quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Botafogo: quem somos, quem queremos ser?...

por CARLOS EDUARDO

Crônicas de Quinta, no Mundo Botafogo

Um resumão sobre o 2020 do Botafogo é a clara mistura de um campo minado com doses pitorescas de surrealismo.

O Botafoguense, de janeiro a dezembro, não teve um dia de paz. Foi um verdadeiro pesadelo forjado pela pandemia mental dos seus dirigentes!

Anos atrás, certos dirigentes ousaram clamar que eram ‘Amadores com Orgulho’. – Orgulho de quê?... Orgulho de quem?...

O que assistimos foi a meros amadores sem amor ao clube que dizem "amar".

Contratações surrealistas, dirigentes tomando um chá-de-sumiço, outros pulando fora do barco – coisa sem novidade em General Severiano –, jogadores indo curtir balada em plena PAN-DE-MIA, ‘ciranda’ de técnicos, etc.

Além, claro, da arbitragem atrapalhando o Botafogo, não apenas no apito como também na ‘tecnologia’.

E quanto às reclamações sobre uma suposta falta de dinheiro para contratar, quem são os responsáveis por cerca de dezenas e dezenas de contratos feitos para compor o elenco desse ano?... E… qual elenco?!?!?!... RETRATEM-SE, SENHORES!

Diretoria a anos-luz de ser profissional, e simultaneamente muito longe do amadorismo feito de paixão, zelo e devoção!

Os senhores são apenas a face da incompetência e do descaso institucional que sofre o nosso Botafogo.

Gente como vós no futebol – sem competência, sem liderança, sem inteligência –, sabe criar o roteiro perfeito para o rebaixamento e a humilhação da falta de esforço, da falta de luta, da mancha das vossas pessoas cobrindo de escuridão o nosso FACHO DE LUZ!

A bandeira principal da sede tremulando RASGADA, a piscina do Mourisco ROTA E ABANDONADA, as nossas principais modalidades esportivas campeãs sul-americanas e brasileiras, aniquiladas ou extintas, como no caso do BASQUETE, da NATAÇÃO, do POLO AQUÁTICO, do REMO, do VÔLEI.

S/A travada, demissão do seu principal protagonista, treinador argentino demitido antes de entrar em campo logo após barrar certos jogadores, um clube de democracia apenas para 400 e pouco sócios aptos para votar… e, contudo, há sempre quem queira a presidência, deixando o Clube sempre mais pobre… mais falido técnica e financeiramente…

Agora chegou o momento de nova debandada de dirigentes, de jogadores, debandada sem esforço, sem luta, sem ética e sem honra – deixando o Botafogo SUCATEADO!

O Botafogo é uma espécie de edifício alto escorado por estruturas de bambu, agonizando durante estes 20 anos de século XXI – e onde estão os responsáveis?...

E nós, os torcedores, exigimos o suficiente?... Exigimos estruturas antes dos títulos?... Exigimos honra antes dos joguinhos imediatistas de bastidores?... Exigimos procedimentos de responsabilidade civil e eventualmente criminal dos irresponsáveis antes de preparar um porvir transparente e honroso?... Nós somos realmente exigentes e criadores?...

NESTA HORA DIFICÍLIMA, QUE NENHUM DOS MILHÕES DE NÓS VACILE ANTE A NOVA MEIA DÚZIA QUE CHEGA, PORQUE O NOSSO FUTURO PODE ESTAR MORRENDO! E CONTRA A MORTE DE UM CLUBE NÃO HÁ VACINA – APENAS A NOSSA VONTADE E DETERMINAÇÃO!

O BOTAFOGO SOMOS NÓS!

10 comentários:

Sergio disse...

Excelente texto que mostra e desnuda a ação do "comitê gestor" na destruição do Botafogo. Na verdade eles colocaram em prática o SA: somos aniquiladores. Vergonhoso o que fizeram com o outrora Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas. Abs e SB!

leymir disse...

O futuro de vocês nunca morrerá, mesmo com esses patifes que atravancam o Botafogo.

Aqui no Rio temos o exemplo clássico do Fluminense que num espaço de 15 anos saiu de uma 3 divisão para a conquista de dois brasileiros, uma copa do Brasil e um vice da libertadores, fora do Rio temos o CAM que saiu de uma fila de títulos relevantes pra conquistar simplesmente a libertadores de 2012 e desde então tem se tornado competitivo.

