domingo, 29 de junho de 2008

Bicampeão de voleibol 1978-1979

o
O Botafogo foi undecampeão de voleibol entre 1965-1975 – título somente igualado pelo halterofilismo botafoguense. Em 1978 e 1979 o clube retomou o título de campeão carioca, o qual voltou a ocorrer apenas em 2007.

Em 1978 a equipa venceu o Flamengo na final por 3x1 com parciais de 15x5, 11x15, 15x13, 15x10. O primeiro parcial foi ganho facilmente em 20 minutos. O segundo parcial, mercê de uma movimentação muito boa de Zezinho na armação, na defesa e no ataque, o Flamengo empatou a partida. O terceiro parcial, com o Flamengo animado pelo empate, terminou por um resultado apertado de 15x13, mas o quarto parcial foi vencido tranquilamente pelos botafoguenses. A equipa alinhou com Levenhagem, Mauro, Suíço, Paulo Roberto e João Siqueira.

Em 1979 a equipa tornou-se bicampeão ao vencer o Flamengo por 3x2 com parciais de 15x4, 15x4, 8x15, 8x15, 15x4. Os dois primeiros parciais foram facilmente vencidos pelo Botafogo e no terceiro parcial chegamos a 7x3. Porém, os torcedores do Flamengo invadiram a quadra e o Botafogo desorientou-se, acabando por perder dois parciais por 15x8. Mas no parcial decisivo o Botafogo chegou rapidamente a 4x0, a inflamada torcida do Flamengo emudeceu e a vitória robusta foi construída para a conquista do título.
o

Jorge Bittencourt, técnico do Botafogo, enalteceu todos os jogadores:

– “Seria injustiça destacar um ou dois. Todos foram fundamentais para a conquista. Mesmo sem treino chegamos à vitória. Quando conseguirmos treinar, será ainda mais difícil para os adversários.”

Suíço, o grande destaque do jogo, atribuiu a vitória final à maior experiência do Botafogo, especialmente quando ele próprio tornou a explorar as cortadas.

O Botafogo alinhou com Jorge Luís, Marco Aurélio, Paulo Roberto, Leonardo, João Luís, João Siqueira, Cláudio, Nelson, Fernando, Suíço, Roberto e Frederico.

Fonte
Acervo de Cláudio Falcão, companheiro do blogue

6 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

Meu primeiro comentário é notar que o Botafogo terminou com suas tradições de ter grandes equipes de voleibol masculino.

Meu segundo é sobre as equipes femininas. Li muito neste blog sobre voleibol, halterofilismo, remo e basquetebol dos homens. E as mulheres botafoguenses?

Ruy Moura disse...

Olá, Miguel. Em 2007 o Botafogo reconquistou o título de voleibol masculino. Talvez seja um reinício, já que as equipas de basquete e vôlei foram reestruturadas.

Quanto às equipas femininas tenho a realçar que o Botafogo tem muito menos sucesso com as equipas femininas, seja basquete, vôlei, remo, pólo aquático e até mesmo natação. Os grandes títulos de expressão nacional são masculinos... O futebol feminino também não obteve resultados muito significativos. Será que Botafogo tem mesmo é times de homens?...

Abraços.

Alain disse...

Hoje morreu Suiço, de covid. Que Deus o tenha. e o Paulo Roberto da escalação é o saudoso Bebeto de Freitas, que tambem nos deixou.

Ruy Moura disse...

É verdade, Alain. Hoje publicarei uma foto dele com menção à sua partida precoce. Foi um excelente atleta. Bebeto é dos botafoguenses que mais estimo.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Meu nome é Henrique quem pesou
Eu fui o roupeiro dese fabuloso time do Botafogo

Ruy Moura disse...

Que beleza, Henrique! Participar das glórias do Botafogo é um privilégio! Fica na memória com muito sorriso nos lábios para sempre!
Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...