quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Jacob Federman nas areias do Posto 3

Jacob, amigo pessoal do editor do Mundo Botafogo.

por JACOB FEDERMAN

Grande Botafoguense, em missiva pessoal

Desde meus 3 anos morei ali na Paula Freitas (Posto 3), esquina com a avenida Atlântica. Você, como morou no Leme, em algum momento passou por ali.

Na minha rua (Paula Freitas) o Botafogo tinha a sede do seu time de praia.

Naquela época (da metade da década de 60 e os anos 70) o futebol de praia era disputado nas areias de Copacabana.

No Leme tinha um timaço chamado AREIA. Nesse time jogou e apareceu o Edinho (zagueiro do Fluminense e da Seleção).

Na Figueiredo (Posto 3) tinha o Dínamo, que ainda existe. Time onde apareceu o Júnior (Flamengo) e onde o técnico era o Tião, que depois foi trabalhar em humorístico para a TV, de tão extravagante que era.

Na Urca tinha o Guaíba, o time onde surgiu o campeão do mundo Paulo César (Botafogo). Na Praia de Botafogo tinha o time onde surgiu o Marcelo (lateral do Real Madrid). Enfim, grandes jogadores saíram das areias.

Do Botafogo, em particular, não me lembro de algum em especial. Mas havia uma figura folclórica que foi base de muitos treinadores, e amicíssimo do João Saldanha, o qual, inclusive, morava no meu Condomínio. Essa figura foi o Nenê Prancha. Com meus 14 anos eu já jogava num dos times de base do Botafogo de praia (nessa faixa de idade 14/17 anos) e, nesse período, o meu técnico foi exatamente o Seu Nenê.

Depois o Botafogo encerrou o futebol de praia e o time continuou baseado na minha rua e sucedeu com o nome de Paula Freitas. Era um timaço e foi algumas vezes campeão.

Das areias surgiram também juízes para os gramados, como o Margarida e depois o Xuxu, que ficariam bem famosos pelas suas características. Margarida e Xuxu eram homossexuais e bastante efeminados, numa época em que o ‘machismo’ era muito forte no futebol de praia. Porém, ambos falavam ‘grosso’ e não fugiam a enfrentar os jogadores que, naquela época, saíam atrás dos árbitros para lhes bater por causa das suas decisões, muitos deles acabando dentro d’água para fugir às ameaças.

Ambos eram franzinos, mas de forte personalidade e bons juízes, acabando por serem convocados para jogos de campo do campeonato carioca.

6 comentários:

Gil disse...

Grande Rui!

Jacob havia comentado conosco das proezas no futebol de areia, porém, não conhecia esses detalhes.

Abraços, Jacob!

Abs e Sds Botafoguenses, Rui!

Ruy Moura disse...

Grande Companheiro Gil, detalhes é com o Mundo Botafogo! (rsrsrs) E o Jacob tem jeito para narrador! (rsrsrs) Envia os teus!
Abraços Gloriosos.

Jacob disse...

Grande embaixador Alvinegro Rui. Obrigado pela oportunidade de compartilhar com os amigos sobre essa época fantástica do futebol de praia de Copacabana. E o nosso Botafogo sempre marcado na minha vida. Nasci no dia 12 de agosto (mesmo dia aniversário do Botafogo) e morei na rua onde o Botafogo tinha a base do seu time de praia e joguei nele com o Seu Nenê como treinador. Forte abraço amigo.

Ruy Moura disse...

Tens mais sorte do que eu, meu amigo. Nasci no dia de fundação do Flamengo, a 17 de novembro. Mas ainda assim tive uma ponta de sorte: o Flamengo puxou o seu aniversário um pouco para trás, comemorando a sua fundação no feriado de 15 de novembro! (rsrsrs)

As memórias são um elemento crucial da nossa existência: conseguem trazer o passado ao presente e no presente fazer dele muitas vezes um instrumento de futuro.

Grande e Glorioso Abraço!

Biriba disse...

Rui e Jacob, meus caros amigos,
Depoimento fantástico! Saudade dos campos do tamanho de um quarteirão (hoje quarteirão se chama “quadra”), futebol de altíssimo nível, com público formando evento espontâneo.
E, Jacob, esse “detalhe” do Neném Prancha não tem preço! Xô, inveja! :)

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

É verdade, companheiro. E essa mudança no futebol de praia, bem como a diminuição do futebol de várzea, foi decisiva, em minha opinião, para que o manancial de bons jogadores brasileiros tenha diminuído tanto. Ou terá sido efeito do desaparecimento do Grande Neném Prancha?... (rsrsrs)

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...