sexta-feira, 11 de julho de 2008

Jorge Ricardo, recordista mundial de turfe


A minha vida no Rio de Janeiro marcou-me indelevelmente como torcedor ‘fanático’ do Botafogo de Futebol e Regatas, adepto da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro e fã do jóquei Antônio Ricardo.

Jorge Ricardo, filho de Antônio Ricardo, tornou-se o recordista mundial de vitórias em corridas de cavalos com a indumentária do Botafogo montando o cavalo Minimal. Apesar de o Botafogo não possuir nenhuma tradição nas corridas de cavalos, o jóquei Jorge Ricardo, o ‘Ricardinho’, venceu uma corrida, no Hipódromo de Palermo, na Argentina, em Fevereiro de 2007, trajando uma indumentária do Botafogo.

Com camisa listrada alvinegra, chapéu branco e uma Estrela Solitária ao peito, o jóquei venceu a sua 9.591ª corrida no turfe, igualando o recorde mundial de vitórias do canadiano Russell Baze. Ricardinho assumiu publicamente amor ao clube carioca e gracejou dizendo que a vitória só foi atingida devido ao uniforme:

– “Tinha que ser com a camisa do Botafogo, eu sabia! Não poderia mesmo ser só coincidência. Sempre torci para o clube e fico feliz que tenha chegado a essa marca vestindo as cores alvinegras” – comemorou o jóquei.

A primeira vitória de Jorge Ricardo ocorreu aos 15 anos de idade, a 16 de Novembro de 1976, montando o cavalo Taim (foto abaixo).


Nessa época de estreia, Ricardinho era treinado pelo seu pai Antônio Ricardo, um dos maiores jóqueis dos anos 60 (foto antiga abaixo).


Ambos os jóqueis (foto abaixo) foram vencedores do Grande Prémio Brasil. Em 1967, Antônio Ricardo conduziu a azarão Duraque que bateu o favorito e até aí invicto Tagliamento.


25 anos depois ‘Ricardinho’ também venceu um Grande Prémio Brasil montando Falcon Jet em 1992 (foto abaixo).


O jóquei bisou a façanha ao vencer novamente o Grande Prémio, em 1994, montando Much Better (foto abaixo).


Jorge Ricardo, recordista mundial e o maior jóquei brasileiro de todos os tempos, venceu por 26 vezes consecutivas a estatística anual de jóqueis vencedores no Hipódromo da Gávea.


Porém, o título mundial de recordista de todos os tempos não lhe bastou e, quase um ano depois, ‘Ricardinho’ logrou atingir a sua nova meta.

A 10 de Janeiro de 2008 ‘Ricardinho’ atingiu, aos 46 anos de idade, a incrível marca, sem precedentes, de 10.000 triunfos em San Isidro, montando a égua Membresía.


Em entrevista a uma revista argentina, após a conquista das 10.000 vitórias, ‘Ricardinho’ mostrou a fibra do jóquei:

– Qual era o teu sonho quando começaste aos 15 anos?

– Eu queria ser um grande jóquei como o meu pai. Ganhar estatísticas, as provas brasileiras mais importantes e, com sorte, as sul-americanas.

– Ganhaste as estatísticas do Brasil e da Argentina, triunfaste em Pellegrini e no Latinoamericano. Em que momento pensaste que podias chegar a 10.000 triunfos?

– A minha primeira meta foi o recorde mundial. Quando cheguei a 5.000 vitórias vi que era possível devido à idade e aos números que já alcançara. Se conseguisse manter o ritmo, com a mesma vontade e a mesma gana, seria possível Nesse momento, o recordista Bill Shoemaker tinha 8.833 vitórias, mas depois foi superado por Laffit Pincay. Na verdade, nunca pensei chegar a tantas vitórias e quando penso nisso considero uma coisa disparatada 10.000 vitórias, nem sei como as consegui.

– O que se segue agora? Qual é a próxima meta?

– Continuar a ganhar e ver até onde consigo chegar.

– Férias?

– Não, neste momento não posso dar-me ao luxo de descansar. Se paro, o meu adversário Baze pode alcançar-me.

