Arbitragem: Maurício Machado Coelho Júnior (RJ);Assistentes: Michael Correia (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Alex Santana (Botafogo) e Diego e Bruno Henrique (Flamengo)
» Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan (Lucas Barros); Jean (Rodrigo Pimpão), Alex Santana e João Paulo (Alan Santos); Luiz Fernando, Erik e Aguirre. Técnico: Zé Ricardo.
» Flamengo: Diego Alves, Pará, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Diego (Piris da Mota), Everton Ribeiro; Vitinho (Bruno Henrique) e Uribe (Gabriel). Técnico: Abel Braga.

20 comentários:

Filipe disse...

.as declarações do Zé e trupe são no mínimo assustadoras, não há espírito competitivo..onde pensam que estão? Se não houver uma mudança na.mentalidade, começando.no Staff do Futebol, os investimentos em auditorias financeiras serão esmagados, juntamente com a paciência dos investidores..é triste

Beto Fogo disse...

Ajeitada com a mão! Assim é fácil ser campeão. No jogo do Bangú a bola saiu e por "SORTE" ninguém viu! Mais do mesmo! É isso aí flapress!

Ruy Moura disse...

No mínimo, sim, Filipe. No máximo são... as declarações dos treinadores e jogadores botafoguenses há vários anos sempre que perdem... Eles não sabem em que Clube estão... não sabem que o Botafogo é patrimônio nacional e mundial e jamais foi tão medíocre na sua história como são hoje os seus protagonistas. Basta ouvir as declarações de toda a linha huerárquica: Mufarrej, Barros, Z. Ricardo e jogadores. Além do lamentável departamento médico(?)... Uma lástima de gente...

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Beto, e alguma vez o Flamenguesa foi campeão limpo, justo e digno?... Não me lembro disso... Ou é mão, ou golimpedido ou penalti inexistente, ou,ao contrário, penalti não marcado contra eles, impedimento inventado, expulsões injustas, ou... rebaixamento premeditado da Portuguesa. Ganhar ao Flamenguesa é contar pelo menos a necessidade de superação de um a dos erros clamorosos da arbitragem a favor dos da gávea em cada jogo. O Flamenguesa é o maior erro de casting do desporto brasileiro!

Abraços Gloriosos.

Filipe disse...

Sim caro Rui, eles estão literalmente arruinando o patrimonio cultural que é o Botafogo. Estive visitando General Severiano em 2017,me surpreendi com a presenca de dezenas de ilustres turistas(não torcedores), vindo de todo o Brasil e America Latina, interessados em conhecer a história do clube. Entretanto,fomos recepcionados por um jovem despreparado para a função( mal sabia contar a história gloriosa do clube).Fomos despedidos com um tipo " hasta la vista" sem levar nenhuma mensagem de agradecimento da Diretoria(tipo folder com a marca do clube), sem sequer um souvenir (daqueles que custam centavos mas que servem para levar a memória do clube por toda vida ).
Ah lembrei que a visita custou $20 por pessoa... A impressão que se tem é que temos um potencial imenso sendo desperdiçado todos os dias. Estamos sendo traídos. Penso que poderíamos formalizar um manifesto ,tentar algum diálogo , evitar o inevitável..Saudações gloriosas Rui

Ruy Moura disse...

Depoimento profundamente verdadeiro! O Botafogo é uma bagunça, um descaso, uma oligarquia bafienta que domina o Clube há décadas, cuja única exceção foi a presiência de Bebeto de Freitas, ainda assim policiado e torpedeado continuamente por Montenegro - que ainda hoje continua a influenciar o poder em general Severiano.

Seis meses depois da presidência de Assumpção eu posicionei-me contra ele nos restantes 5,5 anos. Porém, fora os casos financeiros ainda por esclarecer, a presidência de Assumpção conseguiu ser, desportivamente, absolutamente superior a esta dupla diretoria CEP/Mufarrej e Mufarrej/CEP. Estão destruindo o Clube. E creio que até os Salles entrarão pelo cano se puserem dinheiro no nosso Clube. Quem manda nos bastidores do Clube poderá continuar incólume a mandar. Mal, como sempre. Estou completamente desiludido com a competência das ditas 'elites' do Botafogo, do futebol Brasileiro e do próprio País! São um estudo de caso mundial de COMO NÃO SE DEVE FAZER AS COISAS!

Abraços Gloriosos.

Filipe disse...

..Sabia explanação Caro Rui. Resta-nos aguardar os relatórios de auditoria encomendados pelos irmaos MS. Os números falarão por nós.Abraços

Ruy Moura disse...