O próprio BFR se reergueu com Emil Pinheiro e Bebeto de Freitas, clubes gigantes como os citados são eternos e esses patifes por mais números que sejam são passageiros.

Só essa pequena contribuição ou apenas um pequeno acréscimo, seu texto é perfeito e entendo demais teu sentimento.

Força e o BFR vencerá esses lobos em peles de lobo mesmo!

Eduardo Samico disse...

Caro Leymir, o Fluminense logrou estes êxitos por conta do aporte vultoso do dinheiro da Unimed, à época presidida por um torcedor. Entretanto, cessadas as receitas do plano de saúde o clube tornou a regredir, deixando de ser protagonista no futebol e vivendo em crise.
A solução, no meu modo de ver, passa obrigatoriamente pela profissionalização do clube, com planejamento, execução, cobranças, correção de rumo. Passa por trabalho árduo, por estruturar os departamentos e as instalações de modo a prover aos profissionais envolvidos as devidas condições de exercer seu trabalho. Sem isso viveremos tal como estamos, neste século XXI, qual Sísifo, condenados a sistematicamente empurrar montanha acima a rocha que do topo rolou.
Em tempo, passei muito tempo afastado do excelente blog Mundo Botafogo, mas gostaria de parabenizar seu criador e mantenedor Ruy Moura pelo excelente trabalho.
Parabenizo também você, caro Leymir, que, salvo engano, não é torcedor do Botafogo, mas demonstra respeito e elevado espírito esportivo, que deveria sempre nortear as relações.
O Sérgio, acima, é o amigo Di Sabbatto, que conheço virtualmente do Cantinho Botafoguense ?
Abraços muito entristecidos.

Ruy Moura disse...

Viva, Eduardo! Em minha opinião, corretas as suas observações. Talvez o maior problemado futebolbrasileiro e do Botafogo é afalta de visão a médio prazo e consequente falta de planejamento.Cansei-me de escrever sobre isso.Porém, os torcedores também têm a sua dose de culpa: cobram pouco e mal, e sobretudo são imediatistas, deliram sobre títulos impossíveis quando temos um período melhor em vez de compreenderem que é necessário estruturar e que esse speríodos são breves porque a rocha não está sustentada e regularmente vem descendo a montanha - e o tempo fragiliza os 'rebocadores' da rocha montanha acima. É preciso uma reflexão profunda sobre a visão para o Botafogo, pensamento estratégico, planejamento, liderança operacional, disciplina clubista e finalizar em definitivo a nefasta influência dos empresários no nosso Clube. Só uma diretoria séria, competente e transparente o pode fazer.

Talvez valha a pena estudar o caso Rangers da Escócia: declarou a falência, ajustou o nome para um novo clube, recomeçou na 4ª divisão e quatro anos depois já está disputando a Liga Europa.

Obrigado pelos seus elogios ao nosso blogue, Eduardo. São sempre um estímulo acrescido para continuarmos!

Sim, é o Sergio Di Sabatto, meu amigo pessoal, que conheci pela Internet, mas que tivemos o prazer mútuo de consolidarmos presencialmente a nossa grande amizade.

Um Grande Abraço, Eduardo, com a quase-certeza que um dia o Botafogo encontrará a solução quase ajustada com gente capaz.

Ruy Moura disse...

Eduardo, esqueci-me de dizer que o Leymir é flamenguista, mas a sua qualidade pessoal e de torcedor, bem que podia estar nas nossas fileiras torcendo pelo Botafogo. (rsrsrs)

Outro Abraço.

Ruy Moura disse...

Bem visto, Sergio: São/Aniquiladores.

Abraços Gloriosos.

Carlos Eduardo disse...

Tem um dossiê no youtube na Rádio Botafogo que desnuda todo esse aniquilamento que os próprios dirigentes do clube fizeram, chama-se: Dossiê Montenegro, o responsável eterno.

O Botafogo está andando em círculos, nada muda ou não é permitido mudar. Não pode um clube estar no século 21 tendo um estatuto aos moldes da decada de 40. Tem muitas coisas que precisam ser mudadas no estatuto.

No clube, reina as benemerências na base do coleguismo e não por SERVIÇOS PRESTADOS ao clube.

Será que gerir um clube "falido" ainda gera status na society???

Não pensam no BEM do Clube.

Abraços,Sérgio! E continue prestigiando o "Crônicas de Quinta".

Carlos Eduardo disse...

