quarta-feira, 23 de julho de 2008

1930: Botafogo, bicampeão da Taça dos Campeões Estaduais


Celso, Octacílio, Nilo, Pamplona, Álvaro, Paulinho, Ariza, Benedicto, Canalli, Martim, Carvalho Leite e Pedroza (equipa da Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo 1930)


O Botafogo conquistou duas edições da Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo em 1910 e em 1930.

Título de 1910

A primeira versão esboçada para o Torneio Rio-São Paulo foi conquistada brilhantemente pelo Botafogo em 1910.

Os Gloriosos campeões de 1910 conquistaram a Taça com uma soberba goleada de 7x2 sobre a A.A. Palmeiras, time bicampeão de São Paulo.

O Jornal do Commercio, de 16.08.1910, relatou desta forma a extraordinária façanha:

Os cariocas iniciaram o seu ataque, desenvolvendo então a sua admirável tática e a sua irresistível combinação, aqui conhecidas por mata backs. A seguir, o team do Botafogo desenvolve um jôgo estupendo, principalmente de passes magistrais, feitos com a cabeça; assim é que vimos a bola sair da cabeça de Couto para a de Emanuel, dêste para a de Abelardo, dêste para a de Decio, que a envia da mesma forma a Mimi e ainda êste a devolve do mesmo modo, terminando esta série de passes de cabeça, no Decio, que aproveita a ocasião e shoota, marcando mais um goal para o Botafogo.” [foi o 5º]

Depois do match, (…) os rapazes do Botafogo (…) foram delirantemente aplaudidos por tôda a assistência que, propositalmente, fez alas para êles passarem pelo centro.”

A goleada botafoguense de 7x2 sobre a A.A. Palmeiras aconteceu a 15 de agosto de 1910 no Velódromo de São Paulo, sob a arbitragem de Hermann Friesi. Os gols foram assinalados por Abelardo de Lamare (3), Décio Viccari (3) e Mimi Sodré para o Botafogo e por M. Andrew e Eurico Mendes para a A.A. Palmeiras.

O Botafogo alinhou com Coggin, Edgard Pullen e Dinorah; Juca Couto, Lulú Rocha e Rolando de Lamare; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré. A A.A. Palmeiras alinhou com S. Penteado, Salerno e Urbano; M. Andrew, T. Collet e O. Egydio; Jarbas Fritz, Eurico Mendes, M. Egydio, Raphael Sampaio e Deodoro.

Título de 1930

Na 11ª edição da Taça dos Campeões Estaduais defrontaram-se o Botafogo, campeão carioca em 1930, e a formidável esquadra do Corinthians, tricampeão paulista.

As equipas jogaram duas partidas para decidir o título. Na primeira o Botafogo perdeu por 2x0, alinhando com Pedroza, Benedicto e Hermínio; C. Burlamaqui, Martim e Pamplona; Ariza (Adalberto), Benevenuto (Ariel), Octacílio, Nilo e Celso.

Porém, na segunda partida, os campeões cariocas de 1930 conquistaram a Taça com uma formidável goleada de 7x1 sobre o poderoso Corinthians.

O ‘Correio da Manhã’, de 7 de maio de 1931, relatou assim o jogo:

Dez minutos depois, Nilo empata a partida obtendo um estilo admirável, o mais belo goal da noite. O exímio crack, assenhoreando-se da bola, lança-se como uma flécha sôbre o goal do Corinthians, acossado pelo center-half, pelo half-direito e pelos dois backs paulistas. Passa por todos êles e envia poderoso tiro alto que Colombo não pode deter”.

Na mesma data, o jornal ‘O Globo’ considerou que:

Nilo foi a figura maxima da cancha. Jogando contra adversários que foram sempre leais, disputando ‘apenas’ a bola, o mignon forward pôde exibir tôda a sua técnica impressionante, obtendo, em consequência, quatro dos sete pontos da contagem.”

