terça-feira, 22 de julho de 2025

A burlesca utilização da inteligência artificial

«O placar final pode ser Sport 1x1 Botafogo. Ambos s times terá uma atuação sólida e marcarão um gol cada, resultando em um empate justo e equilibrado. A partida promete ser emocionante e com muitas oportunidades de gol para ambos os lados.

A partida promete ser intensa, com ambos os times criando chances de gol e lutando para vencer. O Botafogo pode ter uma ligeira vantagem em termos de qualidade e experiência, mas o Sport tem a determinação e a garra necessárias para superar o adversário e criar chances perigosas.» – Prognóstico da inteligência artificial em https://br.bolavip.com.

Se todos sabemos que a inteligência artificial trabalha com os dados selecionados e introduzidos pelos humanos, porque se insiste em prognósticos da IA sobre resultados de jogos de futebol?

Na verdade estávamos perante um jogo que não prometia ser intenso, e não foi, em que as equipes não tiveram atuação sólida e as ‘muitas’ oportunidades de gol pertenceram apenas ao Botafogo, pelo que o empate não seria algo justo e equilibrado, mas sim uma vitória justa, com a agravante de se sugerir que o Botafogo não tem determinação nem garra, quando na verdade muitos dos jogos vencidos em 2025 foram na base de determinação e garra que têm conseguido equilibrar a falta de técnica que o plantel tem evidenciado.

A inteligência artificial terá um impacto crucial no desporto em geral, mas jamais nos prognósticos de resultados. Porque não se deixa a inteligência artificial sossegada em vez de a utilizar para fins desejados por quem lhe fornece dados manipulados por humanos para o ‘trabalho artificial’?

Sem comentários:

Treinadores estrangeiros ao comando do Botafogo

De Juan Carlos Bertone (1923) a Davide Ancelloti (2025). Créditos: AUF (com montagem do escudo) e Mateus Bonomi/AGIF, respectivamente. p...