quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Armando Albano: o paradoxo de uma morte imortalizada em nova vida

Armando Albano, 1939. Crédito: O Imparcial.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Armando Albano nasceu no dia 19 de julho de 1909, em São Paulo, e faleceu no dia 11 de junho de 1942, no Rio de Janeiro, tendo sido basquetebolista do Botafogo Football Club.

O atleta iniciou a sua carreira no Palestra Itália, atualmente Sociedade Esportiva Palmeiras, tendo-se transferido posteriormente para o Fluminense Football Club e, mais tarde, para o Botafogo Football Club, onde foi campeão do Torneio Aberto da Federação Metropolitana de Basketball, em 1942.

Pela Seleção Brasileira Armando Albano disputou três campeonatos sul-americanos: 1934, medalha de Bronze e cestinha da equipe com 39 pontos em 5 jogos; 1935, medalha de Prata e vice-cestinha da equipe com 31 pontos em 4 jogos; 1939, medalha de Ouro, 6 pontos em 2 jogos.

Armando Albano, ao centro. Crédito Internet / Reprodução.

No dia 11 de junho de 1942 o Botafogo Football Club enfrentava o Club de Regatas Botafogo, em partida válida pelo campeonato carioca de basquetebol, e o seu importante jogador Armando Albano atrasou-se na saída do banco onde trabalhava e chegou com o encontro já em andamento. Ao intervalo, em exercícios de aquecimento para a segunda etapa, o atleta abaixou-se para pegar uma bola e caiu fulminado na quadra por paragem cardíaca.

Armando Albano acabou por falecer, o jogo foi interrompido para sempre quando faltavam 10 minutos para o término e o placar assinalava C. R. Botafogo 21x23 Botafogo F. C. Eduardo Góis Trindade, presidente do Botafogo F. C. escreveu ao presidente do C. R. Botafogo: – “Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor: o Botafogo!” Augusto Frederico Schmidt respondeu: “O que é preciso mais para que os nossos dois clubes sejam um só?”

Desse modo ambos os presidentes, sob a memória de Armando Albano, selaram o acontecimento que deu origem à fusão entre o Botafogo Football Club e o Club de Regatas Botafogo, em 8 de dezembro de 1942, nascendo o Botafogo de Futebol e Regatas.

A camisa de Armando Albano

A camisa que o atleta usava no dia da sua morte foi entregue ao Botafogo em 2012 pelo filho Arnaldo e pelo sobrinho Alberto, encontrando-se exposta em lugar de destaque no salão de troféus do Botafogo.

A fusão entre os dois Clubes eternizou a morte do grande basquetebolista que deu vida ao atual Botafogo de Futebol e Regatas, acontecimento que paradoxalmente o faz viver para sempre nos corações dos botafoguenses.

Leia mais sobre o drama de Armando Albano em Fusão dramática entre a ‘Estrela Solitária’ e o ‘Glorioso’ e em DRAMAS BOTAFOGUENSES (2/7): as tragédias das décadas de 1930-1940.

Fontes: Augusto, Sérgio (204), Botafogo – Entre o Céu e o Inferno, Rio de Janeiro: Editora Ediouro; Castro, Alceu Mendes de Oliveira (1951), O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro: Gráfica Milone; http://pt.wikipedia.org/; http://www.botafogocentenario.kit.net/; http://www.botafogopaixao.kit.net/; http://www.constelar.com.br/.

Sem comentários:

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...