Finalmente, ‘O Jornal’, de 13 de maio de 1931, sentenciou:

O nosso prognóstico foi positivo, pois o grande atacante botafoguense [Nilo], no apogeu de sua carreira gloriosa, confirmou igualmente as opiniões de Andrade, Castro e Nazzazi que o classificaram como o maior dos forwards sul-americanos ou seja, do mundo. Nilo foi o autor de quatro impressionantes jogadas que alteraram o placard corintiano, sendo, assim, o scorer da noite.”

A goleada botafoguense de 7x1 sobre o Corinthians aconteceu a 6 de maio de 1931 em General Severiano, sob a arbitragem de Vittório Silvestre Teixeira (São Paulo). Os gols foram assinalados por Nilo (4), Carvalho Leite (2) e Paulinho para o Botafogo e por Bertone para o Corinthians.

O Botafogo alinhou com Pedrosa, Benedicto e Octacílio; Pamplona, Martim e Canalli; Ariza, Paulinho, Carvalho Leite, Nilo e Celso. O Corinthians alinhou com Colombo (Tuffy), Grané e Del Debbio; Leone, Guimarães e Munhoz; Filó, Napoli, Bertone, Rato e De Maria.

Pesquisa de Pedro Varanda (investigador esportivo e colaborador do blogue Mundo Botafogo) e Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo); Fontes: Castro, Alceu Mendes de Oliveira (1951), O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro: Gráfica Milone; ‘Correio da Manhã’, 07.05.1931; ‘O Globo’, 07.05.1931; ‘O Jornal’, 13.05.1931; ‘Jornal do Commercio’, 16.08.1910; Revista Botafogo, n° 229, de junho e julho de 1977.

13 comentários:

Anónimo disse...

esse nilo era sensacional preferiu jogar a segunda divisao pelo sc brasil do que enfrentar o amado botafogo ,o trofeu desse torneio deve ser dificil ,1931 vou tentar achar na internet

snoopy em p/b disse...

ótima pesquisa.
excelentes informações!!!

rui, fiz um comentário no post sobre o jogo contra o são paulo...

abraço!

Ruy Moura disse...

Rafael, nós não temos relatos vivos ou em imagens do Nilo e do Carvalho Leite. Somente os relatos escritos. Creio que se víssemos ambos jogarem - especialmente o Nilo - ficaríamos de boca aberta. O Nilo era notável e foi o goleador do Botafogo com melhor médio de gols por jogo (184 gols, 201 jogos. Média – 0,91).

Saudações Botafoguenses

Ruy Moura disse...

Ainda há uma imensidão de coisas para publicar, snoppy!... Até se esgotar a pesquisa e a história do Botafogo... Eheheh...

Já respondi ao seu comentário do jogo contra o São Paulo.

Saudações Botafoguenses

Zêro Blue disse...

Amigo Rui Moura, que chocolate deram no 2º time de Minas ontem héin, hehehehe

Que paulada meu, será que eles encontraram o caminho de casa?

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Ruy Moura disse...

Oi, Carlão. É verdade,lutaram muito para empatar, mas depois da última mudança tática do BFR e da 1ª explsão ficaram completamente descontrolados e desataram à violência. O treinador tem que os alertar para evitarem isso, porque são rapazes novos e não se podem habituar a mau perder.

Antes do jogo do BFR assisti ao do seu Cruzeiro e estive a toda a hora lembrando de si por causa da forma como o Cruzeiro estava jogando. Vi muita pouca eficácia, e assim não dá para disputar título. A sorte é que o Flamengo está ficando mesmo 'bom'... até penalty dobrado perderam... O treinador já deve estar arrependido de não ter aceite a milionária proposta árabe.

Saudações esportivas

Zêro Blue disse...

Eu não vi o jogo, aliás os jogos, estava trabalhando e OUVI via internet o do Cruzeiro.

Que lamentável que a violência tenha grassado em campo ontem, espero que não tenha havido baixas no Fogão.
---

Fico envaidecido de saber que de alguma forma minhas palavras refletiram em sua mente o que vem ocorrendo no meu Cruzeiro ultimamente. A palavra que mais define o time nestes últimos jogos é esta mesmo: INEFICÁCIA.
Quanto à sorte não podemos reclamar, tem nos acompanhado. Além do Flamengo só empatar o S.Paulo perdeu (feio) e parece que ficaremos ainda entre os quatro (mesmo sem merecer, pelo que estamos jogando).