Não sei que tipo de auditoria estão fazendo, isto é, se é de busca a 'Botafogates' ou se é apenas centrada na situação financeita atual, nas chances de investimentos e nos cenários de desenvolvimento para o futuro. Acredito mais que seja o último caso e não sobre assuntos antigos, porque isso poderia implicar muita gente que não convém à oligarquia botafoguense... Pergunto-me sempre porque não se avançou sobre os dossiers financeiros estranhos no tempo de Assumpção. Porquê?... Porquê se até foi prometido na eleição de CEP levar as coisas até às últimas consequências, a tribunal? Porque não levaram?!...

Abraços Gloriosos.

Filipe disse...

..das poucas informações que chegam até nós, através do filtro da mídia(pouco confiavel),há uma potencial chance de que os atuais estudos( conduzidos por uma das mais bem conceituadas entidades de auditoria mundial) apontem os antigos dossies e sirvam de fato para tomada de decisoes, isenta dos interesses das oligarquias. Tudo leva a crer que esses estudos nos conduzam à profissionalização do Staff. Tudo leva a crer que esse caminho seja pavimentado o mais rápido possivel..até porque os acionistas ja investiram muito na construção do novo CT..eis aí um facho de luz..com fé a prosperidade voltará a brilhar. Abraços gloriosos meu.caro Rui

Ruy Moura disse...

Eu concordo com tudo o que escreveu, Filipe. Concordo em absoluto.Porém... Porém, eu já vi tanta coisa no futebol brasileiro e vejo tanta incompetência grassando em toda a parte que fico pensando se os novos 'profissionais' do Botafogo serão realmente capazes de não fazerem o que se faz por todo o país quando se está no topo com acesso a muitas, muitas, muitas benesses...

Seria um enormefacho d eluz se o Botafogofosse a 1º Clube verdadeiramente profissionalizado do futebol brasileiro. Porque até agora não vi nenhum, nem o Flamengo cheio de dinheiro e ficando no cheirinho competição após competição mesmo com o apoio das arbitragens.

Ah, Filipe... como seria bom que esse investimento na profissionalização se concretizasse... Claro que tenho, apesar do meu pessimismo sobre o assunto, uma réstea de esperança que se concretize.

Abraços Gloriosos.

leymir disse...

Boa tarde amigos, apesar de ser torcedor do Flamengo admiro muito a História do Botafogo e sei o que ele representa para o futebol.

Quanto ao jogo de ontem não vi favorecimento algum ao Flamengo, ao contrário, o juiz errou anulando um gol legal...

Penso que a camisa do Botafogo tem feito mágica nos últimos anos e conseguidos resultados desportivos que só se explicam por ela e não pelos elencos montados.

Com o respeito de quem sabe que adentra uma casa que não é sua, o time de 2019 consegue ainda ser mais fraco que o de 2018, que era mais fraco que o de 2017...

Se não existe competência para administrar, porque nem times competitivos são montados e nem a dívida é sanada a ponto de clube ter direito a algum fluxo de caixa, é hora de dar lugar a quem e capaz de faze-lo.

Nelson Rodrigues disse que há de chegar o dia que a camisa do Flamengo jogue sozinha, amigos, a do Botafogo já está jogando.

Ruy Moura disse...

Caro Leymir, não há nenhum clube carioca que atualmente tenha equipes competitivas. O Flamengo, beneficiado por muitos milhões de patrocínios e TV, tem montado equipes que não conquistaram nenhum título nos último dois anos. Quer dizer, equipes competitivas no Rio é coisa escassa e equipes bem administradas com profissionalismo não há nenhuma no Brasil. Todos os grandes clubes bem administrados são europeus. Esperemos que a nova direção do Flamengo possa saber administrar e que o Botafogo se profissionalize, coisa que está em pauta com os Moreira Salles. Não creio nos progressos do futebol brasileiro porque todas as causas da doença do declínio permanecem, mas pode ser que haja novidades, que alguns males sejam alvo de correção, ou no atual campeão carioca ou talvez no seu clube ou em ambos. Aguardemos.

Abraços Gloriosos.

leymir disse...

Caríssimo Rui, bom dia!

É bem verdade que o Flamengo nada ganhou em 2018, e em 2017 apenas o carioca. Creio eu que ainda assim é bastante claro que tem montado times competitivos, uma vez que em 2017 foi vice da CB e da Salumeticana e 2018 vice do campeonato Brasileiro, o que atesta sua competitividade como também a falta de poder decisivo.

Estou aqui não por um debate pautado no clubismo e sim por ser um apaixonado pelo futebol e mais particularmente nosso futebol carioca.

O CRF recebe sim maior valor da TV mas a diferença de faturamento do Flamengo para outros clubes cresce ainda mais em outras rubricas, e na minha opinião não é só isso que explica o diferencial em investimento.