E realmente Ricardinho não tem descansado, tal como prometera nessa ocasião. Até ao passado dia 6 de Julho de 2008 Ricardinho obteve 10.259 vitórias contra 10.204 do canadense Russell, ampliando a diferença entre ambos.

Nas estatística argentinas – Ricardinho exibe-se na Argentina – o jóquei também segue na dianteira com 266 vitórias contra 210 do uruguaio Pablo Falero.

Nesta semana Jorge Ricardo foi homenageado pelo Jockey Club de São Paulo após vencer, no dia 5 de Julho, montando Quick Road (foto abaixo), o Grande Prémio Ministro da Agricultura (G.3), na distância de 2440 metros em tempo recorde – 2’24’’060.


Após a vitória Jorge Ricardo recebeu das mãos dos dirigentes do JCSP uma placa comemorativa a propósito do ‘Páreo Especial José Ricardo – jóquei líder mundial de vitórias’.

Fontes principais
http://www.lanacion.com.ar/
http://en.wikipedia.org/
http://www.jockeysp.com.br/acesc.asp
http://www.jockeysroom.com/
http://oglobo.globo.com/

8 comentários:

Anónimo disse...

eu ja li esse blog todo desde o inicio so que algo me fez falta,os trofeus,no you tube o unico time que eu num achei os trofeus foi o do botafogo so se ver o do brasileiro,conmebol e outros ficaria sensacional uma serie sobre isso eu sou de juiz de fora e nunca fui a general ,fica ai o recado desde ja parabens pelo blog e muito foda

Ruy Moura disse...

Estimado Rafael, eu tenho a informação que você deseja, porque tenho tudo - ou quase - sobre o Botafogo. E o Claudio Falcão tem tido uma preciosa colaboração para completar as informaçãos de que eu não dispunha. Mas como calcula não posso colocar tudo ao mesmo tempo. Tenho que preparar a informação e dosear a sua introdução, sob pena de 'sufocar' os leitores. Este blogue é uma história que vai acontecendo e, na generalidade, cada etiqueta acompanha, tanto quanto possível, a cronologia dos acontecimentos. Posso começar a colocar os dados correspondentes aos títulos, mas até chegar à Conmebol e ao Brasileirão ainda vai um tempo. Mas prometo que começo a postar rapidamente a coluna dos pormenores dos títulos. Com fotos e algumas taças conquistadas.

Saudaçõe sbotafoguenses

Ruy Moura disse...

Estimado Rafael, após ler o seu comentário e lhe ter respondido, fui aos meus ficheiros, pensei e julgo haver um modo de satisfazer a sua curiosidade. Em vez de apresentar os tírulos numa lógica cronológica posso fazê-lo segundo a sua importância. Por exmplo, apresnetar primeiros os títulos internacinais oficais, depois os nacionais oficiais, os regionais oficiais, os estaduais oficiais, os torneios internacionais, nacionais e regionais. Portanto, posso faezr a apresenrtação por importância dos títulos e, dentro de cada categoria, fazê-lo então cronologicamente. Significa que poderei começar precisamente pela Conmebol e pelos dois títulos brasileiros.

Saudações botafoguenses

Anónimo disse...

valeu mesmo! saudações dos alvinegros de jf

Ruy Moura disse...

Saudações grandes alvinegros de Juiz de Fora!

Ruy Moura disse...

Os três artigos que se seguem e que coloquei hoje respondem à solicitação do Rafael.

Saudações Botafoguenses

thomas disse...

Esse ricardinho fera mesmo! eu trabalhava no jc de bh fazendo jogos em 1992 e brincando fiz um bolo de 7 pontos e o ricardinho chegou em primeiro em todos, ganhei uma grana preta dai-lhe ricardinho !!!

Ruy Moura disse...

Thomas, na minha juventude adorava turfe e era fã justamente de Antônio Ricardo, pai de Ricardinho. Antônio Ricardo, José Portilho, Oscar Cardoso e outros disputavam taco a taco a liderança dos jóqueis. Hoje o turfe perdeu fulgor e espetacularidade, em minha opinião. O futebol tomou conta de
tudo... Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...