Grande abraço

Carlão

Vc já morou no Brasil? Expressa-se com muita facilidade utilizando o "português do Brasil". Bem sabemos que embora estejamos a falar a mesma língua, existem boas diferenças no uso da língua Portuguêsa pelos 2 países.

Ruy Moura disse...

Carlão, vivi no Brasil uma década e trabalho em toda a CPLP (incluindo o Brasil). Mas não acho que haja muita diferença no uso da língua quando estamos a falar de brasileiros e portugueses que escrevem e falam bem.

Na verdade, o uso da língua em certas partes do Brasil e em certas partes de Portugal é um emaranhado de mistérios para quem vive em centros urbanos. Porém, eu correspondo-me com brasileiros, cabo-verdianos, moçambicanos... que usam a língua praticamente do mesmo modo (por exemplo, o Claudio, que colabora no blogue, escreve e pontua sem nenhum erro). Ainda ontem estive a ouvir uma precisosidade: o Manuel Bandeira a declamar os seus poemas (bem como um diplomata brasileiro seu amigo dos anos sessenta), e você acredita que a pronúncia dele é quase ao estilo português e que todas as palavras são comuns aos dois países?... O problema é apenas quando se parte para a 'gíria' (´calão' em português) e se usam os termos mais populares. De resto, é possível escrever quase tudo desde que não se recorra às diferenças de grafia. Por exemplo, eu nunca digo o 'time atua' - digo sempre a 'equipa joga'... [o uso da expressão 'equipe' é adequado no Brasil e em Portugal, mas considero um francesismo que não devia ser utilizado, e por iso escrevo a outra opção que é 'equipa']

SAUDAÇÕES ESPORTIVAS

ali reslan disse...

caro RUY, na wikipedia diz que o campeao da ediçao de 1910, da copa dos campeoes estaduais rjsp, foi a A.A palmeiras e nao o botafogo,e ainda diz que o botafogo perdeu o primeiro jogo de 4x2 , ganhou o segundo por 6x1 e o terceiro jogo que seria um melhor de tres ele perdeu novamente para o palmeiras por 2x0, e tambem no site eternos campeoes fala a mesma coisa, que o palmeiras foi o campeao. mas eu acho entao que houve algum erro da wikipedia e tambem do site eternos campeoes RUY, porque pelo que li no seu blog, voce conseguiu resgatar materias em jornais da epoca provando que o botafogo conquistou a ediçao de 1910 e nao a A.A palmeiras nao é mesmo RUY? abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Dois esclarecimentos, Ali:

1. O jogo foi único. O Botafogo venceu o Troféu.

2. Porém... ainda nenhum dos dois era realmente campeão de 1910. Ambos só seriam campeões de 1910 uns meses depois deste jogo, o que significa que não se trata verdadeiramente de um jogo entre os campeões dos dois Estados. A A.A: Palmeiras era campeã paulista de 1909, mas o Botafogo não, e só depois deste jogo é que se sagrou campeão.

3. Mantive o título de bicampeão, mas na verdade o jogo foi um 'esboço' de tentativa de definir um campeão brasileiro. Oficialmente não foi Rio-São Paulo nem campeonato brasileiro.

4. Outras tentativas de campeão nacional se seguiram e o Botafogo ganhou um título nacional oficial. Mas naquela época o futebol era muito desorganizado (amador) e esses títulos ficaram no esquecimento.

Abraços Gloriosos.

ali reslan disse...

bem esclarecido RUY, entendi. abraços gloriosos!

Anónimo disse...

Qual título nacional oficial botafogo ganhou???

Ruy Moura disse...

Taça Rio-Sul/Copa dos Campeões:

https://mundobotafogo.blogspot.com/2015/12/paulistano-botafogo-e-atletico-mineiro.html

Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...