Em 2013 o Flamengo sangrou muito e conseguiu diminuir consideravelmente suas despesas as custas de competividade, mas ainda assim aumentou suas receitas.

2014 e 2015 o mesmo movimento, as receitas foram sempre crescentes mesmo em anos de austeridade.

Movimento esse que não vejo em Botafogo e Fluminense, por exemplo. Com certeza não foi perfeita a presidência do senhor EBM, contuto foi determinante no futuro do Flamengo, quebrando um ciclo de adms temerárias.

O senhor citou acima a presidência do senhor Bebeto de Freitas, que considero um trabalho muito bem feito e até mesmo não compreendido por alguns torcedores do Botafogo.

Desde o fim dessa gestão o Botafogo na minha humilde opinião, não tem quadro diretor a altura e se tivesse estaria administrativamente a léguas do que está hoje.

Concordo quando o senhor diz que tudo clube grande brasileiro pode ter um padrão de receitas europeu e portanto dentro de casa padrão ser competitivo.

Como eu estou em sua casa, não lh desejarei SRN e aceito de bom grado seu abraço glorioso.

Fique aqui com um abração desse teu leitor, que vai continuar por aqui mais lendo que comentando.

Ruy Moura disse...

Bom dia, Leymir

I

Na verdade eu não sou um entusiasta do futebol como a maioria. Não sou o tal amante de futebol que escolhi um clube para torcer; mas sim amante de um Clube que por acaso pratica futebol - e que, reconheço devido à força poderosa do futebol, foi nessa qualidade que se tornou conhecido em todo o mundo.

Em primeiro lugar porque sempre apreciei, sobretudo, o desporto em geral. Gosto muito de atletismo, polo aquático, remo, ciclismo, turfe, futsal, hóquei... enfim, sou um 'filho olímpico' de Pierre de Coubertin. Do futebol já gostei bastante mais no passado, mas a corrupção, os tráficos de influência, os benefícios escandalosos das arbitragens a uns em detrimento de outros, os envolvimentos da FIFA e das confederações continentais em escândalos, etc., fizeram-me perder o gosto antigo pelo futebol. Numa ótica de profissionalismo do futebol, considero que os dirigentes federativos e de clubes são maus, os árbitros são maus, os jornalistas são maus, os juízes desportivos são maus, os treinadores são maus, os preparadores físicos são maus e, na verdade, a única coisa que se salva são os 'artistas da bola'. O futebol é concetualmente muito lindo, provavelmente o desporto coletivo mais interessante nas suas regras, semelhantes ao jogo da vida, mas a prática é horrenda.

Em segundo lugar, não torço pelo Botafogo por causa do futebol, torço pelo BOTAFOGO por causa do BOTAFOGO. Eu não torço por um 'time' como se costuma dizer, porque times há em todos os deportos: o time de futebol, o time de atletismo, o time de basquetebol, etc. Eu torço por um CLUBE! Um Clube desportivo e social com uma história incrível - de glórias, dramas, superstições, absurdos, paixões exacerbadas...

Portanto, não amo o futebol, eu amo o BOTAFOGO. E por isso construi o blogue mais completo de todos os blogues clubistas que conheço - narrando tudo sobre todas as modalidades, pesquisando sobre tudo que se relaciona ao BOTAFOGO!

Ruy Moura disse...

II

Se continuo ligado ao futebol é só - e só! - por AMOR AO BOTAFOGO! O futebol tal como existe hoje não é compatível com os meus desideratos de cidadania: Liberdade, Igualdade e Fraternidade! O futebol é, talvez, o desporto mais corrupto ao cimo da Terra, e não aceito a falta de equidade que favorece uns e prejudica outros, sem ética e sem moral alguma, contando apenas GANHAR A QUALQUER CUSTO!

Mas debato todas as modalidades, evidentemente, caso existam interlocutores para o efeito. No caso do futebol, e no caso Carioca, nós os dois temos ângulos de observação diferentes, o que me parece normal para dois clubes muito distanciados por uma coisa - os sucessivos benefícios escandalosos dados ao Flamengo, como validar gol de impedimento de mais de um metro com o bandeirinha em linha e 'NÃO VIU'!!!, ou não validar um gol contra o Flamengo que entrara 63 centímetros dentro do gol e o árbitro de meta, a dois metros olhando para a bola 'NÃO VIU'!!! Ou o que fizeram à Portuguesa!!! Ou... Ou... Ou...

