por RUY MOURA | Editor do Mundo
Botafogo
Amarildo foi o botafoguense campeão mundial e titular de Copa do Mundo menos lembrado pelos torcedores de outrora. Era um verdadeiro craque com garra de vencedor, mas a sua ida para Itália riscou-o do mapa do Botafogo e da Seleção Brasileira. Aliás, como o craque Dino de Costa, esquecido desde que foi para Itália e por lá acabou ficando até ao fim da sua vida.
Apelidado como ‘Possesso’ pelo seu desempenho na Copa do Mundo de 1962, Amarildo foi apelidado, também, de ‘Canhão-Caçula’ substituto de Quarentinha, o 'Canhão'. Muitos craques da época são ainda hoje lembrados, mas Amarildo praticamente não é falado.
O Mundo Botafogo dedica a Amarildo uma Etiqueta: ‘memorial amarildo’. A sua biografia encontra-se na seguinte hiperligação: https://mundobotafogo.blogspot.com/2009/07/amarildo-o-possesso.html
Eis uma nota curiosa da convocação de Amarildo e a sua estreia como titular da Seleção na Copa do Mundo de 1962:
Quarentinha foi convocado para a Seleção Brasileira, mas lesionou-se e em seu lugar entrou Amarildo, que por obra do destino haveria de substituir Pelé em plena Copa do Mundo como titular da Seleção, devido a lesão do craque.
Substituir aquele que era considerado o melhor futebolista do planeta não era aparentemente nada fácil para um jovem futebolista de 22 anos. Amarildo ficou naturalmente apreensivo com a notícia da sua estreia como titular substituindo Pelé.
Então, Didi, o ‘Mr. Football’, apercebendo-se da preocupação de Amarildo, recorreu, uma vez mais, ao seu inigualável e carismático repertório:
– Amarildo, olhe para o lado. Que você vê? – perguntou Didi.
– Vejo você, Garrincha, Zagallo, Nilton Santos… – respondeu Amarildo.
– Então se acalma e faz de conta que é o Botafogo. – sentenciou Didi.
Nunca mais um só clube fará isso: 1958-1962-1970!
Sem comentários:
Enviar um comentário