domingo, 27 de julho de 2008

Cuca


“Na literatura oral a coca é tema das cantigas de embalar, tal como o bicho-papão que rouba criancinhas ou a Maria-da-Maria que tem fogo nos olhos, é um ser que assusta as crianças, está sempre à espreita (está sempre à coca), e impede que o sono chegue. O sono é muitas vezes personificado por um outro ser mítico, o João Pestana.

Vai-te coca vai-te coca
Para cima do telhado
Deixa dormir o menino
Um soninho descansado
.”

“Nas Décadas da Ásia (1563), João de Barros descreve como o nome do (fruto), teve origem nesta tradição:

“[...] por razão da qual figura, sem ser figura, os nossos lhe chamaram coco, nome imposto pelas mulheres a qualquer cousa, com que querem fazer medo às crianças, o qual nome assi lhe ficou [...]”

“Na Catalunha este ser é chamado de "cuca" ou "cucafera" e é frequentemente representada por um dragão.”

“Na Galiza é tema na festa das caliveras, ou samaín, e assume vários nomes: calacús, caveiras de melón, calabazotes, colondros, etc.”

“O mito do coco também se espalhou pelos países de língua castelhana e, segundo o dicionário da Real Academia Espanhola, 'el coco' (também chamado de 'el cuco') teve origem no fantasma português: “(Del port. côco, fantasma que lleva una calabaza vacía, a modo de cabeza). Fantasma con que se mete miedo a los niños”.

“O papel de assustar meninos estendeu-se até ao Brasil, levado pelos primeiros colonizadores, onde a coca é conhecida por um outro sinónimo: cuca.”

“A cuca é um dos principais seres. Diz a lenda que era uma velha feia na forma de que rouba as desobedientes. O personagem se tornou ainda mais conhecido nos livros infantis de e nas suas várias adaptações para a televisão, como o Sítio do Picapau Amarelo. A origem desta lenda está num dragão, a coca das lendas portuguesas, tradição que foi levada para o Brasil na época da colonização.”

“O Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira traz cuca significando bicho-papão, coco, papa-gente, tutu, bitu, boitatá, papa-figo. A cuca - e seu equivalente não mencionado no referido dicionário coca (côca) - é um bicho imaginário criado e usado para fazer medo às crianças choronas que não querem dormir.”

***
O desenho e as citações acima reproduzidas foram integralmente retiradas dos seguintes endereços:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca_%28folclore%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuca

***
Mas a mitologia não se adequou à realidade. Cuca não conseguiu desempenhar completamente o seu papel e as ´crianças choronas´ acabaram por fazer um chororô público. Espera-se que Cuca ainda consiga ‘assustar’ muita gente e consiga fazer com que as ‘crianças’ de quem se ocupar durmam descansadas depois de cumpridas as suas obrigações. Boa sorte, Cuca!...

Sem comentários:

Valerá a pena ver de novo?

Crédito: Vitor Silva/Botafogo. por DINAFOGO | Coluna “Botafogo nisso!” | Colaborador do Mundo Botafogo O Botafogo empatou nesta quarta-f...