Leymir, conforme disse o Eduardo Samico, grandes equipes do nosso futebol tiveram um "aporte" finaceiro de grandes patrocinadores e logo após a saída destes, algum deles retrocederam, outros estacionaram de onde partiram. O próprio Botafogo com a 7up e logo após a Pepsi quos ser uma "Parmalat" no Botafogo nos meados da década de 90. Os dirigentes, segundo o Dossie citado acima no comentario q fiz ao Sérgio, boicotaram a ideia. Essa foi a 1° vez que uma oportunidade de profissionalismo no Botafogo fora boicotada.

Ainda sobre isso, nos ultimos 20 anos, o Botafogo não teve uma grande marca como patrocinadora principal. Inter e Gremio tem o Banrisul, em MG o Galo tem a BMG, etc.

Leymir, o Botafogo é uma eterna repetição do mais do mesmo. Os dirigentes de hoje, a maioria deles já estavam no clube na decada de 70.

E aí fica a reflexão: O clube vendeu a sede em 1977 alegando que estaria FALIDO. Seria interessante descobrir quem foram os "conselheiros" e sócios proprietarios que indicaram alguém inapto ao cargo de presidente em 1976?
A partir desse momento, chegava ao fim a corrente política que levaram o Botafogo ao topo do mundo. Paulo Azeredo, Carlito Rocha, Bebiano, Darcy, Estelita, João Saldanha e toda gente honesta de General Severiano. Provavelmente muito destes citados acima, já eram minoria quando o clube "afundou" e perdeu a sede. Com isso,muitos que estao na politica botafoguense atualmente, com o novo presidente em 76, se acostumaram a achar que gerir o Botafogo seria moleza e pra qualquer um.

Só tivemos algo parecido com profissionalismo no Botafogo com Paulo Azeredo nas décadas de 30 e década de 60.
Já pensou se o Botafogo tivesse se estruturado profissionalmente desde a década de 30 até os dias de hoje????

Há tempos que o clube não tem 3 BOAS DIRETORIAS, isso para qualquer clube é horrível. Quantas diretorias em seu ultimo ano de mandato preferiram ferrar o clube no ultimo ano de mandato pra prejudicar o próximo que entraria????

Para o Botafogo se erguer novamente tem que mudar desde o estatuto até a MENTALIDADE.
O clube precisa funcionar como empresa, com HORARIOS. Muitos dirigentes ficam "horinhas" no clube.

Quem diz estar a favor do clube, não pode geri-lo pelo BEM do bolso, unicamente.

E acabar com esse feudo eterno que é a politica do Botafogo. Quem já foi presidente, não pode ser vice e nenhum outro cargo dentro do clube. Assim, o clube respira novas ideias.



Enfim, o Botafogo só é uma bagunça pq quer(em).

Leymir e Eduardo Samico, sejam BEM-VINDOS ao "Crônicas de Quinta"!!!


Carlos Eduardo disse...

Leymir, imagine se há 40 anos o Flamengo tivesse diretorias que pisassem, sapateassem, rasgassem e cuspissem em cima do escudo ou da própria camisa ribro-negra????

Pois bem, é assim no Botafogo com raríssimas exceções. Poderia citar 3: Althemar, Emil e Bebeto.

Do Bebeto até agora não houveram 3 boas diretorias seguidas.

Costumo dizer que o Botafogo é um clube qie não precisa de muito para voltar a ser vencedor.

Leymir, a história do Botafogo é fantástica, ela foi feita e construida através do sonho dos remadores em 1894 e dos meninos em 1904 e está se tornando um pesadelo constante.

Um clube que entre 1891-1894 sobreviveu clandestinamente e em 1911 abriu mão de um provavel tri-campeonato pelos seus ideais. já que foi campeao em 1912. Já tinha vencido em 10. Era o melhor clube em 11.

Estudar a história do Botafogo é entender melhor o esporte e o país.

Abraços!!!

Ruy Moura disse...

Carlos Eduardo,só não concordo com duas coisas que escreveu:

[1] "Quantas diretorias em seu ultimo ano de mandato preferiram ferrar o clube no ultimo ano de mandato pra prejudicar o próximo que entraria????"
[MB] NENHUMA! No seu último mandato olharam apenas e somente para si próprios!

[2] "Do Bebeto até agora não houveram 3 boas diretorias seguidas"
[MB] Não houve NENHUMA! Foram 4 diretorias desastrosas: Assumpção, Assumpção, CEP-Mufarrej, Mufarrej-CEP.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...