terça-feira, 15 de julho de 2025

Jordan Barrera: promessa de um novo camisa 10?

Reprodução Internet / Montagem.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Jordan Andrés Barrera Herrera nasceu no dia 11 de abril de 2006, em Villa Katanga, Soledad, na Colômbia, atua como meio-campista, é preferencialmente destro, mede 1,75m de altura e pesa 60kg.

Iniciou a sua carreira no CDP Junior FC, conhecido vulgarmente por Atlético Junior, e em 2016-2017 foi emprestado ao Santo Tomás. De regresso ao Junior FC foi campeão nacional Sub-15.

Aos 15 anos começou a treinar entre os profissionais e aos 16 anos assinou o seu primeiro contrato profissional com a equipe do Barranquilla FC, da 2ª divisão, uma espécie de filial umbilicalmente ligada ao Junior FC, tendo ficado no clube entre 2022-2023. No Barranquilla ganhou minutagem, aumentou a massa muscular e desenvolveu-se como atleta.

Fonte: Sofascore.

Em 2022 estreou pela Seleção da Colômbia Sub-17 na vitória por 2x0 sobre o Chile, em amistoso preparatório para o Campeonato Sul-americano de 2023, fazendo um gol e assistindo para o outro. Em amistoso contra o Peru marcou o gol de empate por 1x1. Acabou sendo convocado para o torneio. O saldo final dessa convocatória foram 5 jogos e 2 gols.

Em 2023 regressou ao Junior FC, atuando em 14 jogos e marcando 1 gol. Ainda nesse ano foi novamente emprestado ao Barranquilla FC, atuando em 41 jogos e marcando 3 gols entre 2023-2024.

Em 2025 regressou ao Junior FC e foi titular da Seleção da Colômbia Sub-20 no Campeonato Sul-americano, saldando-se a sua convocatória por 9 atuações, 1 gol e 4 assistências. Em julho de 2025 ingressou no Botafogo.

Fonte: Sofascore.

Jordan Barrera é um jogador versátil do meio campo para a frente, mas sobretudo pelo lado direito do campo: atua como meio-campista com forte presença ofensiva, mas também como volante e ainda joga pela ponta direita, buscando a área por dentro.

Possui habilidade técnica, especialmente nos dribles em 1 contra 1, caso em que tem tido atuações consistentes a nível de velocidade e explosão. Tem visão de jogo, controle de bola e capacidade de passe, incluindo passes longos.

Em geral considera-se que abusa em aplicar dribles e essa é, apesar do seu virtuosismo, talvez a sua maior limitação. Em contrapartida, segundo especialistas, pode tornar-se um camisa 10 do Botafogo e da Seleção da Colômbia.

Fontes: Facebook; https://ge.globo.com; https://en.wikipedia.or; https://www.sofascore.com; https://www.zerozero.pt/

Sem comentários:

Jordan Barrera: promessa de um novo camisa 10?

Reprodução Internet / Montagem. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Jordan Andrés Barrera Herrera nasceu no dia 11 de abril de 2006...