Vou-lhe confessar, estimado Leymir: percorri os jornais cariocas do século XX e conheço profundamente a história do Botafogo e do Flamengo, e também gostava da bonita história do Flamengo, nascida no mar e levada depois para os desportos terrestres. Porém, à medida que fui avançando nas décadas, desgostei profundamente da história que o Flamengo construía. A bonita história foi transformada numa história que desgosto profundamente. E lamento isso. Olhando para os 4 grandes do Rio de Janeiro, há dois que são bem diferentes de outros dois: O Botafogo e o Vasco da Gama que não tiveram benefícios ao longo da sua história, sobretudo no futebol; o Flamengo e o Fluminense que possuem inúmeros troféus decisivamente ganhos no apito.

É por isso que não gosto dos clubes maioritários como o Flamengo, a Juventus, o Real Madrid, o Manchester e todos os clubes grandes geralmente arrogantes e influentíssimos no seu favorecimento através de Federações, Confederações, Tribunais Esportivos e Arbitragens. Sou mais Botafogo, San Lorenzo, Sporting, Atlético de Madrid, St. Pauli...

Desculpe a minha franqueza, mas é esse o meu pensamento suportado em fatos históricos.

PS: Os seus comentários, caro Leymir, são bem diferentes dos comentários que os flamenguistas costumam fazer por aqui – comentários obscenos, violentos e intoleráveis – e que são imediatamente bloqueados. Ao contrário, os seus comentários são corretos, respeitosos, não me parecem irônicos e têm conteúdo para debate.

Abraços Olímpicos!

leymir disse...

Abração meu amigo,

Acho lindo o jeito que o senhor descreveu seu amor e jamais vou debater aqui as questões de arbitragem. Sei sim que já fomos favorecidos e tbm lesados. Mas compreendo seu ponto de vista.

Venho de uma família de Rubro Negros e tenho a felicidade de ter meu avô ainda vivo que me relata do jeito dele que nunca sofreu tanto como contra o Botafogo de Garrincha e ao mesmo tempo nunca se divertiu tanto tbm. (Mesmo perdendo na grande maioria das vezes)

Lhe digo com coração aberto que entre a vitória não merecida e a derrota que a gente deixa a alma no campo de batalha eu prefiro a segunda.

Uma das histórias que mais tenho carinho sobre meu clube, foi o naufrágio da nossa conversa embarcação na Guanabara.

Uma outra marcante memoria da minha infância como torcedor, foi o primeiro carioca que acompanhei em estádio o de 1989 e que vcs ganharam em jogos epicos.

Eu estive em três daqueles 4, o 1 x1 o 3x3 e o 0x0, lembro-me da fisionomia do meu pai quando vcs venceram a decisão e entendi ali que o amor a um clube sobrepoe a quantidade de titulos.

Por mais torcedores como o senhor em todos os clubes, e um prazer conversar contigo.

Ruy Moura disse...

Caro Leymir, confesso que a sua linguagem é uma lufada de ar fresco entre as muitas dezenas de ofensas de rubro-negros que realmente não gostam nem do futebol nem do desporto. Já me ofenderam acerca de tudo e sem nenhuma razão aqui no blogue. Acabaram por desistir porque nunca os publico. O Leymir é uma exceção que abri devido à sua correção.

Gosto disto: "Lhe digo com coração aberto que entre a vitória não merecida e a derrota que a gente deixa a alma no campo de batalha eu prefiro a segunda."

Eu também prefiro a derrota nesses casos! Não fico contente quando o Botafogo é beneficiado, embora raramente o seja.

E adoro isto: "entendi ali que o amor a um clube sobrepõe a quantidade de titulos".

Verdade! Ganhar é bom e ninguém gosta de perder, mas o AMOR AO CLUBE é algo mais elevado. Quantas vezes as pessoas que mais amamos não são bem sucedidas no que estão fazendo e nem por isso passamos a amá-las menos. Às vezes até passamos a amá-las mais devido a certas circunstâncias.

É muito bom ter um avô para contar as histórias passadas do clube e do futebol/esporte em geral. Há histórias deliciosas. Quer o Botafogo quer o Flamengo têm muitas.

Você é bem vindo aqui, Leymir.

Abraços esportivos!

Ruy Moura disse...

Outra coisa, Leymir: quando comentar aqui no blogue deixe o 'senhor' de lado. Trate-me apenas por Rui. Abraços.

leymir disse...

Muito obrigado Rui!!!

Acompanho o seu trabalho há alguns anos, e tive medo de comentar com medo de ser mal interpretado por você e seus leitores e atrapalhar um espaço que é feito primeiramente parq osos apaixonad da estrela solitária.

Fico muito feliz de ser bem vindo e pode ficar tranquilo, que jamais faltarei com o respeito.

Um abração, Rui!

Ruy Moura disse...

Abração, Leymir!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...