por BOLETIM OFICIAL DO BOTAFOGO, nº 140, de 1958
Texto
integral respeitando a ortografia vigente à época
Acervo de ANGELO ANTONIO SERAPHINI, Colaborador do Mundo Botafogo
Adalgisa Colombo, a lindíssima Miss Botafogo, irá a Long Beach como representante do Brasil, mercê de suas estrondosas vitórias de graça, elegância e beleza, conquistadas no Maracanãzinho, nas noites inesquecíveis de 14 e 21 de junho último.
Na primeira noite, Adalgisa consagrou-se Miss Distrito Federa. Carioca legítima, nascida no próprio bairro de Botafogo, a 11 de janeiro de 1940, é filha do distinto casal Eduardo-Percília Colombo.
De tez clara, cabelos negros e olhos castanhos, Adalgisa tem as seguintes medidas: altura, 1,69; pêso, 56 quilos; cintura, 62 cm.; busto, 90 cm.; quadris, 91 cm.; coxa, 56 cm.; tornozelo, 21,5 cm.; sendo uma moça finamente educada, falando perfeitamente inglês e francês.
Sôbre a vitória espetacular, que arrazou o despeito de uma malta de cafajestes, assim se expressou “O Jornal”, sobre a noite de 14:
– “Muito linda no seu tipo de morena brasileira, voltou-se para uma senhora que estava perto e, chorando de alegria ao abraçá-la, disse: “Mamãe, nem acredito!” Ela acabava de ser a vitoriosa entre vinte e cinco outras jovens não menos belas, na festa que teve lugar às últimas horas de ontem, às primeiras horas de hoje, no Maracanãzinho, importante etapa do Concurso Miss Brasil – Miss Universo, promovido pelos Diários Associados sob o patrocínio exclusivo do “Leite de Rosas”, em todo o país”.
Penteada pelo cabeleireiro Jovet, Adalgisa, nessa grande noite, usava um vestido azul claro para coquetel, com os seus lindos cabelos negros soltos.
Mas, a suprema noite foi a de 21 quando Adalgisa, Miss Distrito Federal, entre 23 jovens representantes de estados e Territórios, impôs sua invulgar formosura e sua plástica notável, consagrando-se sob a chuva de flores e ovações delirantes, Miss Brasil.
Sobre a noite de 14, disse “O Cruzeiro”: – “As moças foram saindo, uma a uma, com seus embrulhos, vestidos, parentes, tristezas e alegrias. Lá fora, chovia fino. Adalgisa, que tem 18 anos e sempre quis ser “Miss” desde menina, deu o braço ao pai e à mãe, abriu caminho entre os que esperavam para vê-la, e foi para casa, com mais um campeonato para o seu time, o BOTAFOGO”.
O BOTAFOGO inteiro, sempre presente em todas as jornadas, com o Dr. Sergio Darcy, seu presidente em exercício, à frente, vibrou intensamente com a consagração de sua excepcional representante como protótipo da beleza da Mulher Brasileira, torcendo calorosamente para o seu sucesso em Long Beach.
Nota do Mundo Botafogo: Adalgisa Colombo Teruzkin nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de janeiro de 1940 e faleceu na mesma cidade no dia 17 de janeiro de 2013. Em Long Beach sagrou-se Vice Miss Universo 1958 e renunciou durante o mandato para contrair matrimônio, mantendo-se oficialmente Miss Brasil. Em 1956 atuara no filma Com Água na Boca, no papel de Teresinha, posteriormente foi apresentadora da TV Rio durante a década de 1960 e em 2004 foi homenageada pelo portal ‘Misses do Brasil’ como a “Miss Brasil Inesquecível”.
Ler mais sobre as Misses Botafogo que se tornaram Miss Brasil clicando em As lindas misses Botafoguenses
2 comentários:
Época na qual a beleza era natural. Linda!!!
Talvez a mais bela das 5 Miss Brasil Botafoguenses. Perfil perfeito de atriz.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário