segunda-feira, 10 de março de 2008

O papagaio botafoguense

“Botafogo, Botafogo, campeão desde 1907. Foste herói em cada jogo.” O hino era cantado pelo papagaio Batu, que surpreendia os moradores da 203 Norte durante os jogos do clube da Estrela Solitária.

Um dia, Luís e Tais Cotta tiveram a ideia de possuir um papagaio e, pela Internet, acharam uma espécie de papagaio do Congo, cor de cinza com penas avermelhadas na cauda, que é muito inteligente, estabelece vínculos emocionais com os donos, possui um vocabulário rico com frases inteiras e pode viver mais de 60 anos.

Descobriram uma comunidade em Portugal admiradora do animal, depois encontraram um criador no interior de São Paulo e, então, adquiriram o Batu, com anilha de identificação segundo as autorizações legais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.

O Batu recebeu de presente uma gaiola branca com brinquedos e conforto, depressa aprendeu a chamar a dona da casa de ‘gatinha’ e várias outras coisas, como por exemplo: a dizer “Batu quer água” quando tinha sede, “Vamos tomar banho?” quando sentia calor e, o mais importante de tudo, a cantar o hino do clube do Luís – o hino do Botafogo de Futebol e Regatas.

Batu recebeu, ainda, uma companheira chamada Minnie e a sua felicidade aumentou, começando a falar e a cantar sem parar. Porém, talvez por tamanha felicidade, um dia Batu quis voar, bateu asas e sumiu. Minnie ficou, então, a olhar para a gaiola, chamando por Batu e andando pela casa atrás do companheiro.

Batu foi visto pela última vez a 5 de Agosto de 2007, no Parque Olhos D' Água, em Brasília. Ele voou de um sexto andar para o parque. O dono fez uma grande divulgação espalhando cartazes e placas e apelando na Internet. Até um estudante de 15 anos andou à procura do animal, porque nessa altura o Botafogo vinha de liderar o Brasileirão e, subitamente, caíra para a 4ª posição. O estudante reconheceu que “Botafoguense é o torcedor mais supersticioso que existe. A fase ruim do time não é por causa do desaparecimento do Batu”. Mas tratou de acrescentar que “não custa nada encontrá-lo”.

Na altura havia mesmo quem acreditasse que a queda da equipa na tabela do Brasileirão estivesse relacionada com o sumiço do bicho, porque o Botafogo saiu da liderança desde aí ao perder duas vezes e empatar outras duas.

E enquanto uns ofereciam recompensa pela recuperação do animal, um flamenguista disse ao Luís (fazendo humor, claro) que “pagava R$ 5 mil só para o Batu não voltar”.

O certo é que na 203 Norte nunca mais se ouviu “Botafogo, Botafogo, campeão desde 1907. Foste herói em cada jogo.”

O apelo “Volta, Batu!” foi inútil e o Botafogo nunca mais voltou à liderança do Brasileirão…

Fontes
http://g1.globo.com/
http://www.secom.unb.br/

3 comentários:

Anónimo disse...

Rui, sempre leio seu blog! Aproveito agora, para, novamente, elogia-lo pelo cuidado, capricho e bom gosto! Obrigado por esta leitura!

snoopy em p/b disse...

rui,
genial essa história.
moro em brasília e me lembro muito bem de quando isso aconteceu.
o dftv, jornal local da globo aqui, passou uma reportagem enorme na época.
o final da história é que o batu não voltou e sequer conseguimos uma vaga na libertadores...
hehehe
grande abraço e saudações botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Pois é, amigos, seguindo a nossa 'boa veia' supersticiosa, acho que a culpa de não sermos campeões foi do libertário Batu que anarquizou o noso Botafogo!... rsrsrs...

SAUDAçÕES BOTAFOGUENSES

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...