por VARGAS NETTO
Jornal dos Sports,
17.06.1958
Acervo de ANGELO
ANTONIO SERAPHINI
Boletim Oficial do Botafogo, nº 140, de 1958 (republicado)
Se há um jogador sem recalques nessa seleção do Brasil que está na Suécia, esse é Garrincha. Ele não conhece o adversário, não quer saber de sua fama, pouco, ou talvez nada, lhe importa a nacionalidade, e o nome, então, esse é o que menos conta…Garrincha põe por sua própria conta um nome em qualquer oponente. Para êle todos se chamam do mesmo modo: João. Qualquer half que jogue contra ele – é João. E todos merecem a mesma indiferença. Pode ser austríaco, inglês ou russo, Garrincha não tem nada com isso… Ele irá jogar com a mesma desenvoltura e prazer como se estivesse em Pau Grande.
Vejam lá se ele dá confiança a essas cidades de nomes complicados que não valem uma moitinha de capim de Pau Grande! Fora do Brasil as cidades se chamam assim: aquela onde o fulano fez isto, ou lhe aconteceu aquilo, aquela outra onde choveu ou fez frio.
Tudo é cidade da estranja, cidade dos gringos. E que lhe importam se nenhuma é parecida com Pau Grande?! E que lhe importa também os que moram nela, se Garrincha não lhes entende a língua, não pode conversar sobre pescarias ou caçadas como com o pessoal de Pau Grande?!... E muito menos ele liga para os Joãos que jogarem contra ele por lá.
Quanto mais João melhor. Contra a Rússia é que foi divertido! Tinha João que não se acabava mais! Antes de começar o jogo Feola reuniu a equipe e disse: joguem como vocês sabem, como se estivessem no Brasil. Não façam conta do adversário, joguem cada um o seu jogo e que ninguém esqueça que precisamos vencer.
Virou para Garrincha e disse: você vai jogar como se estivesse em Pau Grande. Foi o maior prejuízo dos soviéticos. Garrincha a um minuto de jogo já fez vibrar a torcida sueca. Passaram-lhe a bola e ele, depois de passar dois Joãos, mandou uma bomba que fez os soviéticos estremecerem. Aí botaram três ou quatro Joãos cercando Garrincha… Foi um divertimento para êle! Era só russo sentado no chão! E meta drible. E a torcida se esbaldava em aplausos! Garrincha tomou conta da defesa russa e da torcida sueca de um só golpe. Desorganizou toda a retaguarda adversária, pôs os opoentes em pânico. Se não o cercam e derrubam ele vai parar dentro das redes. A sorte dos russos foi o árbitro não marcas os penalties. E dê-lhe botinada e rasteira… E toma drible…
Como nós estivemos com vantagem no placard, desde saída, Garrincha recebeu ordem de prender a bola e gastar tempo…
Imaginem só, que divertimento! Só poderia terminar como
terminou: com um baile!... E o mestre-sala foi Garrincha…
8 comentários:
Aconselho amigo, essa página, possui fotos, arquivos incríveis do Mané! Abraços gloriosos!
https://www.facebook.com/Garrinchapl
Sem dúvida, Saulo! Obrigado!
Abraços Gloriosos!
Eu procurei Garrincha em muitos lugares, e a dimensão de sua grandeza é que em todos eles foi Garrincha espetacular.
Enquanto alguns adversários ainda são vivos, deveria ser interessante consulta-los e no conjunto de seus relatos publicar um livro a mais sobre o Mané.
Pois encontrar Garrincha na fala de seus marcadores dá a exata noção do seu gigantismo e porque é ele um Deus do futebol.
Todos assumem a sua genialidade e junto a isso sua inocência e humildade, quando digo todos eu estou me referindo a todos!
Buscar Garrincha em seus rivais jogadores, em torcedores rivais do BFR é encontra-lo até ali no melhor de sua forma.
Um craque sem recalque , um craque sem soberbas, um craque sem excessos dentro de campo além do seu fantástico e mágico futebol.
Garrincha é claro do Botafogo, mas é também patrimônio mundial do bom futebol.
Abração Ruy!
Estamos indo sempre de encontro um ao outro. Interessante. O Leymir não quererá converter-se ao Botafogo?!... Ah!... Ah!... Ah!... Obviamente nunca o fará, mas eu adoraria!
Justamente eu tenho matéria preparada em capítulos sobre esse assunto, embora não sobre a forma de entrevistas. Em todo o acso, há depoimentos sobre isso, como os do Gérson ou do Coronel, entre outros. escritos e filmados. Aliás, eu já lhe tinha anunciado que haveria novidades sobre Garrincha, apenas não publiquei, priorizando outros assuntos porque estou publicando sempre muitas matérias sobre Garrincha e é necessário alternar.
Grande abraço.
Rindo muito! Fico realmente lisonjeado e te retribuo o convite, embora saiba que é certa a não aceitação! Hahahah
O que não me impede de ser um grande admirador e estar por exemplo, ansioso por essas novidades sobre o Mané.
Um abração meu amigo!
Grande abraço, companheiro!
Que foto!
SENSACIONAL!!!
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário