por
ANGELO ANTONIO SERAPHINI
Colaborador do Mundo Botafogo
Na noite de 6 de junho de 1935, o Botafogo derrotou o Vasco da Gama por 2x1, em amistoso, conquistando a Taça Volantes Portugueses.
Os gols foram marcados por Carvalho Leite, pelo Botafogo, e Nena, de pênalti, pelo Vasco da Gama, sendo estas as equipes:
» BOTAFOGO: Alberto, Albino e Nariz; Affonso, Martin e Canalli (Rogério); Álvaro, Caldeira, Carvalho Leite, Nilo e Patesko.
» VASCO DA GAMA: Rey, Brum e Itália; Gringo (Barata), Oswaldo e Calocero; Cícero, Kuko (Tião), Luiz de Carvalho, Nena e Orlando.
Fontes: Boletim Oficial do BFR, nº
190, de setembro de 1962; Blogue Mundo Botafogo.
6 comentários:
Bom dia Ruy!
Esse Carvalho Leite, é o grande Carvalho Leite, ídolo do clube?
Eu adoro essas figuras, são essas histórias que mais me comovem.
Meu avô me conta uma história deliciosa, em um confronto Flamengo vs Botafogo em que o Flamengo perdeu e o Zizinho jogou muito mal, ele ficou furioso com Zizinho que era e ainda é, um grande ídolo dele.
Na mesma semana ele pegou o bonde e estava lá Zizinho, com uma cara tristonha de tal sorte que meu avô não teve coragem de interpela-lo, mas automaticamente o perdoou, Zizinho estava mais chateado que meu próprio avô...
Carvalho Leite dedicou sua vida ao BFR, depois de brilhante atleta continuou servido ao clube como médico.
Essas devoções sejam elas cotidianas como a de Zizinho ou especiais como a de Carvalho Leite, é uma das coisas mais bonitas que vejo no esporte.
Grande abraço, Ruy!
Sim, é, o maior ídolo da década de 1930!
Grande abraço.
Com a particularidade de Carvalho Leite fundou no Botafogo o primeiro Departamento Médico de Futebol do Rio de Janeiro.
Precisavamos de grandes Zizinhos hoje, jogadores que realmente se incomodassem quando perdem ou jogam mal, em vez de irem para as baladas...
Grande Abraço.
No primeiro semestre de 1950 era o treinador. Bom lembrar.
É verdade, meu amigo, o C. Leite foi atleta, técnico e ainda chefe do departamento médico. Um verdadeiro ídolo pouco lembrado porque o tempo não perdoa...
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário